domingo, 5 de março de 2017

Sermão 05/03/2017 - A Igreja de Laodicéia - Sintomas, causas e a cura da perda do fervor espiritual

A Igreja de Laodicéia – Sintomas, causas e a cura da perda do fervor espiritual
Apocalipse 3:14-22

Graça e paz amada igreja. O texto que lemos é a última carta de Jesus às sete igrejas da Ásia Menor, direcionada à igreja de Laodicéia. Das sete igrejas, cinco receberão repreensão e duas delas palavras de encorajamento. Para todas elas há uma mesma declaração: “Conheço”. Jesus passeia no meio da sua igreja (Apocalipse 2:1 “anda no meio dos sete candeeiros de ouro” que são as igrejas). Ele sabe tudo sobre a sua igreja, pois seus olhos são como chamas de fogo (Apocalipse 1:14), o que significa que seus olhos penetram o que aos nossos olhos são impenetráveis. Ele conhece todos os nossos pensamentos. Ele conhece a você e mim. Ele conhece nossas obras ocultas e reveladas. Ele conhece nosso zelo bíblico bem como a nossa falta de amor, como na igreja de Éfeso. Ele conhece nosso sofrimento, como na igreja de Esmirna. Ele conhece nossa falta de zelo com a doutrina, mas o nosso amor permissivo, uma graça barata como na igreja de Pérgamo. Ele conhece nosso amor, fé, serviço, perseverança e muitas obras que temos boas, mas a tolerância com o pecado e a imoralidade como na igreja de Tiatira. Ele conhece a nossa falta de integridade em nossas obras e a fidelidade daqueles poucos que tem permanecido fiéis como na igreja de Sardes. Ele conhece a nossa falta de força, porém, a perseverança e fidelidade como a da igreja de Filadélfia. Jesus conhece a apatia espiritual e a mornidão que se apodera da sua igreja como na igreja de Laodicéia. Jesus conhece a Sua igreja e sabe dar um diagnóstico preciso a respeito dela. Qual é o diagnóstico que Jesus tem a seu respeito?

Para todas as igrejas Jesus faz uma apresentação de si mesmo, dá um diagnóstico preciso, apresenta uma recomendação e, por fim, dá uma promessa. Para a igreja de Laodicéia, nos versos 15 a 17 temos o diagnóstico, dos versos 18 a 20 uma recomendação e dos versos 21 a 22 uma promessa.

1)      Os sintomas de uma igreja que perdeu o fervor espiritual (v.15-16)
Jesus contextualiza a realidade desta igreja com a sua localidade. Laodicéia era uma importante cidade, pois era o cruzamento de rotas comerciais por causa de suas vantagens comerciais e militares, mas não por aspectos naturais. 10 km ao norte de Laodicéia se encontrava a cidade de Hierápolis, cujas águas termais eram e até hoje são terapêuticas. 16 km a leste de Laodicéia se encontrava a cidade de Colossos, cuja a água era potável, fresca e pura. Laodicéia não tinha água suficiente, por isso, canalizava sua água das fontes quentes de Denizli. A água não tinha tempo suficiente para esfriar nos aquedutos, chegando morna à cidade. Suas águas eram impróprias para beber e tampouco eram terapêuticas. Suas águas eram cheias de sais minerais e substâncias que provocavam náuseas e vômitos. Laodicéia era a única igreja que provocava náuseas em Jesus. Jesus faz uma declaração devastadora a seu respeito: “nem és frio nem quente...Assim porque és morno e nem és quente e nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”. Jesus revela os sintomas. Esta era uma igreja morna. Essa mornidão revela:
Esterilidade espiritual – Os crentes em Laodicéia deveriam ser conhecidos por seu poder de cura espiritual (como as águas quentes terapêuticas de Hierápolis), ou por seu ministério revigorante e vivificante (como as águas frescas de Colossos). A esterilidade é reflexo de uma espiritualidade estéril. Seus frutos são reflexos do nível de seu relacionamento com Deus e para Ele conta os frutos. Curiosamente a igreja de Laodiceia não é denunciada por problemas doutrinários. O que revela que esta igreja poderia estar muito bem doutrinariamente, mas sua ortodoxia não produzia frutos. Não havia nela problemas de imoralidade ou permissividade, mas havia se acostumado. Uma igreja seguramente familiarizada com a vida religiosa. Jesus é claro ao afirmar em João 15 que quem Nele permanece, frutifica. Por que essa igreja perdeu o fervor espiritual?

2)      As causas de uma igreja que perdeu o fervor espiritual (v.17-18)
Os crentes da igreja em Laodicéia estavam imensamente ricos, e isso os levava à autossuficiência e complacência, isto é, eles preferiam fazer a política da boa vizinhança com o mundo. É a tal expressão “nada a ver”. Isso não tem nada a ver. Autossuficiência e a complacência é uma combinação mortal para o cristão. Jesus fala com detalhes da natureza dessa igreja. O problema não é a riqueza em si, mas a falta de pobreza espiritual que Jesus esperava daquela igreja. Como o crente perde essa sensibilidade espiritual?
Autossuficiência que se manifesta em orgulho e arrogância. Isso é muito sutil. Praticamente não se percebe quando se chega a este estado. Eles haviam sucumbido ao estilo de vida da cidade e nem perceberam. 1) Esta igreja se considerava segura nas suas posses, mas eram aos olhos de Jesus miseráveis e pobres. Jesus os aconselha: “compres ouro refinado de mim”. Laodicéia foi desenvolvida dos bancos e comércios da cidade. Os crentes, ricos, achavam que suas posses acumuladas os tornavam ricos, mas eles eram pobres. Jesus deixa claro: o propósito de Deus é a verdadeira riqueza para a sua igreja, “o tesouro do céu, onde traça e nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam e nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6:20-21; 2) Essa igreja se considerava bem vestida espiritualmente, mas Jesus os considerava nu. Jesus os aconselha: “compres de mim vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não vejas a sua nudez”. Laodicéia era famosa por sua lá preta brilhante. Em outras palavras, é possível você se vestir de Armani ou Prada, mas pode estar “nu” diante de Deus. Jesus revela que esta igreja está em condição de desgraça diante de Deus, por causa da vergonha que simboliza o merecimento do juízo de Deus (Isaías 20:3-4)3) Essa igreja precisava enxergar, pois Jesus os considerava cegos. Jesus os aconselha: “compres colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”. Laodicéia era considerado o maior centro oftalmológico da época. Lá eram fabricados colírios. Entretanto, Jesus chama a sua igreja a perceber sua cegueira espiritual, arrepender-se e receber cura espiritual de Cristo, pois, somente Ele é a fonte de cura.
Em suma percebemos que: 1) Esta igreja não tinha leitura correta a respeito de si mesma; 2) Esta igreja havia perdido a noção de eternidade e estava muito familiarizada com o mundo em que vivia (Colossenses 3:1-3); 3) Esta igreja havia perdido a noção da sua constante e real condição diante de Deus – pobreza espiritual (Mateus 5:3). Quando ganhamos orgulho espiritual porque fazemos as coisas de Deus; 4) Esta igreja havia perdido a noção de dependência, por confiar na sua capacidade e nas conquistas materiais (Salmo 127:1-3). Eram verdadeiros CRENTES NOMINAIS. Sem vida de Deus, apesar de serem bons doutrinariamente, não fazerem nada de errado e serem bem sucedidos em tudo o que faziam, mas eram complacentes. ´
O pior de tudo, é pensarmos que estamos de acordo com Deus, sem percebermos que Deus está nauseado conosco. Isso ocorre quando a Palavra de Deus não é mais a palavra final em nossas vidas e onde não há vida na Palavra, não há fervor espiritual. Os laodicenses causavam náuseas em Jesus. Como mudar essa situação? Aceitar a disciplina do Senhor! Ele nos ama.

3)      A cura para uma igreja que perdeu o fervor espiritual (v.19-20)
Os laodicenses estavam cegos por sua própria espiritualidade indiferente, a uma prosperidade mundana e achavam que por estar tudo bem com eles, era sinal de que estavam bem com Deus. Jesus quer aprofundar a Sua relação com a igreja. Ele está do lado de fora!
Amados, podemos estar fazendo tudo certo. Podemos estar até mesmo lendo, orando e jejuando como a igreja de Laodicéia, mas sem fervor espiritual, pois, não é os atos de religiosidade que demonstrarão que somos crentes firmes. 1) Maior intimidade. Sede da Palavra. Maior anseio por orar e jejuar. Coração puro. Santidade nas intenções e prazer em estar com Ele.  O que revelará nosso fervor espiritual é o quanto estamos próximos a Ele e este relacionamento mudando o nosso caráter, nosso comportamento, mudando nossa essência e gerando em nós mais desejo de estar com Ele em Sua Presença. 2) Abandono do pecado. O fervor espiritual gera em nós repulsa pelo pecado. Gera entristecimento com tudo aquilo que não está de acordo com o Espírito Santo que habita em nós. O pecado deixa de ser hábito. Nos enojamos dele. 3) Submissão ao Espírito. Guiados pelo Espírito não seremos rebeldes a Deus e aos líderes. Estaremos mais sensíveis a Deus.

Hoje Jesus está batendo na porta do seu coração para resgatar uma relação mais profunda e transformadora. Ele quer comer comigo e com você. Ele quer jantar. Ele diz: “arrepende-te”. Ele quer seu amigo.  Ele quer que a Palavra seja verdade em sua vida.
Há uma promessa. Não se preocupe em sentar em lugares importantes aqui na terra, pois, Ele tem um trono preparado para nós no céu (v.21).

No amor de Cristo,
Rodrigo Rodrigues Lima, Pastor