domingo, 28 de março de 2021

SÉRIE - PONHA ORDEM NO SEU MUNDO INTERIOR | 28.03.2021 - COMISSIONADOS A...

COMISSIONADOS A CONSOLAR - II Coríntios 1:1-7

COMISSIONADOS A CONSOLAR

II Coríntios 1:1-7

 

Nessa quarta mensagem da série PONHA ORDEM NO SEU MUNDO INTERIOR queremos dar sequência à perspectiva de que aquilo que creio, modela o que sinto e reflete em minhas ações.

Nesse contexto de pandemia, quero compartilhar uma palavra prática e oportuna.

Quando falamos de ações em missão e na vida como cristão, devemos pensar em nosso chamado. Nosso primeiro grande chamado é para estar com Jesus. Estar com Jesus significa investir tempo para ouvir o coração de Jesus e deixar que Ele determine as suas prioridades. Se para você não está claro o que Deus quer de você, possivelmente seja necessário que você saia da caixa de suas compreensões teológicas, suas experiências passadas e diga para Jesus: “Estou aqui diante de sua presença e desejo ouvir o seu coração. Me quebre e me faça de novo.” O nosso chamado principal é para estar com Ele. Entretanto, quando você tem um encontro real com Ele, uma reorganização começa a acontecer dentro de você. De dentro para fora Jesus começa a dominar todo o seu ser de maneira que Ele cure suas emoções, refaça seus conceitos e estabeleça uma agenda para você.

Diante deste contexto de pandemia, quero falar apenas de uma das evidências que esse relacionamento gera. Jesus confortava as pessoas e, se estamos tomados por Ele, também seremos movidos de compaixão de tal maneira que aquilo que fere o coração de Jesus também ferirá o nosso coração. Também quero, na prática dessa palavra, dizer para você que Deus tem uma palavra de consolo para a sua vida hoje.

No trecho que lemos Paulo usa a palavra consolar com suas variações na NAA 10 vezes. A palavra consolação significa literalmente “ficar ao lado de alguém”. Jesus falou a respeito do Espírito Santo: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre.” (João 14:16). Que alegria é saber que Deus está ao nosso lado sempre que passamos por problemas. Ele diz para nós neste dia: “Não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça. Porque eu, o Senhor, seu Deus, o tomo pela mão direita e lhe digo: ‘Não tenha medo, pois eu o ajudarei.” (Isaías 41:10; 13)

Todos os membros da Trindade são consoladores: a) Deus o Pai – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”. O Senhor é o Deus de todo consolo e de toda graça: E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês.” (I Pedro 5:10). Saiba querido irmão e irmã que para toda situação, há conforto e graça.

Entretanto, recebemos esse conforto de Deus não apenas para nosso alívio pessoal, mas para que possamos ajudar os outros. Paulo tinha essa plena consciência e é isso que chamo de ser comissionado na tribulação. Tudo o que passamos não é apenas e unicamente para nosso benefício, mas para manifestarmos o consolo de Jesus aos que estão em tribulação. Nossas ações são reflexos daquilo que Jesus fez em nós. Ele opera dentro de nós para refletir para fora de nós. Somos comissionados, isto é, temos uma incumbência como igreja para os dias de muita tribulação como essa pandemia.

Quero pensar com você algumas lições que podemos aprender com esse trecho da segunda carta de Paulo aos coríntios a respeito da tribulação e do consolo de Deus e como aplicar nesses dias tão difíceis.

 O que aprendemos com a tribulação a respeito do consolo?

 1. A consolação divina é ativa, abrangente, com propósito e específica (v.4)

Nesses dias difíceis Deus não está indiferente. Ele está contemplando os nossos corações e nossas angústias. Mas, Ele é o consolador. Consolação significa literalmente “ficar ao lado de alguém”. Jesus está do seu lado.

Seu consolo é ativo. “consola”. O verbo está no tempo presente. É contínuo! Todas as vezes que você sinceramente se achega a Deus com seu coração aflito em oração, o Espírito Santo consolador está do seu lado.

Seu consolo é abrangente. “em toda nossa tribulação”. Não está nos planos de Deus te abandonar por um momento se quer na tribulação. Ele não está perguntando a si próprio: “Bom por quanto tempo devo estar ao lado do meu filho nessa tribulação? Por quanto tempo irei consolá-lo?”. Ao contrário! Esse consolo durará todo o tempo que seu coração estiver aflito e angustiado. Ele é um Deus presente!

Seu consolo é com propósito. “para que...possamos consolar”. Essa é uma palavra oportuna para a era do individualismo. Se pregamos que vida é privada e que ninguém tem nada a ver com a sua vida, o individualismo adoecerá a humanidade de tal forma que o amor se esfriará. Por isso, graças a Deus pelas tribulações. Ela derruba muros. Ela nos faz ter empatia. Para que recebemos consolo? Para manifestarmos consolação. Isso é o cristianismo na prática. Se você se faz indiferente ao sofrimento alheio, talvez você tenha resistido ao consolo de Deus para a sua vida. Como nos tornamos resistentes ao consolo de Deus? Quando nos fechamos para nós mesmos em nossos problemas, dificuldades e crises e não nos abrimos para receber o consolo de Deus através de outras pessoas. O amor se esfria e a indiferença domina. Mas, se você tem se aberto para receber consolo de Deus, saiba que sua experiência será tão poderosa que o Espírito Santo consolador se manifestará através de você naturalmente para levar consolo a outros. Quando o interior está em ordem, nos tornamos instrumentos de cura para outros porque você ganha ferramentas.

Seu consolo é específico. “Em qualquer tribulação”. Aleluia! O Espírito Santo não escolhe em qual tribulação Ele estará do seu lado. Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não o submergirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará; as chamas não o atingirão. Porque eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador.”
(Isaías 43:2-3).

 2. A consolação divina transborda proporcional aos nossos sofrimentos em nós e flui de nós (v.5-6)

A matemática de Deus é maravilhosa! A graça de Deus superabunda onde abunda o pecado. Se sofremos em abundância, Deus manifesta em tempos difíceis de guerra e contenda, o que Tiago chama de “graça maior” em Tiago 4:6. Deus nos dá para repartirmos! Somos comissionados a consolar.

 Consolar pelo testemunho de nossa resposta aos nossos próprios sofrimentos. É justamente aqui que o sofrimento, a tribulação cumprirá seu propósito. O Espírito Santo sempre estará pronto a te consolar. Todos nós! Entretanto, a sua maneira de responder ao sofrimento é que promoverá consolo aos outros.

Nick Vujicic é um rapaz conhecido mundialmente que nasceu com uma síndrome chamada tetra-amelia que impede o desenvolvimento das pernas e dos braços. Sua vida foi marcada por sofrimento: Proibido por lei a estudar em uma escola regular por causa e sua deficiência; Aprendeu a escrever usando o dedo dos pés; Sofreu bullying desde a infância e cresceu deprimido, contemplando o suicídio aos 8 anos em uma piscina. Mas, ouviu a voz de Deus falando para ele subir; Após implorar a Deus para que fizesse crescer braços e pernas, ele percebeu que suas ações como aprender a escovar dentes, pentear os cabelos, escovar os dentes, atender o telefone e fazer a barba foi inspirador para muitas pessoas. A grande mudança em sua vida foi quando sua mãe lhe mostrou um artigo de jornal sobre um homem lidando com uma grave deficiência. Isso o levou a perceber que ele não era o único que lidava com grandes problemas; Com 16 anos ele começou a dar palestras em seu grupo de oração; Nick se formou na universidade com 21 anos de idade com uma bidiplomação em Contabilidade e Planejamento Financeiro. Ele começou suas viagens como um palestrante motivacional, enfocando os temas que os adolescentes de hoje enfrentam. Ele fala também no setor corporativo, embora seu objetivo seja se tornar um palestrante internacional de inspiração, com cristãos e não cristãos locais. Ele viaja regularmente para outros países para falar às congregações cristãs, escolas e reuniões empresariais. Ele já fez palestras para mais de três milhões de pessoas até agora, em mais de 24 países nos cinco continentes (ÁfricaÁsiaAustráliaAmérica do Sul e América do Norte).

Deus quer consolar outras pessoas através da maneira como você responde ao seu próprio sofrimento!

Consolar pela maturidade que ganhamos em nossos sofrimentos. O Espírito Santo está do nosso lado nos auxiliando. Você e eu almejamos ser cristãos maduros. Os líderes desejam ser experientes e cheios da autoridade de Deus para instruir e inspirar. Isso vem com a maturidade que ganhamos. Paulo diz disso: “Se somos atribulados, é para consolo e salvação de vocês”.

O mundo está carente de referências. As igrejas estão carentes de referências de maturidade. Igrejas nas quais tem faltado líderes.

Deus está nos chamando ao consolo! O Espírito Santo está ao seu lado. Diante deste contexto de pandemia, ouçamos a voz do Espírito Santo! Ele quer usar a mim e a você para levar consolo. Você está enfrentando momentos difíceis? O Deus te toda consolação está do seu lado.

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima