domingo, 27 de março de 2016

As sete últimas palavras de Jesus na cruz

As sete últimas palavras de Jesus na cruz!

Irmãs e irmãos, as últimas palavras de uma pessoa antes da morte são emblemáticas. Quais seriam suas últimas palavras antes do último suspiro da vida? Pesquisei e encontrei várias que ficaram marcadas na história. Quero destacar algumas delas. 1) Frederico Guilherme, rei da Prússia disse: “Não pode ser! Deus, vou mesmo morrer com esse terno?” 2) Karl Marx, filósofo e economista alemão disse: “Últimas palavras são para bobos que nunca disseram o suficiente.” 3) Voltaire, filósofo francês, quando um sacerdote o pede para que abandone o diabo, ele responde: “Meu bom homem, essa não é a hora adequada para fazer inimigos.” 4) Getúlio Vargas, presidente do Brasil, escreve em sua carta antes do suicídio: “Saio da vida para entrar na história.” 5) Por fim, Casanova, libertino italiano, ao se confessar na iminência da morte expressa: “Vivi como um filósofo, morro como um cristão.” Porém, na sua crucificação, há sete frases coletadas em 3 dos 4 evangelhos que são de profundo significado, que faz da morte de Jesus uma pregação com princípios eternos. Vamos a elas:

1.Lucas 23:34 – Palavra de perdão – “Pai perdoa-lhes”
Era comum que os bandidos crucificados promovessem xingamentos e escárnios enquanto o publico assistia sua lenta e dolorosa morte. Seus algozes eram alvos de palavras de zombaria e desprezo numa tentativa de superioridade por parte dos sentenciados. Entretanto, a postura do Filho de Deus é diferente. Na cruz, injustamente ali colocado e debaixo de muito escárnio tendo suas vestes sorteadas, Jesus roga a Deus por seus inimigos dizendo: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.” Isso é a boa nova. O contraditório da cruz. Esse é o convite de Jesus para seus discípulos quando os chama para a cruz: “Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores.” Ou como dizem os católicos: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Somos chamados para o perdão.

2.Lucas 23:43 – Palavra de salvação – “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”
Somos também chamados a receber o perdão de Deus através do sincero arrependimento. Somos chamados a experimentar a graça salvadora de Jesus. Na cruz, Jesus divide a humanidade entre aqueles que recebem o seu perdão, daqueles que zombam do seu amor na cruz. Um bandido diz: “Salva-te a ti mesmo” e outro diz: “Lembra-te de mim”. A cruz nos chama ao posicionamento de abandono do pecado e de retorno para Deus. Em qual cruz você está? Paulo mesmo afirma: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” I Coríntios 1:18. Há salvação e esperança na cruz. Para aquele bandido que não havia mais esperanças, Jesus lhe trouxe salvação.

3.João 19:26-27 – Palavra de cuidado – “Eis aí teu filho”
Na cruz Jesus reafirma o valor da família. Jesus é o filho mais velho. Sabemos que na cultura judaica cabe ao filho mais velho o cuidado de seus pais. Numa era de tantas distorções dos valores a família e do descaso de homens, viver a mensagem da cruz nos remete à nossa responsabilidade com a família. Você tem viúva em sua família? “Quem não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” I Timóteo 5:8. Lembremos que na instituição da páscoa os judeus, Deus ordenou que fosse comemorada em família.

4.Mateus 27:46 – Palavra de sofrimento e solidão – “Porque me abandonastes”
Essa expressão de Jesus aponta para o drama do pecado que afasta o homem de Deus. A única explicação para que Jesus naquele momento perceba o abandono do Pai, está no fato Dele assumir o pecado de toda a humanidade. “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fossemos feitos justiça de Deus.” II Coríntios 5:21. Ele foi posto naquela cruz, Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades (Isaías 53:5). Mas, também Ele enfrentou a dura realidade na qual vivemos quanto aos nossos sofrimentos. Não pesa sobre nós mais a angústia do pecado, mas enfrentamos os sofrimentos da vida. A cruz fala sim de sofrimento. Viver a cruz é estar disposto também a viver angústias. Servir a Deus não é um mar de rosas. “No mundo tereis aflições” (João 16:33). “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém, não destruídos; levando no corpo sempre o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.” II Coríntios 4:8-9ss. Portanto, o sofrimento de Jesus na cruz nos serve de encorajamento. O autor aos hebreus dirá: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hebreus 4:15. A cruz nos fala de sofrimento, mas também nos fala de consolo.

5.João 19:28 – Palavra de humanidade – “Tenho sede”
Jesus é o homem perfeito. Nisto Ele se identifica também com nossa humanidade. Jesus tem sede! O autor deste evangelho tem o cuidado de destacar a humanidade de Jesus. Afinal de contas, é necessário que se por um homem entrou o pecado no mundo corrompendo a todos, por um só homem, Jesus Cristo, a graça salvadora se manifeste a todos (Romanos 5:15-17). Jesus é o divino/humano. E como homem, conforme se descreve em Salmos 69:20-21, ao pedir por piedade, ele recebe ira; ao buscar consolo, ele encontra acusadores; ao pedir por alimento, ele recebe fel (veneno); ao pedir água, ele recebe vinagre. Parece paradoxal. Aquele que é a água viva tem sede. Porém, Ele bebe o amargo para que por meio da sua morte tivéssemos nossa sede saciada.

6.João 19:30 – Palavra de Vitória – “Está consumado”
Aleluia! Está consumado! Tetelestai! Está totalmente pago, a dívida está paga, está completo, está encerrado! Jesus consuma as Escrituras. As mais de 300 profecias que apontaram para Ele e para cada ato da sua vida estão realizadas. Ele consuma a derrota de Satanás. “Ele despojou principados e potestades, os expôs publicamente ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Colossenses 2:15). “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para desfazer as obras do diabo.” (I João 3:8). O valente está amarrado! A igreja avança e as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor (Mateus 16:18). É a consumação da derrota da morte! Convido você para meu sepultamento. Ali quero que você se lembre que não é o fim. Passaremos da morte para a vida porque Jesus venceu e ressuscitou. Ele é o primogênito entre muitos e quando Ele voltar o último inimigo da igreja será vencido (I Coríntios 15:54-56). É a consumação de nosso acesso à Presença de Deus pelo sangue de Jesus. (Hebreus 10:19-22).

7.Lucas 23:46 – Palavra de entrega – “Entrego meu espírito”
Jesus repousa nos braços do Pai após a luta ganha. É um resumo do que foi a Sua vida! toda a sua vida foi de entrega às pessoas conforme a Sua vocação. É um convite a uma vida plena no Pai. Ir para a cruz significa entrega total. Jesus nos convida a seguir seu exemplo como seus discípulos. Jesus nos convida a uma vida de entrega total a Ele, atendendo à sua vocação a nós.

Temos a certeza de que não terminou ali. Não me cansarei até o fim da minha vida de narrar a mais bela história de amor. Leia Mateus 28:1-10.

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor