domingo, 5 de fevereiro de 2017

Sermão 05/02/2017 - O coração e a visão de Deus para a Sua criação

O coração e a visão de Deus para a Sua criação
I Coríntios 15:24-28

INTRODUÇÃO

Deus nos deu uma visão é um propósito. Estamos trabalhando com células, acompanhamos pessoas e fazemos visitas, projetos sociais como o Bom Combate, Ministrando com Artes e outros. Quando pensamos na obra de Deus e em tudo o que fazemos como igreja a até por meio das missões, é muito comum chegarmos à uma conclusão de que o nosso alvo é apenas ganhar pessoas para Cristo ou plantar igrejas.  Creia-me que é muito pouco pensar assim. De fato, cremos que Deus está salvando almas e preparando-as para o céu, mas isso não é uma definição adequada da missão da igreja e dos ministérios. Essa visão é muito limitada. Existe um propósito eterno muito mais amplo.
Então, devemos nos perguntar: “Qual é o coração e a visão de Deus para a sua criação?” Ou sintetizando esta pergunta: “Qual é o propósito de Deus para a Sua criação?” Fazendo esta pergunta, logo percebemos que missões, células visitas, ministérios etc não é um fim, mas o meio pelo qual a igreja cumpre este propósito.

Qual é o plano mestre de Deus? Qual é o coração e a visão de Deus para a sua criação? Paulo escreve aos coríntios: “Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” I Coríntios 15:28. O plano é que Deus possa ser glorificado ao unir todas as coisas em Cristo. A ideia chave aqui é RECONCILIAÇÃO. O plano de Deus é a restauração de sua criação, para reverter em realização gloriosa o dano provocado às pessoas e à natureza pela Queda.

Quando eu era criança tinha uma madrinha de batismo católico. Eu era muito abençoado por ela. Ganhava muitos presentes dela. 
Um dia ela me presenteou com um lego, aquele brinquedo cujas peças criam algo. Aquele especificamente era de uma casa com um homem e um carro. Aquele brinquedo realmente entretinha.
Cada peça tinha um formato específico e se encaixava de modo a dar a forma proposta. Junto às peças vinha uma espécie de plataforma verde que servia de base para colocar as peças iniciais e, então empilhar uma sobre as outras. Todas as peças vinham misturadas das mais variadas formas. Como eu gostava daquilo! Todas aquelas peças embaralhadas não estavam servindo ao propósito. Elas só estariam cumprindo o seu propósito se estivessem todas devidamente encaixadas uma sobre as outras naquela base verde. Mas, o que isso tem a ver com o propósito de Deus para a sua criação? Qual é o coração e a visão de Deus para a sua criação?

Vamos ver desde o início?
Gênesis 1:27-28 – A criação do homem
Como uma casa de LEGO construída em perfeita harmonia, assim era a criação. A brisa era suave, pois, o vento não existia para destruir. As planícies eram leves e a terra não era acidentada. O sol não era quente e nem ausente. Era na medida certa. Não havia pragas para as frutas. Todas as peças se encaixavam perfeitamente e o homem a desfrutava. Tudo o que Deus fez era bom e ao término de tudo viu Deus que era muito bom. Deus cria o homem à sua imagem e semelhança para se relacionar com Ele. O homem, criado à imagem de Deus foi dotado de vontade, foi dotado de liberdade, com capacidade de decidir entre o bem e o mal. Ao homem é cedido o domínio, o senhorio como um mordomo sobre tudo o que existe na criação. Sua tarefa seria dominar e sujeitar (senhorar) o mundo que Deus criou. Essa capacidade reflete a própria imagem de Deus no ser humano. Tudo era perfeito em plena harmonia com o Criador. Além disso, o homem deveria se multiplicar, isto é, multiplicar a imagem de Deus, a Sua glória. Também o homem deveria desfrutar da companhia de Deus. Não por acaso, o dia do descanso de Deus será o primeiro dia do homem. 

Gênesis 3:1-10 - Queda do homem
Entretanto o homem desobedece a Deus e quebra a sua relação com o Criador. Ele deseja ser regente no lugar do Criador e a semente do diabo, o orgulho é plantando em seu coração. 
Com isto, a imagem de Deus é corrompida. O homem perde o aspecto moral de Deus. Suas vontades, emoções e sentimentos se tornam egoístas e o homem usurpa da criação, e não age mais como um mordomo. O homem se esconde de Deus, isto é, ele foge da Presença de Deus.

Consequências da queda – Gênesis 3:10-19
Quebra da relação com Deus (v.10)
Desarmonia no matrimônio (v.12)
Desarmonia no ambiente (v.17-18)

Voltando à nossa casa de LEGO, podemos dizer que a casa foi desmontada e as peças foram espalhadas. Tudo está desorientado, mas a única que não se desfaz é a plataforma, a base. Ela permanece. 

Gênesis 3:15 - Há uma provisão de vitória para o mal
Porém, Deus não tem plano B. Seu propósito eterno era de que a criação deveria viver harmoniosamente e o homem em perfeita relação com Ele e o homem governando com Ele. Diante de todo aquele caos, somente a restauração, a recriação e o renascimento do homem por meio da redenção conseguida na cruz do Calvário poderiam recapacitá-lo, a fim de permitir-lhe participar do reino de Deus e, assim, anunciar a chegada desse glorioso reino a todas as nações. Deus planta uma semente do evangelho em Gênesis 3:15, ou o que chamamos de protótipo do Evangelho: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” 

Deus elege para seu propósito um povo a partir de Abraão para restabelecer a ordem
É como se Deus estivesse juntando as peças do LEGO uma a uma, para retomar a edificação da CASA. Ao longo da história as peças são reagrupadas com a eleição do povo de Deus, sua Aliança e a promessa da vinda de um messias.
Ele começa em Abraão e daqui já quero fazer um paralelo com o Novo Testamento para você entender claramente a base, o cerne que deve nortear a obra missionária biblicamente. 

Percebemos meus irmãos, que a eleição do povo de Israel é serviço ligado à salvação das nações. Desde Abraão, Moises, Davi reis e profetas, tudo culmina em Cristo. Ele é a revelação máxima de Deus. Cristo é o cumprimento da promessa de Deus a Abraão. Como está escrito em Gálatas: “para que a benção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” (Gálatas 3:8). “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.” (Gálatas 3:16). Ele vem para restaurar todas as coisas sob Seu domínio. Somos todos filhos de Abraão. Somos todos filhos da promessa, da aliança.

O coração e a visão de Deus para a sua criação é esta (I Pedro 2:1-10; Colossenses 1:13-23): A plataforma da casa está posta que é Cristo. Ele é a Pedra Angular rejeitada pelos homens, porém preciosa para Deus. Somos pedras edificadas umas sobre as outras nesse grande edifício espiritual. Recriados à imagem de Cristo, nascemos de novo e entramos no Seu Reino. Somos feitos sacerdotes reais, nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus tornando-nos coparticipantes não apenas da herança, mas da missão. Proclamamos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Como sacerdotes, Ele nos torna agora seus ministros. Somos ministros da reconciliação. Embaixadores do Seu Reino e trabalhamos para a edificação dessa Casa onde Ele habitará para sempre. Esse LEGO está ficando bonito porque está refletindo a beleza do Seu Criador, a começar em nós que em santidade nos parecemos com Seu Filho.

O coração e a visão de Deus para a Sua criação é esta (Efesios 1:3-6;13-14 / Efesios 2:19-22): Muito antes de Deus estabelecer os fundamentos da terra, ele já pensava e, nós e nos escolheu como alvo do Seu amor, para nos fazer completos e santos por meio desse amor. Há muito tempo ele decidiu nos adotar em sua família, por meio de Jesus Cristo. Agora em Cristo, depois de ouvir o Evangelho, estamos todos em casa. Aleluia! Temos o Espírito Santo habitando em nós.
Agora em Cristo não vivemos mais sem destino, como exilados. Este Reino de fé, agora, é a nossa casa, a nossa própria terra. Não somos mais estrangeiros e gente de fora. Nós pertencemos ao Reino de Deus, com todos os direitos que o nome de cristão permite. Deus está construindo uma casa. Ele usa a cada um de nós, colocando-nos pedra sobre pedra – um santo templo construído por Deus, todos nós incluídos Nele, um templo onde Deus está de fato em casa.

Portanto, tudo o que fazemos como igreja é uma tarefa cuja a essência deve ser a mesma de Paulo. Conduzir as nações à obediência (Romanos 16:26). Por isso Cristo morre, é sepultado e ressuscita ao terceiro dia para sermos adotados como filhos de Deus nessa grande família. Somos recriados à imagem e semelhança do Pai. 
O fundamento básico para toda missão da igreja é a humanidade original do ser humano como criatura e como filho de Deus e o desejo da parte de Deus é restabelecer esse relacionamento. As pessoas devem ver Cristo em nos e receber essa influência. Vivemos como cidadãos do Reino de Deus e estamos aqui para estabelecer o Reino de Deus.

O coração e a visão de Deus para a sua criação é este: “unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra”. (Efésios 1:10). Cristo é o que unifica tudo, ou seja, põe ordem no caos. Por isso, a mensagem central e a motivação de tudo o que somos e fazemos é Cristo pelo poder do Espírito Santo. 

Portanto, neste grande propósito de Deus de reconciliar todas as coisas em Cristo, cada peça no LEGO foi criada para cumprir um propósito. Somos chamamos a alcançar a perfeição dentro do projeto de Deus. Estando a peça desalinhada ou fora do brinquedo perde completamente a sua utilidade. Apenas estando sobre a base em união com as demais peças poderá alcançar a comunhão que há em Cristo. Eis aqui nossa tarefa missionária. Ajudar a reagrupar todas as peças para que cumpra o seu propósito. Escando a peça desconectada da base não há mais nada em que ela possa se encaixar com perfeição. Nós e tudo o que foi criado só cumpre seu propósito em Cristo Jesus.

Mas, ainda estamos no processo de edificação desse LEGO. Nós mesmos não vemos o todo dessa obra, pois, ainda estamos aqui. Mas, tal qual alguém que constrói uma casa, nós estamos vislumbrando a casa construída. Nesse grande propósito de Deus Paulo mesmo fala: “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.” (I Coríntios 13:12) Eis o processo de montagem. 

E para concluir, deixo minhas considerações finais sobre esse propósito eterno de Deus:
Compreenda que nosso objetivo como igreja é cumprir o que está no coração e na visão de Deus para a sua criação. Ele quer uma família, com muitos filhos, conforme a imagem do Seu Filho.

Deus quer uma grande família. Portanto, mais importante do que fazer coisas para Deus em missões, é gerar filhos à imagem de Cristo. É restabelecer a relação do homem com Deus. Se você bem observar, a Bíblia fala de pessoas adorando a Deus e não de coisas sendo entregues para Deus. Deus quer filhos! Desde o Eden o imperativo foi “Sede fecundos, crescei e multiplicai-vos”. O imperativo da Grande Comissão é: “Fazei discípulos de todas as nações”. Deus quer ver sua glória multiplicada na face de cada homem e mulher restaurado em Cristo, pois, àqueles que viriam a crer em Cristo, são chamados a serem conformes a imagem de seu Filho em santidade.

Por fim, no final de tudo, com a Casa Edificada, a imagem de Deus restaurada, restaurados ao domínio antes perdido na Queda, temos um retrato de como será o cumprimento do coração e da visão de Deus para a Sua Criação, na eternidade, em seu Reino plenamente estabelecido, antes afetada pela queda, agora plenamente restaurada. Abra comigo em Apocalipse 5:9-13 e Apocalipse 21. O conjunto da obra concluída aponta para Deus habitando (tabernaculando) com Seu povo. 

Uma palavra final - O Diabo quer nos tornar míopes em nossa visão de Reino. Deus o chama para sair do lugar onde você está, da cova das decepções, das frustrações, das expectativas frustradas. Levanta-te e resplandece (Isaías 60:1).

No amor de Cristo,
Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor