quinta-feira, 29 de junho de 2017

Multiplicando a liderança - Joel Cominskey

Multiplicando a liderança
Introdução 
Joel Cominskey

Estamos vivendo a maior colheita de almas da história cristã. Está é a boa notícia. A ma noticia é que boa parte da colheita não foi feita e em muitos casos acaba se estragando por ser negligenciada. Em Joao 4:35 Jesus diz que os campos estão brancos. A sua ordem é que façamos discípulos e não ajuntamento de multidões. 

Gerar líderes
O segredo para que os frutos permaneçam não são as células, mas converter os membros das células em líderes. Do contrário, células podem ir vir, surgir e desaparecer. Nosso maior desafio é gerar líderes. 

Igrejas falham na colheita por não formar líderes
As igrejas não fazem a colheita pelo fato de terem grupos pequenos, mas pelo fato de não terem trabalhadores. Igrejas e células que não têm nenhum plano ou ação para formar líderes planejam, por omissão, perder a colheita. 

O trabalho essencial do líder de célula
Os líderes de células não são chamados essencialmente para formar e sustentar as células; seu trabalho fundamental é encontrar, treinar e enviar novos líderes. 

Células - estratégia de liderança
O modelo de células não é uma estratégia de grupo pequeno; é uma estratégia de liderança. O foco não é começar grupos nas casas, mas treinar um número cada vez maior de líderes que se importam. Se você for bem-sucedido nisso, sua igreja vai prosperar. 

A nossa arma secreta

A nossa arma secreta é desenvolver um exército de líderes comprometidos com a colheita. 

Retroceda para avançar - Apocalipse 2:1-7

Celebrando a Vida de Deus
Retroceda para avançar
Apocalipse 2:1-7

As sete cartas do Apocalipse apontam para o que é essencial e indicam o que funciona na vida com Deus. Vivemos uma era de muita superficialidade. Podemos dizer que a superficialidade é uma maldição do nosso tempo. Nos tempos de Jesus os fariseus possuíam a lei, mas a lei não os possuía. Não é diferente em nossos tempos. Há muito conhecimento, mas há pouca prática. Há muita verdade, mas pouca vida. Há muito orgulho do passado, mas pouca humildade no presente. Muitos estão como Moisés, como que colocando um véu sobre a face, para que não possam fixar os olhos no fim daquilo tem desaparecido, a beleza da glória de Deus em seus corações e ações (II Coríntios 3:13). Perdeu-se o brilho de Deus, mas não queremos admitir que não brilha mais.
Assim era a igreja de Éfeso. A igreja que perdeu seu primeiro amor. A igreja que não tinha mais a mesma paixão. A igreja que não celebrava mais a vida de Deus. Essa foi uma igreja desafiada a dar um importante passo para trás para avançar em direção a Jesus. Que passos são necessários para avançarmos rumo à Jesus? Como podemos resgatar a mesma paixão de outrora? Como nosso coração pode voltar a aquecer novamente?
Dê passos para trás para avançar rumo a Jesus. Volte a celebrar a vida de Deus como no início da sua fé.

1.Retroceda para avançar respondendo que só Jesus é o soberano em sua vida (v.1)
A cidade de Éfeso era uma das mais orgulhosas da Ásia Menor, a atual Turquia. Ela era conhecida como “a metrópole da Ásia” com aproximadamente 250.000 habitantes na época, sendo por sua proeminência, por sua superioridade, a capital dessa região. Possuía uma gigantesca biblioteca e um teatro que comportava em torno de 25.000 pessoas sentadas. Três grandes rotas comerciais cruzavam aquela cidade. De fato, ela possuía muitos motivos para se orgulhar. Era a cidade mais importante. Era uma região portuária importante.
Essa proeminência refletia sobre a igreja de Éfeso. A igreja de Éfeso se orgulhava de sua posição não apenas por estar estabelecida na metrópole da Ásia, mas possuía uma herança como “igreja-mãe”. Ela muito se orgulhava.
Vale observar que em cada carta endereçada a cada uma das sete igrejas, os atributos de Cristo são escolhidos de forma precisa e perfeita para tratar das necessidades da igreja à qual se destina. Portanto, visto que a igreja de Éfeso é a igreja-mãe, ela deve reconhecer que Cristo, não ela, tem as 7 estrelas na mão e anda nos meio dos 7 candelabros (v.1). Ele “conserva”, isto é, agarra na mão. Aqui o primeiro sinal de porque a igreja de Éfeso perdeu o primeiro amor. Aqui o primeiro sinal de porque podemos perder o nosso primeiro amor. O orgulho espiritual pode tomar lugar quando nos sentimos donos da nossa vida, da nossa família, da nossa igreja, enfim. Apenas Cristo é soberano. “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque é ele quem te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” Deuteronômio 8:17-18; “Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu Senhor, é o reino, e tu te exaltastes por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mãe há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.” I Crônicas 29:11-12;
Hoje Jesus te convida a dar um passo para trás o chamando a relembrar de como com mão forte Ele te livrou e te colocou na posição de filho de Deus.

2.Retroceda para avançar respondendo que precisa do mesmo fervor de antes no coração (v.2-3)
Os crentes de Éfeso eram sérios, atentos e zelosos. Sabiam separar a verdade do erro. Senão vejamos. Ao que tudo indica, a igreja de Éfeso foi plantada por Paulo e Áquila por ocasião da segunda viagem missionária de Paulo. Diz as Escrituras que “Quando chegaram a Éfeso, Paulo os deixou ali;” (Atos 18:19). Houve um período em que eles receberam Apolo, que era “homem eloquente e poderoso nas Escrituras [...] instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus...” (Atos 18:24-25). Paulo, retornara a Éfeso (Atos 19:1) e ali na Escola de Tirano por três meses falava ousadamente, discutindo e persuadindo com a respeito ao Reino de Deus. Paulo tinha discípulos e por dois anos diariamente lhes falava da Palavra do Senhor. (Atos 19:8-10). Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários. Veio grande temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. Muitos dos creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras. (Atos 19:11-19). Verdadeiramente essa igreja experimentou o poder da verdade de Deus. Paulo lhes alertou: “entre vocês se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás de si. Portanto, vigiem, lembrando que, durante três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, cada um de vocês.” (Atos 20:30-31). Meus amados irmãos e irmãs, que lições preciosas aprendemos aqui nos versos 2 e 3 de Apocalipse 2? A queixa é a de que essa igreja perdeu o seu primeiro amor. Portanto, I) Um cristão pode ser devidamente instruído e Jesus conhecer sua perseverança, mas mesmo assim estar sem o mesmo fervor de antes no coração; II) Um cristão pode ser devidamente instruído e Jesus conhecer a sua obra, mas mesmo assim estar sem o mesmo fervor de antes no coração; III) Um cristão pode ser devidamente instruído e Jesus conhecer o seu trabalho, mas mesmo assim estar fervor de antes no coração; IV) Um cristão pode ser devidamente instruído e Jesus conhecer o seu zelo teológico e doutrinário, mas mesmo assim estar fervor de antes no coração.
A grande queixa de Jesus para com a igreja de Éfeso é que ela havia acumulado muito conhecimento correto, mas tinham uma carcaça vazia. Eles haviam se tornado como o artífice Demétrio quando agitou a multidão contra o evangelho e arrastaram Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo ao teatro e diante de 25.000 pessoas dizendo “Grande é a Diana dos Efésios”, mas com ecos vazios. Muitos estão assim hoje. Esbravejam em nome da verdade “Grande é o Senhor”, mas por dentro estão vazios. Muito grito de experiências passadas, mas o presente está vazio de experiências vivas, gritos de conhecimento bíblico, mas pouco conteúdo em termos de vida transformada ou novas experiências com Deus. Hoje Jesus te convida a dar um passo para trás o chamando a relembrar de como você aliava piedade e competência. Trabalho e paixão! Mente esclarecida e coração aquecido.

3.Retroceda para avançar respondendo ao apelo de Jesus para celebrar a vida de Deus (v.4-5)
Jesus é muito enfático com esta igreja. Eles não estavam mais agindo por amor. Poderiam gritar uma causa, mas estavam vazios e frios por dentro. Em suma, um crer correto, uma boa teologia, mas que não gera uma atitude para com Deus e com o próximo é falsa religião. Se não tiver amor, nada adianta (I Coríntios 13:1-13). Mas, há uma solução. “Lembra-te” é muito mais do que trazer à mente, mas é agir de acordo com a lembrança. Lembrança inclui uma “atualização” da experiência original. Deus quer aperfeiçoar as nossas experiências antigas.
Isso aponta para uma característica da cidade de Éfeso. Era uma cidade portuária que lutava contra o assoreamento do porto. O assoreamento é o processo de acúmulo de detritos, areia, entulhos e outros materiais que interfere no leito dos rios impedido de portar todo o seu volume de água, e assim interferindo no transito das embarcações. É necessário fazer a limpeza. Há momentos na vida crista que precisamos retroceder para avançar. Voltar a ser o que era! Lembra-te, isto é, pare com a marcha para frente (sempre correndo), sempre ocupado. Pare! Volte à pura devoção. Volte àquele período inicial em que você lia a Bíblia com tanta fome e orava com tanta sede de Deus. Volte ao tempo em que você estava animado na fé. Arrepende-se da negligência do piloto automático. Retroceda para avançar.
O porto da alma está assoreado? No curso natural a vida tende a assorear. Mas tenho uma boa notícia para você! Jesus é o rio da vida. Podemos enfraquecer, desanimar na fé, mas Jesus é o mesmo! Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele quer que você volte a ter conexão com Ele! Ele é um rio que limpa, que restaura e ele quer fluir através de você limpando todo detrito e assoreamento de sua alma. Hoje Jesus te convida a dar um passo para trás o chamando a ao primeiro amor. Ele quer lhe dar novas experiências. Ele quer que você celebre a vida de Deus!

Jesus quer leva-lo a frutificar. A gerar filhos espirituais e a fluir com autoridade no ministério. Ele quer restaurar seu coração. A fim de continuar a sentir o que sentíamos e dar novas experiências de fé.

Rodrigo Rodrigues Lima, Pastor