terça-feira, 1 de setembro de 2015

Declarando-se incapaz. Quando o menos é mais. - SÉRIE: Vida Abundante

Declarando-se incapaz. Quando o menos é mais!
Jeremias 1:1-12

Amadas irmãs e amados irmãos, graça e paz. Estamos no último mês da série sobre “igreja: uma comunidade de discípulos”. Quero compartilhar com vocês acerca da vida abundante que Jesus tem para seus discípulos. Jesus tem vida abundante para você.
Abundante significa algo que é mais do que necessário, que excede, que é superior, extraordinário, mais excelente, enfim, abundante.
Em termos práticos, a vida abundante consiste em experimentar, isto é, viver na prática a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12:2). Vida abundante é quando temos clareza e vivenciamos os propósitos de Deus para as nossas vidas. Ser realizado em Deus é o segredo da vida abundante. Por isso, veremos na vida do profeta Jeremias como se dá essa vida plena ao viver a vontade de Deus e ser uma pessoa inteiramente realizada em Deus mesmo vivendo situações adversas.
A vida abundante de Jeremias começa no seu chamamento divino. Quando ele se declara incapaz ao ver que não tinha muito que oferecer, além de uma imaturidade e despreparo.

1.Deus chama homens e mulheres limitados para viverem o chamado ilimitado (v.1-5)
I.O chamado é um desafio à situação atual (v.1-3)
a) A situação atual de Jeremias é confortável (v.1). Ele é sacerdote de berço em Judá, pois, é filho de Hilquias. O sacerdócio naqueles tempos conferia certo status social. Jeremias tinha seu futuro estável garantido e ele não precisaria fazer nada a não ser servir a Deus e ao povo como sacerdote. Porém, Deus chama Jeremias para algo mais desafiador. Ele é chamado para ser profeta. Deixará de ser alguém que goza de aprovação do povo para ser voz de Deus para o povo. Nisso consiste a vida abundante. Exceder! Viver o extraordinário de Deus. Sair da zona de conforto para algo mais excelente aos olhos de Deus.
b) A situação atual de Judá não é favorável (v.2-3). Jeremias viverá para ver e profetizar sobre o cativeiro babilônico. Ele é contemporâneo do rei Jeoaquim. “Fez ele o que era mau perante o Senhor, conforme tudo quanto fizera seu pai.” (II Reis 24:9). Observe a palavra exílio no verso 3. Jeremias será boca de Deus no cativeiro babilônico.
Portanto, viver o chamado de Deus, de fato, é sair da zona de conforto e trazer a luz de Deus onde há trevas. Significa ser instrumento de Deus para marcar pessoas e lugares. Ser um homem e uma mulher cheio de limitações, mas que viverá o poder ilimitado de Deus. Assim foi com Moisés, com Gideão, com Débora, com Ester, com os apóstolos. Se você é um discípulo ou uma discípula de Cristo, Deus tem um chamado para você viver uma vida abundante no seu grandioso poder.

II.O chamado é a carreira de Deus para a sua vida. (v.4-5)
Deus tem um propósito para a sua vida desde a eternidade. Deus conhece, percebe Jeremias antes mesmo de ele ser gerado no ventre de sua mãe. Portanto, antes mesmo de existirmos Deus já tem um propósito para as nossas vidas. O que vem de Deus é o melhor. A Palavra de Deus afirma em Efésios 1:4-6; 11-12 que em Cristo, desde a fundação do mundo, Deus tem um propósito para nós. Vejo muitas pessoas carregando palavras de derrota. Elas aceitaram palavras de destruição que feriram seu emocional com traumas. Palavras como: “Você nunca vai será ninguém”. “Você é burro”. “Você é inútil”. “Você vai sofrer para sempre”. Mas hoje Deus revela na sua Palavra que nada disso é verdade. Você nasceu para viver os propósitos eternos de Deus para a sua vida. Você é o que a Bíblia diz que você é. Você tem o que a Bíblia diz que você tem. Você é a imagem e a semelhança de Deus, recriado à imagem de Cristo. Você é nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. Deus o consagrou para Ele. Consagrar significa separar para um objetivo. Fomos criados para servir aos propósitos de Deus. Esse é o caminho da vida abundante. Gideão foi separado por Deus para livrar os israelitas das mãos dos midianitas e ao olhar para si disse: “Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor da casa de meu pai” (Juizes 6:15). Em outras palavras Gideão disse: “eu não sou ninguém”. Mas, o valor de Gideão, bem como o de Jeremias e o seu valor não está na sua condição social, na sua formação acadêmica, nos idiomas que você domina ou em qualquer habilidade humana, mas seu valor está em Deus. Ele te separou para viver um chamado ilimitado. Declare sua incapacidade, mas saiba que para Deus o menos é mais.

2.Deus chama homens e mulheres limitados para viverem o chamado confiados no Seu poder (v.6-12)
O poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza, isto é, nas nossas limitações. É isso que Deus revela a Jeremias. Como podemos confiar em Deus para viver o seu chamado para as nossas vidas?
I.Confie que você foi feito filho de Deus – você foi levantado por Deus (v.7)
Jeremias declarou sua confiança em que Deus o chamara para a missão ainda antes de formá-lo no ventre da mãe. Todas as vezes que você chega diante do espelho sempre tende a olhar apenas o que não está bom. Você se preocupa com a sua imagem e com o que as pessoas verão em você. É por isso que muitas pessoas não fazem a vontade de Deus e não tem uma vida abundante. Elas sempre estão olhando no espelho. Jeremias olhou no espelho e disse “não passo de uma criança” (v.6). Sua confiança deve estar no fato de você ter sido feito por Deus (João 1:12). Você veio de Deus e Ele enviou o Seu Filho por você. Você pode ter o mesmo tipo de confiança se, em vez de olhar no espelho, começar a olhar para Deus. Veja quem você é em Deus. “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor. Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” (Jeremias 17:5-6) Quem não confia em Deus e deseja viver segundo as suas forças tem uma vida sem graça e ela é seca. Porém, “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano a sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” (Jeremias 17:7-8). Se você confia em Deus e descansa Nele, sua vida é abundante. Seu chamado é abençoado. Só os filhos de Deus experimentam uma vida de poder!

II.Confie que todas as coisas e circunstâncias estão sob o poder de Deus (v.7-10)
a.“Tudo quanto eu te mandar falarás” – Os que obedecem ao chamado de Deus e que declaram sua incapacidade recebem poder do Espírito Santo. Fazemos a obra de Deus com Ele. Seu Espírito nos faz lembrar de todas as coisas. Jesus disse: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. (João 14:26). “Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer.” (Lucas 12:12)
b. “Eu sou contigo para te livrar” – Deus promete a Jeremias proteção no exercício do seu chamado. Jesus disse o mesmo aos seus discípulos: “Eis que vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.” (Lucas 10:19)
c. “hoje te constituo sobre as nações” – Deus põe Jeremias como autoridade sobre as nações. Não foi o mesmo que Jesus fez conosco em Mateus 28:18-20? “Vão e façam discípulos de todas as nações...” . A autoridade da igreja está no nome de Jesus. Em nome Dele somos seus embaixadores. Veja comigo Efésios 1:20-23.
Portanto meu irmão e minha irmã, confie no poder de Deus para exercer o seu chamado. Aos que Ele chama para uma missão divina, Ele provê os recursos necessários ao cumprimento da missão. A obra é Dele e o poder vem Dele. Isso é vida abundante! Isso é viver quando o menos é mais.

3.Deus chama homens e mulheres limitados para viverem o chamado confiados na Sua Palavra (v.11-12)
Deus concede a Jeremias uma visão. Ele vê a vara de uma amendoeira e imediatamente Deus afirma que vela para cumprir a Sua Palavra. A palavra amendoeira em hebraico é da mesma raiz da palavra “velar” que significa estar despertado, acordado, estar vigilante sobre, estar alerta, isto é, velar. Por que Jeremias poderia confiar em cumprir o chamado de Deus? Porque Deus não dorme sob a Sua Palavra. Ele não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender. Por que podemos confiar na Palavra de Deus e cumprir o chamado? Um chamado baseado na Palavra é poderoso porque, confiados na Palavra de Deus, assim como a vara da amendoeira:
a)Aquilo que está seco pode florescer (Números 17:8 / Ezequiel 37)
A Bíblia diz que a vara de Arão floresceu. A vara era de uma amendoeira. Na visão do profeta Ezequiel, sob a Palavra de Deus, aquilo que estava sequíssimo e sem vida tornou-se um exército sobremodo numeroso.
b)O seu fruto é contínuo (Exodo 25:33-34)
A amendoeira é uma árvore em Israel que dá fruto o ano inteiro. Quem vive um ministério sob a Palavra de Deus e nela permanece, será sempre frutífero. Mesmo em tempos de sequidão dará frutos. Vive o Salmo 1. “Medita na palavra dia e noite e no devido tempo dá o seu fruto”. O candelabro que foi posto no tabernáculo tinha as bocas das sete hastes em forma de amêndoas para receber o azeite e iluminar (velar) todo o tempo. Seu fruto é contínuo. O crente cheio do Espírito Santo, enxertado em Cristo é como essa amêndoa, isto é um, um receptáculo do poder de Deus e sempre frutificará.
c) Pode ter a certeza de vitória ainda que passe por lutas (Salmo 126)
A amendoeira floresce ainda no inverno. O inverno frio não deixa a amendoeira tímida. Ela floresce e é sinal de fruto. Há esperança na adversidade. Há certeza de vitória na luta.

Você se vê incapaz? Confie que o menos é mais nas mãos de Deus. Você quer vida abundante? Viva o chamado de Deus.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor

Devocional 01/09/2015 - Radicalize com o pecado. Preserve a aliança com Deus!

TEMA: Radicalize com o pecado. Preserve a aliança com Deus!
TEXTO: "Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus, de que despediremos todas as mulheres e os seus filhos, segundo o conselho do Senhor e o dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se segundo a Lei." Esdras 10:3

OBSERVAÇÃO
Passagem que impacta. Esdras chora diante da Casa de Deus devido à transgressão dos israelitas ao se casarem com estrangeiras. Os homens reconhecem seu pecado e decidem despedir esposas e filhos para fazerem aliança com Deus e observar a Lei. Eles são radicais com o pecado e decidem cumprir a aliança. Não estar em contato com a Lei os fez aceitar como normal o pecado.

PRÁTICA
O desejo de ter aliança com Deus é mais forte do que qualquer coisa. Não dá para ter aliança com Deus e violá-la ao mesmo tempo. Eles radicalizam com aquilo que os faz inimigos da aliança (Deuteronômio 7:1-5). De semelhante modo, faço uma análise em meu coração hoje, pois, a aliança é no coração e ele não pode estar dividido com nada e nem mesmo tolerando o pecado.Não dá para ter aliança com Deus e com o pecado, violando a nova aliança. Viver na graça não me dá autorização para viver dividido. O meu amor a Deus deve ser mais forte, pois, aliança não se pode violar. Radicalizo com o pecado!

ORAÇÃO
Querido Pai, sonda o meu coração. Dá-me discernimento para que meu coração seja guardado na Tua Palavra. Que o pecado não seja comum para mim. Quero preservar minha aliança contigo em Cristo.