terça-feira, 20 de abril de 2021

20.04.2021 - TEMA: A sutil artimanha da velha natureza

TEMA: A sutil artimanha da velha natureza

TEXTO: Abraão respondeu: - É que eu pensei: “Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa de minha mulher.” Por outro lado, ela é, de fato, minha irmã por parte de pai, embora não por parte de mãe; e veio a ser minha mulher. Quando Deus me fez sair da casa de meu pai para andar errante por aí, eu disse a ela: “Este é o favor que você me fará: em todo lugar para onde formos você dirá que eu sou seu irmão.”  Gênesis 20:11-13

OBSERVAÇÃO

Abraão vai morar em Gerar e temendo por sua vida e posses, diz a Abimeleque, rei de Gerar, que Sara é sua irmã, uma meia verdade. Deus intervém em sonho repreendendo Abimeleque. Este chega a Abraão e procura entender o por que dessa meia mentira. Abraão confessa o seu pecado. Vemos aqui alguns aspectos sutis do pecado de Abraão. 1) A justificativa através de sua presunção ao entender que não havia temor de Deus naquele lugar; 2) A justificava em seus valores. Ela é meia irmã de fato, mas é esposa; 3) Sobra para Deus ao dizer que Deus o fez errante, e que assim sua esposa deveria sempre declarar que era a sua irmã. Ele não foi sincero. O pecado é algo muito sutil. Sempre se busca uma justificativa. Começa com a falta de sinceridade e transparência quanto ao que sente e depois busca-se justificativas para não assumir a responsabilidade.

PRÁTICA

Aprendo que o caminho de um coração santo e saudável é ser sempre honesto comigo primeiramente. Sendo honesto comigo, serei honesto com as pessoas e confiarei em Deus. A presunção, os valores deturpados e a falta de vulnerabilidade precisam ser vencidas sempre se eu quiser andar de maneira íntegra com Deus e com as pessoas à minha volta. Diferente de Abraão, Abimeleque não declara que peca contra Abraão, mas contra Deus. Desejo neste sentido ser sempre honesto comigo, com Deus e com as pessoas, livre de presunção, vivendo segundo os valores que creio e sendo vulnerável com aqueles que me ferem ou firo, confessando também minhas tentações e meus sentimentos.

ORAÇÃO

Obrigado Jesus por essa palavra santa e abençoadora. Guarde o meu coração em Ti. Me dê discernimento para não deixar que a natureza velha me leve a uma vida de familiarização a ponto de ser presunçoso, negociando meus valores e não sendo vulnerável. Ajuda-me a sempre assumir minhas responsabilidades. Que a mesma consciência em Abimeleque de que ele pecava contra o Senhor, antes de pecar contra Abraão seja também a minha consciência. Grato por essa palavra.