domingo, 21 de fevereiro de 2016

Sermão em áudio 21/02/2015 - Sinais de uma vida de intimidade

SINAIS DE UMA VIDA DE INTIMIDADE COM DEUS Êxodo 4:17

SINAIS DE UMA VIDA DE INTIMIDADE COM DEUS
Êxodo 4:17

Somos chamados à intimidade. Para todos que desejam responder a esse convite de Deus é necessário saber que há um preço. Esse preço é o custo da transparência, o custo de enfrentar desafios e às vezes o custo de viver experiências dificílimas que testam caráter e temperamento. Precisamos aceitar esses processos se queremos desenvolver intimidade com Deus. Nós nos encontramos com Deus justamente na aceitação dos custos.
A não aceitação desses preços é a superficialidade. A superficialidade gera relacionamentos quebrados, tendência de terminar mal, ansiedade e uma busca por sentido na vida fora de Deus. Há doutores, intelectualmente desenvolvidos e extremamente arrogantes que estão vazios. Buscam mais e mais conhecimento, mas não tem o temor de Deus que é o princípio do saber. Para que tanto conhecimento se este não me aproxima de Deus?
Da mesma forma, há muitos teólogos e líderes que dominam assuntos da Bíblia como ninguém, porém, se esse mesmo conhecimento não os aproxima de Deus e das pessoas, para nada serve.
Por isso, a intimidade do Senhor é para aqueles que o temem. Ela não é para os que confiam no seu intelecto, no seu dinheiro, na sua capacidade, nos seus talentos, mas é para aqueles que aprenderam a reconhecer que tudo isso provém Dele e é para Ele. Intimidade é produto da renúncia. Na vida de Moisés aprenderemos algumas lições preciosas sobre intimidade com Deus. Quem está numa crescente intimidade com Deus e tem encontro com Ele:

1.Vive por graça e poder e não por força humana (Êxodo 2:11-12; Êxodo 3:11-12)
As atitudes de Moisés revelam nossa crise. I.Força humana (fazer do meu jeito).a) Com uma ação limitada e morte. O descontentamento de Moisés é louvável, mas a sua ação é limitada. É o que ele pode fazer e pronto. A sua ação produz coisas ruins:1.Morte. Assim também acontece conosco, filhos de Deus, quando fazemos tudo na nossa vida do nosso jeito. Damos o nosso melhor, mas não é o suficiente. O resultado é sempre morte e fuga. Morte ministerial, morte espiritual, morte do chamado. Eu não aceito que alguém que viva como filho de Deus, aceite morte em alguma área da sua vida. Quem vive na graça de Deus, pode ter trabalho, pode ter família, pode ter ministério, mas nunca haverá morte, antes há vida de Deus fluindo em todas as áreas da vida dela. Onde está Deus aí há vida.2.Falta de identidade e fuga. Moisés nasceu hebreu, foi criado como egípcio e fugiu para o deserto. Quem era Moisés? Alguém cujo o passado o marcou tão profundamente que ele escolheu negá-lo. Essas experiências ruins da vida tem um objetivo, mas tem gente que escolhe fingir que o passado não existiu. Quando Moisés quis fazer do seu jeito, o resultado foi a revelação de quem ele era, alguém sem identidade e fuga. O mesmo ocorre conosco. Fazer do meu jeito revela falta de identidade e produz fuga. Quem é você? FILHO(A) DE DEUS. Essa é a sua identidade. Ele é o nosso PAI. II.Graça e poder de Deus (fazer do jeito de Deus). Em contrapartida, quando Moisés produz morte, perde sua identidade e foge, Deus fará do passado de Moisés uma alavanca para potencializar aquele descontentamento com a situação dos hebreus, porém, será do jeito de Deus. Quem sou eu? Essa pergunta é completamente verdadeira. Quem somos nós? Moisés era idoso e sem identidade, mas agora Deus convida Moisés a experimentar o que existe de mais poderoso na vida de um servo de Deus – a dependência. Deus responde a Moisés: “Eu serei contigo”. A intimidade com Deus nos leva a viver por graça e poder. O encontro com Deus e a crescente intimidade com Deus deve revelar que há um EU SOU em nossas vidas (Êxodo 3:14).

2.Aceita o desafio da dependência de Deus (Êxodo 4:2)
Pessoas de intimidade com Deus e que tem verdadeiros encontros com Deus aceitaram o desafio da dependência. Veja que na vida de Moisés as ferramentas vem de Deus (Êxodo 4:2-6). Depender de Deus é contar com os recursos de Deus. Os recursos de Deus são inesgotáveis. Você somente poderá ser alguém, um líder de célula, um pastor, uma pessoa influente no seu trabalho e na vida das pessoas se houver graça e poder de Deus fluindo da sua vida. Deus envia Moisés e diz ir com Ele. Deus nos envia e habita em nós. Quando você trabalha, você trabalha. Quando você ora Deus trabalha. Moisés aceitou o desafio de voltar para o Egito para libertar o povo hebreu com o quê? Um bordão (Êxodo 4:17). A pessoa que aceita o desafio da dependência de Deus reconheceu o valor da Presença de Deus em sua vida (Êxodo 33:15). Não precisamos viver na superficialidade. A presença de Deus é real. Ela é poderosa e nos guia. Moisés não dá um passo se Deus não for com ele. Esse é o caminho da intimidade. Você pretende comprar um carro, uma casa, mudar de trabalho, intensificar seu trabalho? Tudo o que fizermos deve fluir vida de Deus através de nós, pois, isso é evidência de que Deus está conosco. Está escrito no Salmo 25:12“Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher.”

3.Vive uma vida próspera e plena
A história de Deus não é de desgraças e derrotas, mas de verdadeiros milagres e poderosos testemunhos de que vale a pena viver na graça e na dependência de Deus. A intimidade do Senhor é para os que o temem (Salmo 25:14). É uma vida próspera de verdade, pois, prosperidade é viver integralmente a história de Deus para a minha vida. Deus nos convida a uma vida plena. Uma pessoa que vive o plano de Deus é cheio de vitalidade espiritual e feliz em Deus. Vejo isso em Moisés. I.Fé X obstáculos. Se você está vivendo os planos de Deus e se vivendo por fé aparece obstáculos, Deus abre caminhos (Êxodo 14:15-16). Há pessoas que não são plenas porque além de não ouvirem Deus e não agirem por fé, quando encontram obstáculos não experimentam o livramento. Deus não está aí. II.Deserto X Provisão. Se você está vivendo os planos de Deus e se vivendo por fé surge um deserto, Deus provê o maná (Êxodo 16:4). Os que não entendem isso, guardam o maná. Querem ter CONTROLE. (Êxodo 16:16-20).
Há uma lista enorme do cuidado de Deus com Moisés. Diante da sua sobrecarga, seu sogro o aconselha e líderes são nomeados. A roupa do povo não envelhece no deserto. Deus provê água. Vida plena e próspera é contar com o cuidado de Deus nos mínimos detalhes. Quem enxerga essas verdades tem encontrado o caminho da intimidade.

Entendo que Deus quer trazer cura em nossa alma. Você precisa dizer para Deus como está sua alma. Confessar a Ele os seus temores, angústia e decepções. Temos medo de depender, confiar e fazemos do nosso jeito porque temos medo de entregar, renunciar, perdoar, enfim. A falta de segurança praticamente bloqueia Moisés, mas isso não foi impedimento para Deus leva-lo a vida poderosa e abundante, de grandes milagres (Êxodo 4:10-17).

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor