domingo, 15 de agosto de 2021

AJUSTE O GPS PARA O MODO FÉ - SÉRIE RUMO AO NOVO - 15.08.21

15.08.2021 - AJUSTE O SEU GPS PARA O MODO FÉ

 

Ajuste o GPS para o “modo fé”

Gênesis 12:1-9

Enquanto muitos querem crer para receber, essa fé que venho apresentar a você é a que tem a ver com o crer para obedecer. Quero convidar você para viver uma fé na qual em sua vida Deus é o protagonista principal, onde não se trata do que Ele pode fazer por você, mas do que Ele decide fazer através de você. A fé na qual você ganha uma nova perspectiva de vida. Uma fé que é como um óculos e faz você enxergar o momento de hoje e sua vida como parte de um projeto eterno e que faz você parar de questionar, abraçar o que está vivendo obedientemente e viver as mudanças que Deus quer promover na sua vida. Uma fé que faz você olhar Ele e reconhecer que deve parar de resistir ao que Ele deseja fazer e abraçar o seu processo que visa fazer você perceber que Ele tem uma história e você está inserido nela. Estamos fazendo reflexões para o pós-pandemia. Queremos ir rumo ao novo. Em um tempo de crise, de seca na terra, é que Deus chama Abraão. Ele vai em direção ao novo. Ele precisou ajustar seu GPS para o modo fé. Quais são as implicações dessa fé a que Deus nos convida a seguirmos com Ele rumo ao novo? 

Abraão, o pai da fé é o esse exemplo dessa fé obediente, na qual a sua caminhada com Deus, faz de Deus o protagonista principal quando este homem decide abraçar o seu processo e submeter a Deus. Ajuste o seu GPS para o “modo fé”.

1.A fé te faz renunciar tudo o que é terreno para abraçar o eterno. Fé é renunciar tudo o que é material para abraçar o espiritual

v.1“Saia da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai” – Para os agricultores e pastores, a terra era a subsistência. Sair de sua terra é o mesmo que abrir mão tanto de sua fonte de renda e alimento, como renunciar a sua identidade. Sair do seio de sua família (parentela) é o mesmo que sair do lugar de segurança. Sair da casa de seu pai é o mesmo que renunciar à herança, isto é, o seu futuro garantido. Abrão está renunciando à segurança de sua subsistência, de sua proteção e de sua herança. Deus não informou à Abraão para onde deveria ir. O risco é muito grande. “Vá para a terra que lhe mostrarei”

– Abrão é chamado a renunciar para confiar obedientemente no que não pode controlar, viver num relacionamento obediente com aquele que não se poder ver e arriscar-se obedientemente numa terra sobre a qual nada se sabe.

Está ocorrendo aqui uma grande mudança porque ele está tomando uma grande decisão. A única coisa que Abrão pode fazer no momento é observar Deus no presente e se engajar com o que Deus está fazendo. Abrão foi impelido a crer na Palavra divina sem nenhuma garantia de que daria certo.

2.A fé está apoiada nas promessas de Deus

v.2-3“Farei de você uma grande nação [...] Em ti serão benditas todas as famílias da terra” – Aqui uma promessa é dada e temos mais uma prova de fé. Sarai era estéril. Ele promete tornar Abrão grande. Ao renunciar todas as coisas, Abrão perde a reputação em sua terra natal, Deus promete que Ele será engrandecido na terra, muito mais do que poderia conseguir permanecendo em sua terra. Deus diz que Dele fará uma grande nação, sendo sua esposa estéril. Quando a Giovanna estava para nascer, o convênio ainda estava na carência para parto. O valor do cheque era de R$ 10.000,00. Se ela fosse para a UTI neonatal, o cheque compensaria no dia seguinte. Confiávamos que ela nasceria sem problemas. A pediatria nos dizia: “Ela será saudável. Dará tudo certo”. Confiados na palavra da médica, eu assinei aquele cheque. Abraão assina um cheque caução de sua própria vida. Ser um discípulo de Jesus é abraçar o convite Dele para uma jornada de fé com a sua vida. Deus está dizendo: “Assina o cheque caução porque eu garanto o sucesso do meu projeto na sua vida”.

3.A fé tem muito mais a ver com a jornada do que com a chegada

v.4-5 – Abrão partiu! A fé é uma vida de obediência e confiança na estrada, o caminho. O que vai ser de nós no pós-pandemia? Uma vez definido que Abrão aceita obedecer a alguém que ele não pode controlar e nem ver e ir para um lugar sem saber onde é, ele diz “sim” às promessas e às ordens do Deus vivo, o Deus presente. Sabe o que é interessante? Aqui fica evidente que não se trata da história de Abrão, mas da história de Deus. Abraão dava início à participação do que Deus faria por ele e o ponto decisivo era a decisão de Abrão se aceitaria ou não ir. Ele começa sua jornada de fé para viver a história de Deus. Essa mudança era radical. Ele tinha setenta e cinco anos de idade, levou tudo o que possuía e foi obediente à visão celestial. Todos quantos quiserem conhecer a Deus de coração, enfrentarão processos e saiba que esses mesmos processos são, na verdade, a sua jornada de fé. Não tem atalhos! Abraão precisou caminhar, caminhar e caminhar errante morando de favor em terra que não lhe pertencia, indo ao Egito para não passar fome e tudo mais em sua jornada com uma única garantia: a promessa! A obediência de Abrão revela confiança e submissão. As pessoas que foram com Abrão, segundo os rabinos, foram aquelas persuadidas por ele a adorar o verdadeiro Deus. Enquanto você espera que Deus chegue logo ao resultado, ele está dizendo para você: “Observe a jornada”. A única coisa que Abrão pode fazer no momento é observar Deus no presente e se engajar com o que Deus está fazendo.

4.A fé é a certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos que não se veem

v.6-7 – Abrão chega à terra de Canaã. Tanto para o povo hebreu no futuro nos tempos de Moisés, quanto para nós cristãos no futuro eterno, Canaã representa a terra prometida. Mas, naquele momento Canaã será uma promessa futura para os descendentes de Abrão. Ele está na terra dos cananeus, em terra inimiga, mas o local não impediu que ele tivesse um encontro com Deus. A situação na qual se encontrava não o impedia de crer em Deus. Na verdade, fica claro que Abrão não está usando Deus, mas está permitindo Deus usá-lo para a história divina. Já começa a fé de Abrão a ter provas, mas Deus vai sinalizando mais de sua promessa. O que faz Abrão prosseguir é a Presença de Deus. A Presença de Deus é a realidade dominante e decisiva em toda a jornada de Abrão. Abrão creu além do que estava diante de seus olhos.

5.A fé obediente te faz você adorar pelo que Ele é mais do que pelo que Ele faz

v.8-9 – Mais uma vez Abrão edifica um altar. Por onde quer que ele passasse, um altar era estabelecido. O altar é um testemunho de sua confiança e dependência em relação à Palavra de Deus. Essa fé gera um espírito adorador na jornada. Enquanto crescemos na submissão e na obediência em cada etapa da jornada, edificamos um altar de adoração a Deus em nossas vidas. A gratidão pelo que não se vê é maior!

Ajuste seu GPS rumo ao novo para o “modo fé”. No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo