quarta-feira, 31 de março de 2021

CONVICÇÃO DIVINA EM TEMPOS DIFÍCEIS

 CONVICÇÃO DIVINA EM TEMPOS DIFÍCEIS

Você sabe expor claramente o que Deus quer de você e o que ele tem para você? Talvez, se antes da pandemia isso não esteve muito claro, possivelmente agora no momento de pandemia tenha ficado mais nebuloso.

Quero compartilhar com você a importância e a benção de termos convicção divina.

 


1.      A convicção divina dá ousadia frente às resistências

Em Atos 5:38-39 diz: "Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele." Pela segunda vez o sumo sacerdote tenta parar Pedro, mas este está tão determinado em obedecer a Deus que o anjo do Senhor o livra da prisão. Vejo que quando Deus está no negócio tudo prospera ainda que com resistências, porque é de Deus.

 

2.      A convicção divina é uma visão com destino bem definido

Em Atos 16:10 diz: "Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o Evangelho." 
Paulo se vê impedido pelo Espírito de Jesus a pregar na Ásia, mas logo lhe sobrevêm uma visão para pregar na Macedônia. Quando Deus dá a visão, Ele dá o destino (alvo), dá a convicção (chamado) e o propósito fim (anunciar o Evangelho). Isso é o que se espera de alguém guiado por uma visão de Deus. Não havendo essa clareza nos vemos impedidos de diversas maneiras no desenvolvimento de nossos planos e isso nos frustra.

 

3.      A convicção divina nos leva a contar com o maior aliado: Deus!

Em Josué 10:14 diz: "Não houve dia semelhante a este, nem antes, nem depois dele, tendo o Senhor, assim, atendido à voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel." Josué tinha o propósito de tomar posse da terra prometida conforme o chamamento divino para a sua vida. Cinco reis aliançados atacam os gibeonitas, e estes pedem auxílio. Josué prevalece contra os exércitos, mas os cinco reis fogem. Para os perseguir, ele dá ordens ao sol e à lua para se deterem e Deus o atende. Quando se vive dentro do propósito de Deus pode-se enfrentar grandes lutas, mas Deus faz parar sol e lua quando está com o seu povo.

Como é importante haver um propósito divino e uma convicção divina para a sua vida! Seguir um propósito dado por Deus não significará ausência de batalhas (Josué 10:6;8;10); não significará ausência de rebeldia que atrase esse propósito (Josué 7); não significará ausência de alianças precipitadas em algum momento (Josué 9). Apesar dessas situações, convictos da nossa vocação e do propósito de Deus dado a nós, em meio a tais situações podemos clamar a Deus e sabemos que Ele fará coisas inexplicáveis pois, somos parceiro com Ele no cumprimento dos Seus propósitos. Devemos nos manter íntimos e perseverar com Ele.

 

4.      A convicção divina não permite espaços para baixar a guarda

Em Josué 18:3 "Disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos (relaxados) em passardes para possuir a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos deu?". Deus esteve com Israel em todas as batalhas os levando a prevalecer sobre os inimigos para tomarem possa da herança. Na distribuição houve questionamentos e dificuldades de um grupo que Josué precisou administrar, porém, com um outro grupo ele precisou ser firme que relaxou e não estavam tomando posse da terra. Há uma tendência natural de não manter o ritmo quando grandes batalhas são realizadas e conquistas são alcançadas, porém, na melhor hora não se pode procrastinar e relaxar.

A tarefa só acaba quando os propósitos de Deus se cumprem, quando ele "tica" em Sua agenda que você terminou. Não é hora de afrouxar. Esta é a melhor hora. A melhor hora para seguir cumprindo os propósitos divinos com convicção divina.

Convido você a dedicar um tempo de qualidade com Deus. Um tempo para revisitar suas devocionais, seus TOPOS, suas anotações em seu journal(diário) e revisitar sua história com Deus. Há uma frase que me marcou e nunca a esquecerei: "Deus não fará nada através de você além daquilo que Ele tem feito em você."

Não devemos "sobreviver", mas viver de forma abundante. Isso se consegue tendo convicção divina do que o Pai tem para você.

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima