segunda-feira, 11 de abril de 2016

Habilitado para exercer o ministério!

Habilitado para exercer o ministério!
II Timóteo 3:14-17

Lembro-me quando fui tirar a minha carta de motorista. Primeiramente precisei fazer as aulas teóricas, decorar placas, assistir a vídeos de trânsito e fazer a prova teórica no DETRAN. Eu estava mesmo ansioso para dirigir.
Então, comecei a aula prática. Não era fácil achar o tempo da embreagem. Meu maior receio era não calcular devidamente o espaço entre os veículos. Mas, o sucesso estava em ouvir tudo o que o professor tinha a me dizer. Com sua experiência, orientou-me, passou-me segurança e todas as dicas necessárias para ser um bom motorista.
A maior alegria foi receber minha carta de motorista. Finalmente, habilitado para dirigir.

Paulo escreve a Timóteo e no trecho em questão é descrito sobre as sagradas escrituras. No último verso é revelado o resultado que as Escrituras produzem. Uma pessoa de Deus perfeita e perfeitamente habilitada para toda boa obra. Assim como tirar uma licença que o habilita para ser um condutor, há condições e um tempo necessário com as escrituras para torná-lo perfeito e perfeitamente habilitado.

1.O habilitado permanece naquilo que aprendeu (v.14)
Nunca quis aprender a dirigir fora de uma auto-escola porque sempre me disseram que eu poderia criar vícios difíceis de serem deixados de lado. Portanto, quando recebi minha habilitação eu fazia e ainda procuro fazer como meu professor me ensinou. Às vezes dou uma “escapada”, mas no geral mantenho-me. Já fui chamado de “caxias”, isto é, de “certinho” quando estou dirigindo. Mas, permanecer naquilo que aprendi nas leis de trânsito e segui-los tem me dado segurança e domínio. Mantém-me próximo da essência do que é ser um bom motorista.
Não penso que seja diferente no ministério. Timóteo permanecendo naquilo que aprendeu o manteve contínuo, sem variações, com mínimas possibilidades de erro, pois, teve uma referência que preservava a essência de sua vocação.
Apesar de crescer no conhecimento através do academicismo teológico, sempre fiz questão de não perder de vista aquilo que aprendi nos primeiros passos. Paulo fala exatamente isso para Timóteo. Ouço Paulo dizendo: “Timóteo, não perca a sua referência. Se lembre de quem você aprendeu e o que você aprendeu desde pequeno.”
Não ignoro todo o conhecimento adquirido, mas luto para não perder a essência, os primeiros passos que foram importantes e o meio pelo qual recebi convicção de minha vocação.

2.O habilitado é sábio para a salvação (v.15)
Para que serve as leis de trânsito? Para nos tornar sábios no trânsito mantendo a ordem e preservando a vida. Salvação é obra de Deus e uma constante na vida do homem de Deus. Ele é salvo e está sendo salvo, pois, se trata da restauração da imagem de Deus nele, isto é, o processo de santificação como evidência de um relacionamento com Deus. Salvação é a possibilidade de em Cristo Jesus relacionar-se com o Pai, em um processo de contínua transformação do nosso ser para sermos conforme a imagem de Seu Filho Jesus Cristo. Santidade é preservação da vida. As escrituras nos mantém puro. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17).
Uma pessoa habilitada para o ministério é santificada, vive em harmonia com Deus e preserva a vida. O conhecimento de Deus a mantém por meio das Escrituras desenvolvendo a sua salvação, isto é, o mantém livre do poder e do prazer de pecar e o aponta em direção a Deus. O livra de errar. Preserva a vida “no trânsito”. Ele tem entendimento divino. É sabedoria de Deus para viver nessa vida em plena comunhão com Deus. Como poderei exercer o ministério e instruir a outros se não vivo o que ensino? Ensinar outras pessoas a dirigir, mas eu mesmo com minha carta vencida, sem autorização legal para fazê-lo é um problema.

3.O habilitado submeteu-se ao método de formação das Escrituras (v.16)
Meu professor da auto-escola me ensinou, me repreendeu, me corrigiu e me educou na condução do veículo dentro das leis de trânsito. Fui reprovado duas vezes até ter minha habilitação. A baliza foi muito difícil, além de esquecer algumas setas.
O homem de Deus perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra se submeteu ao método de formação das Escrituras.
Perfeito nesta passagem significa ter uma aptitude especial para determinada prática ou atividade. A obra de Deus é excelente e precisa de homens e mulheres de Deus apto a altura.
Não se trata meramente de como fazer. Pregadores existem aos milhares. Dirigentes de cultos existem aos milhares de milhares. Plantadores de igrejas também.
O que define uma pessoa apta para o ministério? Bom, voltemos ao exemplo de um motorista apto.
Um motorista habilitado não é aquele que corre a mais de 120 km/h numa via de 60 km/h só para provar que sabe dirigir sem causar acidentes numa via de 60 km/h. Pelo contrário, um motorista habilitado é aquele que sabe conduzir um veículo a 120 km/h respeitando a via andando no seu limite. Ele preservou a essência! Ele foi ensinado, pois teve e tem um espírito ensinável. Está sempre pronto a aprender e não se fecha no seu conhecimento. Aceitou a repreensão, isto é, foi provado e testado mais de uma vez até aprender o jeito certo se submetendo ao teste. Como eu detestava ter que fazer a baliza mais de uma vez. Mas, precisei ser testado, provado naquilo que eu tinha muita dificuldade. Depois, fiz a prova. Fui reprovado duas vezes no teste e corrigido pelo meu professor quando este procurou me ensinar o modo correto e não cometer mais erros. Fui educado na justiça, isto é, nas leis de trânsito.
Quando ensinado, repreendido (testado e provado), corrigido (reprovado e ensinado a fazer do modo certo), educado nas leis de trânsito, então fui habilitado.
O que define uma pessoa apta para o ministério?
Uma pessoa apta para o ministério, além de vocacionada, tem espírito ensinável. Mesmo sabendo dirigir, se senta ao lado do professor para receber a sua habilitação. Ela pode saber mais que o professor (pessoas que lhe ensinam e modelam, além da comunidade que também nos ensina e modela), mas se submete ao ensino, à repreensão, à correção e educação. Então, verdadeiramente saberão que ele ou ela é um homem ou mulher de Deus com aptidão especial para exercer o ministério. 
Não se trata de como ele faz, mas de quem ele se tornou e Paulo está dizendo para Timóteo - "não tire os olhos das Escrituras". "Não se encante com a forma, mas mantenha-se na essência." "Não se trata em simplesmente saber fazer, mas ser." "Por isso, gaste tempo com aquilo que é essência". 
Eu diria que estar habilitado é voltar-se sempre para o manual, se auto-avaliando e preservando a essência. 
Durante algum tempo me via frustrado no ministério e esgotado emocionalmente. Aprendi que o caminho é não tirar os olhos da essência, isto é, manter a paixão acesa em por meio do contínuo contato com as Escrituras sempre sendo zeloso para aprender com quem quer que seja, nunca apoiando-me no meu próprio entendimento e vivendo sob o poder da graça daquele que define a minha agenda. Assim, por Ele, sou habilitado.

Como está a tua habilitação?

No amor de Cristo,
Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário