domingo, 16 de maio de 2021

SÉRIE REFORMA EM FAMÍLIA | 16.05.2021 - VOLTE A SONHAR

Volte a sonhar

Volte a sonhar

Neemias 1:11

Amada igreja, nós somos a imagem e a semelhança de Deus. Deus imprimiu em nós aspectos da sua natureza numa proporção suficiente para refletirmos a Sua Glória. Uma delas é a capacidade de projetar, planejar, ter objetivos e novos sonhos.

C.S. Lewis escreveu: “Nunca é tarde para ter um novo objetivo ou sonhar um novo sonho”. Isso é divino.

Nosso Deus tinha projetos e sonhos para o seu povo: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9

O quão poderoso é ter um sonho, um desejo, um projeto, uma visão? Veremos a partir da vida de Neemias o quanto um sonho é poderoso. Ter um sonho é ter uma visão. Você e eu precisamos ter sonhos na vida e sonhos com a nossa família. O sonho desenha a visão.

A partir de uma triste notícia Neemias começa a sonhar. Vamos ver como esse sonho de Neemias surgiu, se desenvolveu e se concretizou.

Talvez você seja uma das pessoas que tem declarado: “Eu não tenho mais sonhos. Meus sonhos morreram. O que vou sonhar para a minha família? Ou ainda, é impossível demais de ser realizado o meu sonho.” Para muitos que pensam que é o fim, Deus apenas está dizendo: É O COMEÇO. Volte a sonhar. Por que voltar a sonhar?

 1.O sonho gera um santo descontamento e desafia o status quo (1:2-4; 11)

a.O caos de Jerusalém gerou um santo descontentamento. Neemias busca a Deus (v.2-4). Diante do caos ou da mesmice algumas pessoas tendem a se conformar. Entretanto, um encargo tomou conta do coração de Neemias e ele começou a chorar.

b.A oração e o quebrantamento é o seu sonho aos pés do Senhor (v.11). Quem era Neemias? O copeiro do Rei. Uma posição de muita importância e alta confiança, o que poderia ser um grande impeditivo para seu sonho de restaurar os muros de Jerusalém. Entretanto, ele gera o seu sonho em oração.

c.Vamos aplicar esta palavra? Muitos lares e famílias são como gigantes adormecidos. Satanás quer que eles permaneçam assim. Satanás é derrotado quando famílias se posicionam em Deus.

Vocês conhecem a história da Paulete que, na verdade, era Paulo e filho de um pastor da Deus é Amor? Seu pai profetizava e sonhava os sonhos de Deus para o seu filho. De um travesti ele se tornou um pregador da Palavra de Deus.

O potencial muitas vezes não é percebido devido à falta de um sonho.

Alguém disse em certa ocasião que o potencial de um homem é medido pelos alvos que ele busca atingir. Peça a Deus um santo descontentamento e gere o sonho para a sua vida e para você e para a sua família.

Deus procura homens e mulheres movidos por um santo descontamento.

 2.O sonho é o primeiro passo para vermos portas abertas (2:1-5; 8b)

Após aquele período de consagração, Neemias se apresenta um dia na presença do Rei Artaxerxes, mas seu semblante está pesado. Está no seu rosto o descontentamento.

a.O sonho deve estar estampado em nosso rosto (v.1-3). Esse é o primeiro grande passo para que os outros sonhem conosco. Neemias não pensava em outra coisa, por isso estava estampado em seu rosto em forma de tristeza. Os meus sonhos deixam estampados em meu rosto alegres expectativas. O sonho havia ganhado Neemias. Esse é o ponto, por isso, ele transpirava seu sonho.

b.O sonho deve ser compartilhado (v.4-5). O pedido é impossível de ser realizado, mas o sonho havia ganhado a Neemias e ele estava em constante oração. Para que o sonho se realize é necessário compartilhá-lo. O sonho nos motiva. O sonho motivará a sua família.

c.O sonho deve ter uma estratégia realizável com uma estratégia clara e fácil de ser compartilhada (v.7-8). Observe que Neemias já tinha planejado. Ele sabia o que devia ser feito passo a passo. Como a sua célula pode realizar os sonhos de Deus?

Meu sonho era não viver de aluguel. Andrea e eu sonhávamos com um apartamento. Íamos nas imobiliárias, pegávamos as chaves dos apartamentos e visitávamos. Não tínhamos dinheiro, mas tínhamos um sonho e clamávamos a Deus. Sem sonhos não existem projetos. Deus honrou a nossa fé e ganhamos a entrada do apartamento.

O sonho é o que nos motiva. Sonhos ajudam no cumprimento de um propósito. Enquanto não sonharmos não realizaremos. Deus escreve história com sonhadores!

 3.O sonho ajuda a manter o foco e canalizar a energia (2:7-8; 4:6; 6:3)

Neemias precisou se manter focado e canalizar todas as suas energias nesse grande projeto de reconstrução dos muros de Jerusalém. Somente um sonho, uma visão de onde queremos chegar, é que poderá nos manter focados e concentrando energia para alcançá-lo.

a.É necessário manter o foco para seguir o planejamento (v.2:7-8). Conforme vimos anteriormente, o planejamento foi essencial. A falta de planejamento pode desordenar e perdermos a nossa visão e foco, nos levando a canalizar energia em várias frentes. Geralmente se trabalha muito e colhe pouco quando não se mantem o foco. Sua família e você precisam sonhar para manter o foco para seguir com os projetos.

b.É necessário manter o foco e canalizar a energia para ter ânimo para trabalhar (4:6). Quando seguimos o planejamento com nossas células e na vida, celebramos passo a passo as nossas conquistas. Entre o seu sonho e o resultado final existe o foco e energia concentrada.

Sem alvos nós perdemos o foco, deixamos de canalizar nossa energia e somos impedidos pelos obstáculos. Vejo muita gente cheia de potencial frustrada e decepcionada. Admiro a minha mãe. Ela com seus 57 anos já está caminhando para o final da sua graduação em empresa e hoje tem seus sonhos realizados. Mas, graças a Deus por suas famílias! É em casa que a gente encontra apoio para continuar focado e canalizar energia para viver os sonhos de Deus. Sonhe! Ajude os seus filhos a sonharem. Incentive o sonho. Volte a sonhar!

 4.O sonho prenuncia positivamente o futuro (2:20)

Quando Neemias recebe carta branca para agir, seu sonho começa a se tornar realidade e agora ele precisa compartilhar esse sonho com outros e o futuro começa a ser desenhado. Mas, há um detalhe aqui importantíssimo: O sonho não é apenas um desejo de Neemias, mas um se revela um projeto de Deus. Veja o que o texto diz: “O Deus dos céus nos dará bom êxito”. A isso damos o seguinte nome: CONVICÇÃO DIVINA. O sonho que prenuncia positivamente o futuro é aquele que se torna uma CONVICÇÃO DIVINA com alvos claros!

De repente, você que já passou dos 65 anos pode dizer: “Pastor, já não tenho mais idade para sonhar”. Não aceite essa mentira. Veja o que a Palavra de Deus diz em Joel: “E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões”. Joel 2:28. No Salmo 92:12; 14 diz: “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor.”

O sonho nos dá esperança! Quem não sonha não tem esperança.

 Quero concluir lhe contando a respeito do campo mais rico do mundo.

 O CAMPO MAIS RICO DO MUNDO

O lugar mais rico deste planeta não são os campos de petróleo do Kwait, do Iraque ou da Arábia Saudita.

Tampouco, as minas de ouro e de diamantes da África do Sul, as minas de Urânio da União Soviética e as minas de prata da África.

Embora isso seja surpreendente, os depósitos mais ricos de nosso planeta podem ser encontrados a alguns quarteirões da sua casa. Eles estão no cemitério local. Enterrados embaixo do solo.

Dentro das paredes daqueles túmulos estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela, ideais que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram experimentadas, planos que nunca passaram da “prancheta” mental e propósitos que nunca foram realizados.

Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte. Não enterre seu talento!

Deus quer restaurar os sonhos que Ele tem para você em sua vida. Ele quer que você volte a sonhar Ele quer restaurar os sonhos de sua família. Seus sonhos não podem ficar enterrados. 

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor