domingo, 13 de setembro de 2020

CULTO 13.09.2020 - Princípios básicos para ouvir a Deus - Pr. Rodrigo

13.09.2020 - Princípios básicos para ouvir a voz de Deus

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA OUVIR A DEUS

João 5:19-20, 30 

Falar sobre princípios básicos para ouvir a Deus não é tratar de fórmulas sobre como ouvir a Deus. Ouvir a voz de Deus não é produto de uma receita de bolo. Não se trata de prescrições, como uma receita médica no qual são prescritos os medicamentos para você melhorar sua saúde. Não é um método!

Falar sobre princípios básicos para ouvir a voz de Deus é tratar de percepções espirituais que todo discípulo de Jesus precisa desenvolver na ordem da palavra RELACIONAMENTO. São descrições a respeito da atuação de Deus nas quais damos foco. Deus é Espírito e como tal, as pessoas que com Ele se relacionam devem ser espirituais. Devem ter percepções espirituais e é a respeito dessas percepções que, chamadas de princípios básicos, desejo abordar. Você e eu precisamos ardentemente desejar crescer nesses princípios e nessas percepções em nosso relacionamento com Deus. E Deus somente se fará audível nelas se você verdadeiramente desejar ardentemente crescer nelas.

 1.      Deus está sempre trabalhando ao seu redor.

João 5:17 – O meu Pai trabalha até agora

João 5:19 – Aquilo que vê o Pai fazer 

No contexto do capítulo 5 de João, Jesus foi para Jerusalém e ali ele cura um paralítico junto ao tanque de Betesda. Era um sábado. Os fariseus, religiosos que eram, repreendem o paralítico porque estava carregando o seu leito pela orientação de Jesus. Os judeus perseguiam Jesus (v.15), porque havia feito essas coisas no sábado. Então Jesus responde para eles: “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (v.17) Jesus tinha uma visão espiritual que a religiosidade ofusca. Jesus percebe o trabalhar do Pai. O Pai está constantemente trabalhando ao seu redor.

Para ouvir a Deus: 

A)    Aprender a vencer o que limita a ação de Deus ao nosso redor. Jesus não se deixou limitar pela religiosidade dos fariseus. Deus não está limitado às formas e às regras dos homens. 

B)    Compreender que Deus age em todas as coisas. (Rm 8:28 – todas as coisas cooperam). Tantas coisas acontecem que nos deixam perplexos, com medo, com raiva ou tristeza. Mas, para ouvir a Deus o pontapé inicial e ter confiança que ele, de fato, está agindo; e essa ação dele é proposital – para o nosso bem. Deus não está tão interessado em nos sentirmos bem, mas em nos tornarmos bons, conforme a imagem de Jesus (Rm 8:29 – para sermos conforme a imagem de Seu Filho). Jesus não teme a religiosidade dos fariseus, mas observa que o Pai trabalha ao seu redor e se une a Ele. O que Ele quer fazer em nós é mais importante do que o que Ele quer fazer através de nós. O PAI ESTÁ TRABALHANDO ATÉ AGORA.

2.      Deus busca uma relação sempre plena com você que seja real e pessoal.

João 5:20 – O Pai ama o Filho.

Ouvir não é apenas escutar um som. É perceber e discernir. Mas, muito mais do que isso, é obedecer. Quando um Pai dá um conselho e o filho não segue. Ele ouviu? Muitos não conseguem ouvir a voz de Deus porque Deus porque desobedientes silenciam a voz de Deus em seus corações. Para ser obediente é necessário crer e receber o amor do Pai. Ser amado é o que nos leva à obediência sem peso. É um relacionamento de amor com Deus. Se eu amo um amigo, intuitivamente percebo o que ele quer.

Por isso falamos tanto de transparência e vulnerabilidade. Deus não se relaciona com personagens e super homens. Deus se relaciona com humanos. Para você ter um relacionamento real e pessoal com Deus, é necessário crescer em ter um relacionamento real e pessoal com as pessoas. Veja: a) Confessar pecados e feridas (Tiago 5:16). Fortalezas negativas e pecado são grandes vilões que podem roubar a percepção de ouvir a Deus. Geralmente temos dificuldades de ouvir a Deus justamente na área na qual estamos mais feridos e precisamos reconhecer a necessidade de cura para voltar a ouvi-lo; b) Amar o próximo (I João).  Quem é você? A religiosidade prefere que você esconda quem você é. Hoje tem tanta gente batendo na igreja e dizendo que não precisa da igreja. Na verdade, muitas delas sequer conseguiram ter um relacionamento real e pessoal com alguém do seu lado. Se feriram e o pus foi aumentando. É como um soldado em guerra que, uma vez atingido, insiste em continuar na batalha sem contar para ninguém. Mas, é necessário a vulnerabilidade. Ela cria o ambiente para que a ferida seja tratada e seu coração seja restaurado. c) Parar e ouvir. O ativismo é um grande vilão que pode roubar a percepção de ouvir a Deus. Lembra-se de Marta e Maria? Marta se devotava ao serviço de maneira que ela não escutava nada do Mestre. Ele poderia dizer o que quisesse, ela estava ocupada com outras cousas. Sempre há o momento para agir, mas o relacionamento vem primeiro.

Só assim você voltará a ouvir a Deus e terá um relacionamento real e pessoal com Ele novamente.

 3.      Deus convida você a se juntar a Ele em seu trabalho.

João 5:17 – O meu Pai trabalha até agora

João 5:19 – Aquilo que vê o Pai fazer

João 5:20 – Porque o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz

Jesus, que é o próprio Filho um com o Pai, não se envolve na obra sem que tenha a certeza de que o Pai lhe mostra o que deve ser feito. Em João 17:4 Jesus ora: “Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer.” Quantos de nós anseia fazer esta oração ou pode fazer esta oração? Pois saiba que essa oração revela o quanto ouvimos do Pai.

Compreender o que Deus quer realizar no local onde estamos é mais importante do que lhe dizer o que queremos fazer para Ele. Os propósitos dele são mais importantes que os nossos. É isso que Jesus revela sobre ouvir o Pai. Você tem muitos projetos, mas o Pai disse que é isso que Ele quer que você faça? Ouvir a Deus é ser contrariado. Para conhecer a vontade de Deus, precisamos morrer para nós mesmos diariamente, negar nosso eu e ter uma vida centrada em Deus. Na história de Enoque podemos fazer a seguinte pergunta: QUEM ANDAVA COM QUEM? Enoque andava com Deus e não o contrário. JESUS OUVIA O PAI ATÉ MESMO ANTES DE SUA MORTE DIZENDO: “FAÇA-SE A TUA VONTADE”.

4.      O convite de Deus para se juntar a Ele em seu trabalho sempre leva a uma crise de fé que requer confiança e ação.

Mateus 26:39 – “Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres”. 

Se Deus tem uma grande tarefa para nós, ele precisa desenvolver em nós um grande caráter, para igualar-se ao tamanho da tarefa antes que ordene que ela seja executada. José do Egito é um grande exemplo. José tinha um sonho dado por Deus, mas ele enfrentou profundas crises. Ele É SENHOR! Ele faz o que é melhor. Ele nos leva a situações que provam a gente. A melhor pergunta a ser feita nesses momentos é: O que Jesus faria em meu lugar? Deus está interessado mais na jornada do que no destino. Você e eu o conhecemos na jornada! É na jornada que o experimentamos. Deus pode resolver todos os nossos problemas, mas Ele quer que você o conheça no meio deles.

 5.      Deus nos chama a fazer ajustes profundos na vida para nos juntarmos ao que Ele está fazendo.

João 5:30 – Porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

Você sabe como seguir ouvindo a Deus? Entregando a agenda nas mãos Dele. Você não pode ficar onde está e ir para frente com Deus ao mesmo tempo.

É impossível experimentar tudo que Deus tem para nós sem participar do corpo de Cristo, a sua igreja local.

Quando não ouvimos a Deus com clareza, precisamos ser pacientes até que Ele esclareça os seus propósitos, entendendo que possivelmente precisaremos mudar nosso caráter ou nossa atitude para que Deus possa ir para frente com seus desígnios.

Precisamos podar as nossas vidas. PRECISAMOS NOS AJUSTAR A ELE E NÃO INDAGAR POR QUE RAZÃO ELE NÃO SE AJUSTA A NÓS.

Essas 5 percepções são essenciais para você ouvir a Deus e se unir a Ele. Em qual deles você precisa crescer hoje?

Pastor Rodrigo