terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Semear em Deus para multiplicar!

Semear em Deus para multiplicar
Salmo 126

Semeadura e multiplicação é um conceito que está em toda a Bíblia. Em Gênesis lemos a ordem de Deus aos animais: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.” Gênesis 1:22. Também lemos a ordem de Deus aos homens: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a.” Gênesis 1:28a
Após a destruição de tudo o que havia na terra com o dilúvio, novamente Deus ordena: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.” Gênesis 9:1
Em contraste com a multiplicação e a semeadura está a esterilidade. Não por acaso, após a queda do homem você verá que as matricarcas da Bíblia eram estéreis. São elas Sara esposa de Abraão, Rebeca esposa de Isaque e Raquel esposa de Jacó. Além delas, Ana, esposa de Elcana que seria a mãe de Samuel e a mulher de Zorá, cuja a Bíblia não menciona o nome e seria esta a mãe de Sansão. Também Isabel, esposa de Zacarias, aquela que seria mãe de João Batista era estéril.
O pecado trouxe esterilidade à terra. A palavra esterilidade pode também se traduzida por aridez, isto é, uma terra onde você pode plantar uma semente que ali mesmo não produzirá nada.
Porém, Deus é um Deus de multiplicação e fertilidade. Ele nos criou para multiplicarmos. É projeto de Deus a multiplicação. Deus quer que multipliquemos. O mesmo ocorre no novo testamento quando Jesus nos dá a Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” Mateus 28:19
A multiplicação tem a ver com gerar e gerar tem a ver com semear. Deus quer filhos e quer que geremos, que multipliquemos discípulos. Esse é o objetivo principal de um discípulo de Cristo. Multiplicação de filhos na fé. Deus não quer uma igreja estéril. Ele quer uma igreja fértil e multiplicadora.
Eu poderia usar outras passagens da Bíblia para falar desse assunto, mas entendo de falar no Salmo 126 porque tem a ver com o momento a igreja como um todo e há princípios que podemos extrair sobre a importância de se semear não apenas para gerar filhos, mas para tudo na vida. Deus não quer esterilidade para nossas vidas. É tempo de semear e multiplicar. Como é dito por Jesus na parábola do Semeador: “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.” Mateus 13:23
Vamos aprender lições sobre a importância de semear para multiplicar. O Salmo 126 é o registro da alegria do retorno do cativeiro. O cativeiro foi um período e setenta anos de esterilidade na vida do povo judeu. Esterilidade espiritual, esterilidade emocional, enfim, esterilidade nacional. Porém, havia os remanescentes fiéis que mesmo no período do cativeiro não deixaram de semear. Que lições podemos aprender hoje?

1.Os que semeiam em Deus tem frutos para colher (v.6)
A multiplicação é algo próprio da natureza de Deus. Ele é um Deus multiplicador. Ele nos chama a semear. Nossa tarefa é semear. E fazendo um paralelo esse passagem, a Palavra de Deus é uma semente que deve ser semeada. Não sabemos como estão os solos, mas sabemos que devemos semear (Mateus 13). Deve ser regada com muito choro, mas no final você colhe com alegria. Quem não tem fé não irá semear.
I.Semeie para colher no ministério – Semeie na sua vida devocional; semeie no tempo para receber ministrações e receber capacitação; semeie consagração;
II.Semeie para colher nas finanças – Semeie o dízimo; semeie ofertas; semeie vida simples. (II Coríntios 9:6-15)
III.Semeie para colher nos relacionamentos – Semeie perdão; semeie serviço; semeie tempo nos relacionamentos; semeie na célula;
 IV. Semeie na sua família – Semeie afeto; semeie vida com Deus no lar; semeie unidade.

2.Os que semeiam em Deus se tornam provas vivas dos feitos de Deus (v.2-3)
O texto fala que entre as nações se dizia: “Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.” Salmo 126:2b. Porém, vale lembrar que antes eles foram motivo de escárnio.
O que Deus queria ensinar para o povo judeu é que eles deveriam buscá-lo de todo o coração (Jeremias 29:13). Portanto, o livramento do cativeiro era pura obra de Deus. Fazendo um paralelo entre a semeadura e a multiplicação com o cativeiro, podemos perceber:
I.Só podem se tornar provas vivas dos feitos de Deus aqueles que semeiam mesmo que haja oposição. Você pode estar semeando e ninguém acreditando. Pois é assim que acontece. Todos que semeiam o fazem por fé. Todos os heróis da fé tais como Abraão, Noé, Jacó e outros, foram homens que semearam obediência a Deus quando todos duvidavam. Se você parar de semear por causa da incredulidade de outros e até de você mesmo, não se tornará prova viva dos feitos de Deus.
II. A semeadura é papel nosso, mas o florescer e o crescer pertencem a Deus. Deus conduz nossas vidas. Somos chamados a semear nos filhos, na igreja, na vida das pessoas em geral, no ministério, porém, o florescer pertence a Deus. Ele é quem dá o crescimento. Enquanto você caminha, você semeia. Todos saberão que Deus tem feito grandes coisas por nós, pois, coisas improváveis acontecem quando ninguém está vendo, nem mesmo você. Apenas caminhe em obediência e fé.

3.Os que semeiam em Deus não se condicionam à esterilidade das circunstâncias (v.5-6)
a.Mesmo que a vida imponha momentos de esterilidade. Vemos que houve homens fiéis a Deus no cativeiro babilônico. Dentre eles estão Misael, Ananias, Azarias e Daniel. “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” Daniel 3:17-18. O texto de Salmo 126:5 é claro em dizer que as pessoas choravam, mas semeavam. Certamente Daniel e seus amigos choraram muito de saudade, de medo, de tristeza, mas foram fiéis a Deus e semearam sua fé no meio daquele povo.
b.Devemos romper com cativeiros que impomos a nós mesmos produzindo esterilidade. Uma coisa é a vida e as circunstâncias nos impor cativeiros, outra coisa é nós mesmos impormos cativeiros a nós. Cativeiro é uma prisão. É estar cativo a alguém. Tem que pessoas que se tornam estéreis como uma terra árida. I.Rebeldia  - ”Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.” Salmo 68:6. Lutar com pessoas e com Deus é uma roubada muito grande. O rebelde é estéril. Ainda que ele frutifique, seu fruto não vinga. II.Viver do passado“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.” Isaías 43:19. Deus é muito claro em dizer que enquanto olharmos para trás não perceberemos que no meio do deserto e do ermo, isto é da aridez, da esterilidade, ele porá um caminho e um rio.
Deus nos chama para fertilidade! Para um ministério frutífero que se multiplica, para uma vida plena e abundante em Cristo Jesus. Ele quer curar as emoções, as feridas, Ele quer fazer você frutificar.
Neste culto de multiplicação, Deus nos chama a semear com Ele.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor


Devocional 08/12/2015 - Tema: A joalheria preciosa!

TEMA: A joalheria mais preciosa!

TEXTO: "O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o homem mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Lucas 6:45

OBSERVAÇÃO:
O tesouro é o receptáculo onde os valores são guardados ou o bem em si, as coisas boas e preciosas. O termo "bom" pode conotar tanto a boa natureza das coisas e intenções, bem como o que é útil e saudável. O termo "mau" pode conotar aqui estar cheio de aborrecimentos, fadigas e ansiedade. Jesus traz uma poderosa lição sobre o coração e as intenções que nele são produzidos gerando pensamentos, palavras e atitudes como frutos para o bem ou para o mal. O coração é a joalheria mais preciosa que existe.

PRÁTICA:
A ética do Reino é totalmente outra, por isso, tem que nascer de novo. A fé cristã transforma de dentro para fora. Ouço Deus falar claramente comigo nesses últimos dias sobre a importância de cuidar do meu coração. Tudo o que falo e faço revelam as intenções, pelo menos para Ele que sonda todos os corações. Quero um coração saudável e útil sempre extraindo valores preciosos de Deus em conversas boas e às vezes difíceis, em cada elogio e crítica recebida, em cada decisão a ser tomada, enfim, quero estar cheio de Deus, porque sei que há muitos momentos em que minhas palavras, ações e intenções não são tão preciosas assim.

ORAÇÃO:
Querido Pai, obrigado por Tua Palavra preciosa. Peço-te que domines meu coração como costumo cantar "Reina sobre o meu ser". Que você cresça e eu diminua. Transforma-me para que meu coração seja sempre saudável e livre dos aborrecimentos, fadigas e ansiedades que tornam o meu coração mau. Que a minha boca jorre vida e o meu coração seja essa joalheria preciosa.