terça-feira, 12 de maio de 2009

Para ser um discípulo de Cristo - "Bem-aventurados os mansos..."

"...pois eles herdarão a terra."
A palavra "manso" ou "humilde" refere-se a uma ATITUDE e não a um sentimento. Esta atitude se expressa na submissão às ofensas, livre de malícia e de desejo de vingança. Submissão sem reservas.
Jesus submeteu-se ao caminho da cruz e ao chegar lá, humilhado e castigado orou ao pai dizendo: "Pai, perdoa-lhes pois não sabem o que fazem." Jesus poderia ter pedido ao Pai que fuminasse a todos os presentes que consentiam em sua morte, mas ele estava livre do desejo de vingança. Ele foi submisso!
O Senhor submeteu-se ao Pai ao aceitar beber do cálice, mesmo que contrariado a ponto de lutar e pedir ao Pai: "Afasta de mim este cálice".
O verdadeiro discípulo tem um espírito submisso, pois, sabe onde está a sua recompensa e o seu reconhecimento e por isso é mais que feliz.
Aplicando esse conhecimento no nosso dia-a-dia aceitaremos as palavras do apóstolo Paulo que escreveu:
"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente (submisso; manso) até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." Fp 4:5-11
O discípulo de Cristo importa-se com o outro ainda que tenha que perder, pois, sabe que ganhará em Cristo o seu galardão.
A mensagem da cruz É PARADOXAL, pois, abrimos muitas vezes mão do nosso direito para prevalecer a do outro sem mágoas ou ressentimentos, apenas para ser SERVO, tal qual Jesus Cristo e não é assim? Quem quer ser servido que sirva? Quem quiser ser o primeiro que seja o último? Jesus, aquele que herdou a terra por ser submisso à vontade de Deus ainda que para isso fosse necessário anular-se até na mais humilhante maneira de morrer, a CRUZ.
Pense comigo:
1) Vocé um discípulo de Cristo?
2) Você é submisso à vontade de Deus, ainda que seu EU seja contrariado?
3 Você está disposto a crucificar seu EU para prevalecer a do outro?
4) Você é vingativo?
Teremos uma recompensa: herdaremos a terra e por isso, somos mais que felizes!
"Bem aventurados os mansos, pois eles herdarão a terra." MT 5:5