domingo, 12 de setembro de 2021

O CONHECIMENTO MAIS PODEROSO DO MUNDO - SÉRIE REDESCUBRA O SEU PROPÓSITO...

O CONHECIMENTO MAIS PODEROSO DO MUNDO – PARTE 1 EFÉSIOS 1:15-23

 O CONHECIMENTO MAIS PODEROSO DO MUNDO – PARTE 1

EFÉSIOS 1:15-23

Vi uma frase que diz: O conhecimento transforma e dá sentido à vida. Aquele que não busca conhecer o mundo e se conhecer desperdiça o que há de mais nobre na existência. Se o conhecimento transforma e dá sentido à vida e quem não busca conhecer o mundo e se conhecer, desperdiça o que há de mais nobre na existência, por que, apesar dos grandes ganhos do conhecimento, ainda há filósofos e ateus que continuam se suicidando? Por que até mesmo pastores que dizem deter o conhecimento de Deus, exploram fiéis e esses mesmos fiéis se deixam explorar? Por que na França, berço da filosofia moderna, tem uma das maiores taxas de suicídio entre os jovens de 15 a 24 anos? A grande contradição é que em pleno século XXI, a era do conhecimento e da informação, o ser humano continua egoísta, o planeta está ficando cada vez mais quente, os países de primeiro mundo estão cada vez mais ricos e os países pobres ficam cada vez mais pobres.

Eu afirmo que o que falta a essas pessoas e ao nosso mundo é o conhecimento mais poderoso do mundo. O conhecimento genuinamente transformador e que pode mudar o nosso mundo.

Após uma expressão de louvor a Deus pelas bençãos espirituais concedidas por Deus, as bençãos do Pai, as bençãos do Filho e as bençãos do Espírito Santo, Paulo faz uma oração a Deus em favor dos crentes de Éfeso e regiões e faz alguns pedidos espetaculares. No final do verso 17 ele dirá: “Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento Dele e no verso 18 ele pede que Deus “[...] ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam [...]. Paulo ora para que os efésios recebam o conhecimento mais poderoso do mundo e por algumas razões que veremos nessa mensagem.

Espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento Dele. O que isso significa? Um conhecimento que Paulo adjetiva como PLENO! É possível alcançar o pleno conhecimento de Deus? Quais os resultados de alcançar o pleno conhecimento de Deus, o conhecimento mais poderoso do mundo?

Pleno conhecimento é a junção de duas palavras no grego “epi gnosis”. Epi significa “perto de” e gnosis significa “conhecimento mais profundo, mais perfeito e mais amplo”. Juntando essas duas palavras, “epignosis” temos a expressão “Pleno conhecimento” que significa “um conhecimento preciso e correto, através de um relacionamento íntimo com a Fonte desse conhecimento”.

Quando a Andrea e eu começamos a nos relacionar, nosso relacionamento não era preciso e correto. O primeiro passo foi dado. Começamos a ficar mais perto um do outro. Mas, com o passar dos anos, o nosso relacionamento foi ficando cada vez mais íntimo até nos casarmos. Foi no casamento, nesses 15 anos de relacionamento, que ela tem me conhecido e eu a ela. A pergunta é: “Estou preparado para me conhecer através da Andrea, assim como estou preparado para conhece-la?” Quanto mais íntimo é o relacionamento, tanto conheço o outro, quanto também me conheço mais porque o outro não vai deixar passar os meus pontos cegos. Quando Isaías teve um encontro com quem Deus é, no templo, Ele viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, viu a majestade de Deus e o resultado foi: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios”. (Isaías 6:1; 5)

Quanto mais um conhecimento preciso e correto com Deus, através de um relacionamento íntimo, mais eu me conheço e reconheço que preciso de mudança. E esse é o grande segredo para eu começar a ter uma experiência de união e comunhão com Deus. Zaqueu, um cobrador de impostos, diante da santidade de Jesus, deixou de ser um explorador do povo e restituiu àqueles que fraudou.

C S Lewis escreveu: “Como conhecer a Deus? É como a luz do sol que, embora não tenha favoritos, não pode refletir-se num espelho coberto de pó com a mesma luminosidade com que se reflete num espelho limpo”. Eu só posso conhecer mais de Deus, na medida em que, ao me aproximar Dele, sou como um espelho que está sendo limpo todos os dias e passo a ver Deus em todas as pequenas coisas da vida, pois, vejo o sol brilhando em minha vida e reflito esse sol na vida dos outros. Quem se aproxima de Deus e tem um relacionamento preciso e correto com Deus, experimentando um relacionamento profundo e transformador com Ele, passa a enxergá-lo no simples, no dia a dia. Uma pessoa me disse: “Eu estava lavando tapete com minhas filhas e esposa e senti uma profunda alegria e gratidão. Eu me vi pleno Deus nisso.” Outra pessoa me disse: “Quando eu faço comida para servir às pessoas, eu sinto profundamente a Presença de Deus”. Perceba que um relacionamento preciso e correto com Deus afeta diretamente as nossas relações de maneira a servirmos. Paulo nos diz como se dá esse pleno conhecimento: Pedindo a Deus espírito de sabedoria e de revelação”, ou seja, esse conhecimento não vem da mesma forma que a mente humana apreende certas verdades, mas simplesmente pela doação da parte de Deus. Isso resulta em iluminação nos olhos do coração ou entendimento! O centro de toda a nossa personalidade, recebe luz que dissipa toda treva. Ele abre nossos olhos cegos espirituais e nos capacita a ver e a compreender! O conhecimento mais poderoso do mundo nos fará perceber 3 coisas: 1. A esperança da nossa vocação; 2. A riqueza da sua glória na herança dos santos e; 3. Suprema grandeza do Seu poder sobre nós.

1.    A esperança da nossa vocação (v.18)

Quem chama, chama a algo e para algo. Qual é a esperança do nosso chamamento? No que consiste essa vocação, esse chamado?

a.Nos chamou para Cristo e para santidade.

Chamados à comunhão com Cristo. “Fiel é Deus, pelo qual vocês foram chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (I Coríntios 1:9). Deus o Pai quer que você e eu tenhamos uma profunda comunhão com Jesus porque o resultado dessa comunhão é uma vida frutífera manifestando o caráter de Seu Filho (João 15). O pleno conhecimento de Deus resulta em comunhão com Cristo.

Chamados à santidade. Como resultado dessa comunhão com Jesus, a santidade é o resultado dessa relação e não somente o alvo da vida cristã. Muita gente faz da santidade algo inalcançável e impossível. “Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem” (I Pedro 1:15). Se fosse impossível, Deus não nos daria essa ordem! A santidade é o reflexo inevitável daqueles que conheceram a Deus de maneira correta e profunda tal qual o profeta Isaías que recebe o toque purificador. O pleno conhecimento de Deus resulta em santidade, o conhecimento mais poderoso do mundo!

b.Nos chamou para liberdade e paz.

Chamados para a liberdade. “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão”. (Gálatas 5:1-2) Fomos livres do jugo da lei e do pecado. O pleno conhecimento de Deus resulta em liberdade!

Chamados para a paz. “Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo.” (Colossenses 3:15). Nessa era de tanta polarização política e discórdia até mesmo entre irmãos na fé e nas famílias, dificuldades de relacionamentos entre as pessoas por razões diversas, precisamos do pleno conhecimento de Deus para nos voltarmos a esse elemento de nossa vocação, a paz. O pleno conhecimento de Deus é p conhecimento mais poderoso do mundo.

c.Nos chamou para o sofrimento e para glória

Chamados para o sofrimento. “Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam seus passos”. (I Pedro 2:21). A pregação que temos ouvido nesses tempos tem suprimido a mensagem do sofrimento por causa de Cristo. Vejo esse movimento político das igrejas tentando evitar a perseguição a todo custo. Mas, se tivermos que sofrer por cauda de Cristo, saiba que o sofrer por Cristo faz parte da nossa vocação. Veja o que Paulo escreveu em Filipenses 1:27-30! Veja, não estou fazendo apologia ao sofrimento, mas deixando claro que quem tem o pleno conhecimento de Deus, tem seus olhos iluminados pela Palavra da Verdade, sabe que sofrer por causa de Cristo faz parte de sua vocação.

Chamados para a glória. Mas o sofrimento, antecede a glória!  “E o Deus de toda graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês.” (II Pedro 5:10). Aleluia! Pergunto a você: Qual foi o caminho que Cristo trilhou antes de ser entronizado em Sua glória? Ele passou pelo caminho da cruz. A cruz antecede a glória! Veja que isso não tem a ver só com a eternidade, mas tem a ver com cumprir o propósito de Deus aqui e agora. Você disse sim para ser um servo de Deus e tem enfrentado sofrimentos? Vá para a cruz, abrace o seu processo e você será aperfeiçoado, firmado, fortificado, fundamentado e a glória e Deus será manifesta em você.

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima