quinta-feira, 7 de abril de 2016

Mensagem: Igreja vitoriosa - A igreja em oração

Igreja vitoriosa - A Igreja em oração
Atos 4:23-31

Graça e paz irmãs e irmãos em Cristo. Nós queremos refletir sobre uma igreja vitoriosa. Queremos ser uma igreja prevalecente neste mundo. Estamos com muitos desafios pela frente. Queremos ver conversões. Queremos multiplicar mais discípulos. Queremos multiplicar igrejas. Queremos gerar e enviar missionários. Queremos gerar mais líderes. Queremos multiplicar as células. Queremos concluir a reforma. Queremos construir um novo prédio. Precisamos de recursos de toda natureza.
Cada um de nós tem anseios pessoais e grandes desafios a enfrentar. Temos alvos para nós mesmos que parecem impossíveis. Como chegar lá?

A passagem aqui mencionada é um relato da perseguição que os apóstolos estavam sofrendo. Pedro e João foram presos e interrogados pelo Sinédrio, uma espécie de Supremo Tribunal Federal dos judeus nos tempos de Jesus que era composta de 71 membros, a saber, escribas, anciãos, membros das famílias dos sumo-sacerdotes, o presidente da assembléia.
Pedro e João foram proibidos de falar de Jesus (Atos 4:18) e foram ameaçados (Atos 4:21). Preliminarmente gostaria de observar que: a)Após a cura do coxo e a pregação do evangelho, os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus prendem Pedro e João (Atos 4:1-4). O que podemos aprender? Os líderes e todas as pessoas que estão influenciando e frutificando sofrerão algum tipo de resistência. Estamos numa guerra, que apesar de vencida, ainda enfrentaremos batalhas e ataques. É como na batalha da Normandia, quando os aliados em 06/06/1944 invadem e vencem o exercito nazista naquele lugar ficando conhecido como o dia “D”. Ali a guerra foi ganha, mas houve outras batalhas até que o inimigo se desse por vencido. b)Pedro e João compartilham com a igreja as ameaças (Atos 4:23). O que podemos aprender? Devemos compartilhar com as nossas células e irmãos na fé acerca das resistências que enfrentamos.

Diante dos desafios que a igreja primitiva nas casas está sofrendo, as ameaças e proibições, bem como seus líderes sendo perseguido, qual é a reação mais sensata? O que podemos fazer diante dos desafios impostos a nós que relatei no início dessa mensagem? Vamos aprender com a igreja primitiva:

1.Uma igreja vitoriosa é unida em oração (v.24-28)
A igreja “unânimes, levantaram a voz a Deus...”. Perceba que é um cenário de guerra para a igreja primitiva. Apesar do expressivo número de convertidos, a igreja continua sendo minoria marginalizada. Os religiosos da época que detinham todo o poder político e as leis, não davam alternativa aos líderes e à própria igreja. O que fazer quando não se sabe o que fazer?
Unanimidade em direção ao Senhor – Há um ensinamento de Jesus que é muito claro. “Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e casa sobre casa cairá.” (Lucas 11:17). Essa expressão unânime é o mesmo que dizer: com uma mente, de acordo comum, com uma paixão. De 12 vezes que essa palavra aparece em Atos, 10 delas nos ajuda a entender a singularidade da comunidade cristã em seus primórdios. Ela é um composto de duas palavras no original que significam “impedir” e “em uníssono”. Denota tanto a força de um exército quanto a orquestra em perfeita harmonia. I. Como exército – a igreja tem soldados valentes. Como um só homem, em unidade no poder do Senhor ela avança sob a direção do general Jesus contra as portas do inferno. É a oração feita em concordância com o mais profundo anseio da alma da coletividade.  II. Como orquestra – Igual aos instrumentos tocados sob a direção de um maestro, assim o Espírito Santo harmoniza as vidas dos membros da igreja.
Perceba que o que regia a igreja primitiva era estar sob a direção do General e sob a condução do maestro Espírito Santo. A oração deles começa da seguinte forma: “Tu Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o amor e tudo o que neles há.” Quando não se sabe o que fazer, com unanimidade a igreja se volta para o Cabeça e soberano sobre todas as coisas. Eles reconhecem o propósito de Deus nas perseguições e adversidades e com o olhar nelas, é que eles oram. “teu propósito predeterminaram.Não se trata de unanimidade na forma do que fazer, mas unanimidade em direção àquele que sabe o que fazer porque Ele é soberano sobre tudo e todos e que para tudo tem um propósito específico. A Romênia vivia debaixo de um regime comunista sob a liderança de Nicolae Ceausescu, bárbaro e assassino. Entretanto, Deus libertou a Romênia em apenas 10 dias. Deus usou uma igreja de 80 membros para desencadear essa revolução. Em 15/12/1989, a polícia secreta cerca a casa do pastor daquela igreja para expulsa-lo da cidade. Os 80 membros fizeram um cordão de isolamento em volta daquela casa e a polícia mandou buscar reforços. Todos os crentes da cidade se mobilizaram. A polícia chegou atirando em todos. Naquela mesma noite uma jovem saiu gritando pelas ruas: “Deus existe! Deus existe! Deus existe! Liberdade! Liberdade! Liberdade!” Aquele grito alcançou o coração da nação e em 25/12/1989 havia 100.000 crentes na capital romena lideradas pelos seus pastores que estavam na praça a plenos pulmões unânimes: “Deus existe! Deus existe! Deus existe! Liberdade! Liberdade! Liberdade!” e o regime caiu. Deus responde a uma igreja, a uma célula, a uma família unânime na oração, com a mesma paixão e que confia Nele como o grande condutor da história.

2.Uma igreja vitoriosa entrega a Deus seus desafios para não paralisar (v.29-30)
a)”agora, Senhor, olha para as suas ameaças...” (v.29). A igreja primitiva se viu ameaçada, porém, sua reação foi a mais correta. Ameaçar a igreja de Cristo é ameaçar o próprio Cristo. Pode alguém ameaçar a Cristo, o Cabeça da igreja? Você consegue perceber que não estamos sozinhos em hipótese alguma? Igreja, Deus tem me falado muito sobre fé nesses dias. Quando não há fé surgem o medo e a incredulidade. O sinédrio quisera paralisar os apóstolos e a igreja, ameaçando-os. A insegurança (que é estar dominado por algum tipo de medo), o medo, a ansiedade, a incredulidade são sentimentos que surgem quando de alguma forma nos vemos ameaçados e esses sentimentos têm o poder de nos paralisar, pois, são fatores incapacitantes. Logo pensamos que não somos capazes, que não conseguiremos e que não avançaremos. Quais são os desafios que você encontra hoje e se tornam fatores incapacitantes, ou instrumentos de paralisia? Se Jesus tivesse dado ouvido às ameaças e não ao Pai, os discípulos não seriam chamados, a igreja não teria se expandido e nós não estaríamos aqui. O que quero dizer? Se dermos lugar à incredulidade, à insegurança, e às ameaças, não teremos legado e não promoveremos a glória de Deus. Houve um homem de fé chamado Jorge Müller. Ele sustentou um orfanato com 2.000 crianças sem um tostão se quer. Certa vez um homem chamado Dr Pierson se hospedou no orfanato, ao passo que Jorge lhe disse que não havia nada o que comer na manhã seguinte. Jorge o convidou para orar e confiar na provisão de Deus. Na manhã seguinte a alimentação já estava suprida em abundância para todos do orfanato e ambos não sabiam como aquilo havia acontecido. Quando perguntando sobre como adquirir tamanha fé, Müller respondeu: 1) Lendo a Bíblia e meditando sobre o texto lido, chega-se a conhecer a Deus, por meio da oração; 2) Procurar manter um coração puro e uma boa consciência; 3) Se desejamos que a nossa fé cresça, não devemos evitar aquilo que a prove e por meio do qual ela seja fortalecida. Quais são as ameaças que você vê na sua célula? Falta de líder em treinamento? Falta de anfitrião? E no seu ministério? É a falta de recursos? É na sua vida? É a crise econômica? É o desemprego? Deus nos convida a viver por fé. Ele nos chama a caminhar de joelhos.
Em II Reis 6:8-23 podemos ler o relato em que o Rei a Síria manda um exército para capturar e matar Eliseu. Seu moço se desespera. Eliseu então lhe responde: “Não temas, porque mais são os estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos o moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” Vamos pedir ao Senhor neste dia: “Senhor, abra os meus olhos.”
b) “concede aos teus servos que anunciem com toda intrepidez a tua palavra”. (v.29) Outro elemento essencial nessa oração é o pedido que eles fazem. Jesus disse: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14:13. Sugiro que você vá à Bíblia e leia o verso 12 também. A igreja primitiva ora a vontade de Deus e esse é o segredo. É vontade de Deus que sua obra prospere e avence. Mas, como saber a vontade de Deus? Como ter orações respondidas na direção da obra de Deus e não paralisar diante dos obstáculos e ameaças que surgem? Volto-me mais uma vez a Jorge Müller que uma vez questionado sobre isso, ao que respondeu: 1) Procuro manter o coração em tal estado que ele não tenha qualquer vontade própria no caso. De dez problemas, já temos a solução de nove, quando conseguimos ter um coração entregue para fazer a vontade do Senhor, seja essa qual for. Quando chegamos verdadeiramente a tal ponto, estamos, quase sempre, perto de saber qual é a sua vontade; 2) Tenho um coração entregue para fazer a vontade do Senhor, não deixo o resultado ao mero sentimento ou a uma simples impressão. Se o faço, fico sujeito a grandes enganos; 3) Procuro a vontade do Espírito de Deus por meio da sua Palavra. É essencial que o Espírito e a Palavra acompanhem um ao outro. Se eu olhar para o Espírito, sem a Palavra, fico sujeito, também, a grandes ilusões; 4) Depois considero as circunstâncias providenciais. Essas, ao lado da Palavra de Deus e do seu Espírito, indicam claramente a sua vontade. 5) Peço a Deus em oração que me revele sua própria vontade. 6) Assim depois de orar a Deus, estudar a Palavra e refletir, chego à melhor resolução deliberada que posso com a minha capacidade e conhecimento; se eu continuar a sentir paz, no caso, depois de duas ou três petições mais, sigo conforme essa direção.
Deus é a fonte de toda ousadia, intrepidez e coragem que você e eu precisamos. Deus é a fonte de todos os recursos que precisamos. Por isso, precisamos orar.

3.A igreja vitoriosa é cheia do Espírito Santo (v.31)
Deus quer uma igreja cheia do Seu Espírito. O que é uma igreja cheia do Espírito Santo? É uma igreja onde Deus habita (João 14:17). É uma igreja onde não há engano e não se esquece das palavras de Jesus (João 14:26). São crentes andando no Espírito com a visão de Deus e não dão lugar à carne (Gálatas 5:16). É um povo com intrepidez e que anuncia a Palavra de Deus. É um povo dominado pelo amor, pela alegria, pela paz, pela longanimidade, pela benignidade, pela bondade, pela mansidão e pelo domínio próprio (Gálatas 5:22-23). É uma igreja que fala das maravilhas de Deus a todos os povos (Atos 2:1-4). É uma igreja cheia de autoridade (Atos 4:8). A igreja primitiva foi cheia de autoridade porque cultivava uma vida de oração e fé, elementos essenciais para uma vida no poder do Espírito. Igreja de Cristo, dê lugar ao Espírito de Deus. Orem em suas células, orem em suas casas, orem todo o tempo! Orai sem cessar (I Tessalonicenses 5:17).

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário