quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Igreja: Uma comunidade de discípulos vencedores

Igreja: Uma comunidade de discípulos vencedores
I Timóteo 4:6-16

O apóstolo Paulo escreve essa carta ao seu discípulo Timóteo com o intuito de orientá-lo na administração da igreja de Éfeso. Paulo queria ver seu discípulo bem sucedido. Sua empreitada não era terrena, mas celestial. Ele acreditava em um ministério bem sucedido daquele jovem pastor lhe dando conselhos preciosos. Pessoas bem sucedidas vencem porque recebem conselhos e os segue. Pessoas bem sucedidas nunca param de aprender. Os discípulos de Cristo são pessoas vencedoras. Vencedoras em todos os sentidos. Você quer ser um discípulo de Cristo vencedor? Todo aquele que vence lutou. Portanto, o que vamos falar aqui é de discípulos que enfrentam lutas internas e externas, que enfrentam muitos desafios, porém, a grande diferença está naqueles que seguem conselhos. Vejamos os conselhos de Paulo a Timóteo. Você é um vencedor em Cristo. Avance na sua vida cristã. Avance na sua vida ministerial. Avance na vida como servo/serva de Deus. Discípulos vencedores são fiéis a Cristo e diligentes em viver a Palavra.

1.Discípulos que vencem tem um discipulador ou mentor (I Timóteo 5:21)
Ninguém vence sozinho. A caminhada de Paulo com Timóteo começou em Listra. Paulo o trouxe em sua companhia. (Atos 16:1-3) Quem não recebe não pode dar. Tem muita gente dando sem ter recebido. Alguns dizem que recebem direto de Deus. Não tem problema, mas esse não é o modelo de Jesus. Ele fez discípulos e disse: “Vão e façam discípulos” (Mateus 28:18). Por trás de todo discípulo existe um discipulador ou mentor. Toda pessoa bem sucedida que vence, que prevalece nos propósitos e Deus, tem alguém que fala na sua vida. John Wesley tinha a sua mãe. Todo karateca (praticante de karatê) tem um sensei (mestre). Timóteo tinha um pai na fé (I Timóteo 1:2). A igreja tem muitos órfãos espirituais. Deus quer lhe dar um pai na fé, um mentor ou discipulador. Aquele que investirá em você. Ele quer também lhe fazer um mentor ou discipulador que tem muitos filhos na fé.  A célula é um ambiente onde você encontra esse discipulador ou mentor e faz filhos na fé.
Compartilhe: Percebemos que Paulo tinha um cuidado especial com Timóteo e ele cresceu. Quais os benefícios de se ter alguém investindo em nossa vida espiritual e ministerial?

2.Discípulos que vencem são disciplinados na vida com Deus (I Timóteo 4:7b)
Paulo é claro a Timóteo dizendo para que ele se exercitasse. O exercício físico produz condicionamento que gera melhor rendimento porque há mais vigor. As pessoas mais exercitadas são vigorosas, ou seja, tem ânimo, determinação, coragem, dinamismo, enfim, força. Pois é exatamente nesse sentido que Paulo está falando com relação à vida espiritual de Timóteo. A vida com Deus, ou a vida devocional, de leitura, oração, jejum é o que dá ânimo, coragem, dinamismo e força para o discípulo de Cristo prevalecer. Quem tem vigor espiritual tem mais força para suportar as dificuldades, superar os desafios da obra e avançar. Jesus nunca deixou de orar e ter seu momento de solitude. Você pode ter uma vida cristã boa, mas Deus quer lhe dar uma vida cristã excelente. Há pelo menos dois inimigos da vida com Deus disciplinada: 1) Falta de propósito. Uma vida sem propósitos com Deus não precisa de disciplina. 2) Preguiça. Paulo fala aos romanos: “Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor (Romanos 12:11).
Compartilhe: Que conselhos você daria a alguém que deseja ser mais disciplinado na sua vida com Deus?

3.Discípulos que vencem são modelo e modelam (I Timóteo 4:12)
Pessoas bem sucedidas na vida cristã é referência. Jesus era um homem cuja vida inspirava pelo seu testemunho. A autoridade do discípulo de Cristo está no seu modo de vida. Suas ações falam mais alto do que suas palavras. Paulo sabia o que estava dizendo a Timóteo. Você quer ser bem sucedido e respeitado Timóteo? Seja o padrão. Respeito é uma palavra que vem do latim respicere que significa “olhar para trás”, ou seja, traz a ideia de que ao olhar para o que foi feito tem valor e deve ser reconhecido. As pessoas deveriam olhar para a vida e os frutos de Timóteo e reconhecem nele o valor. Porém, em que o discípulo que vence será modelo? A) Na palavra (aquilo que sai da minha boca modela; também denota ter palavra, isto é, cumprir o que se diz); B) No procedimento (modo de vida; postura; conduta); C) No amor (Ser exemplo de amor fraterno, de irmão, afetuoso; ser amoroso); D) Na fé (ser exemplo de alguém que tem convicção e que se relaciona com Deus); E) Na pureza (Exemplo de alguém puro na vida). Esses discípulos prevalecem e vencem na vida cristã.
Compartilhe: Qual desses conselhos de Paulo a Timóteo é mais difícil em sua opinião?

4.Discípulos que vencem são zelosos e excelentes para com o que receberam de Deus (I Timóteo 4:14-15)
Paulo é muito claro com Timóteo. Não seja negligente, ou seja, não seja descuidado com o que você recebeu não de homens, mas de Deus. A excelência é própria da essência de Deus. Como filhos de Deus somos chamados a ser excelentes. Não somos chamados para sermos medianos com o dom que recebemos de Deus. Dom é um poder que recebemos de Deus, uma capacidade para servir a igreja. Too cristão recebeu poder de Deus para servir. Logo, não podemos ser medianos com o que recebemos de Deus. Pessoas medianas são medíocres, vivem na mediocridade e não vencem. Jesus foi excelente e ensinou isso aos seus discípulos. A cruz é o maior exemplo de que Ele foi excelente. As características de uma pessoa excelente: A) Gosto e paixão pelo que faz; B) Relacionamentos saudáveis com líderes (mentor/discipulador) e com Deus; C) Pessoa feliz; D) Pessoa determinada que não se abata com qualquer coisa; E) Busca aperfeiçoamento constante. Não se acomoda com seu nível de conhecimento. É exatamente isso que Paulo está falando para Timóteo. “Timóteo não seja negligente. Aperfeiçoe-se. Não se acomode. Seja excelente.” Discípulos que prevalecem se aprofundam nos mistérios de Deus. O progresso é percebido na vida dos que são diligentes, ou seja, aplicados e cuidadosos. Isso é ser um discípulo de Cristo. Você se lembra da parábola dos dez talentos? Deus nos deu talentos para multiplicá-los.
Compartilhe: Como uma pessoa pode sair da mediocridade e chegar ao nível de excelência nas coisas de Deus?

5.Discípulos que vencem cuidam de si e da doutrina (I Timóteo 4:16)
Paulo é repetitivo para com Timóteo. Ele mais uma vez vai falar: “Cuide de si”. Cuidar de si é ter um mentor, é exercitar-se na vida piedosa, é cuidar da saúde, é cuidar da família, é cuidar do coração, é descansar, enfim, é ser zeloso consigo mesmo. O discípulo de Cristo cuida do coração. Mas, o discípulo de Cristo também tem a responsabilidade de cuidar da doutrina, ou seja, dominar o conhecimento da Palavra.
Compartilhe e reflita: Deus está lhe dando a oportunidade de vencer. Quais atitudes você tomará a partir de hoje na sua vida cristã?

Deus está nos levando a um nível mais profundo na caminhada com Cristo. Ele quer nos tirar do bom e nos elevar para o ótimo. Ele nos chama ao discipulado radical. Deus nos chamou para sermos vencedores e vivermos uma vida cristã vitoriosa. Faça um propósito com Deus hoje e mude radicalmente a sua vida. Consagre-se para uma vida cristã vitoriosa.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor