sábado, 6 de fevereiro de 2016

O Encontro com Jesus gera vida!

O Encontro com Jesus gera vida!
João 11:1-46

Amados irmãos e irmãs, graça e paz.
Hoje falaremos sobre o encontro com Jesus que dá vida. Esta história relata a ressurreição de Lázaro. Entendo de compartilhar acerca do poder que há em Cristo para a vida. Muitos de vocês já conhecem nosso testemunho de cura em nossa família. Experimentamos esse poder em nosso lar e tenho certeza que Jesus tem vida para você e seu lar também. Inicialmente penso ser importante fazer algumas considerações sobre a cura divina antes de entrarmos no texto. Primeiramente é importante frisar que a Igreja Metodista Livre não é cessacionista quanto aos dons espirituais, isto é, não cremos que os dons foram úteis somente para os primórdios da igreja e ali se encerraram. Cremos sim que Deus concede dons à igreja para hoje, inclusive o dom de cura. Em nosso manual descreve a visão ampla que temos sobre cura. Cremos na cura do corpo, da mento ou do espírito e a sua fonte é Deus. Cremos que Deus pode curar usando intervenção cirúrgica, medicação, mudança de ambiente, correção de atitudes ou através de processos restauradores da própria natureza. Ele pode curar através de um ou mais (dos meios) acima junto com a oração, ou pode curar por uma intervenção direta em resposta a oração. Ao mesmo tempo, reconhecemos que apesar dos soberanos propósitos de Deus serem bons e que Ele está trabalhando para uma redenção final que garante a integridade para todos os crentes, ele pode não conceder cura física para todos os crentes nesta vida. (§ 3260 – Manual da Igreja Metodista Livre). As curas foram notáveis no ministério de Jesus, dos apóstolos e nos pais da igreja como Agostinho e outros. Combatemos uma prática que enfatiza a benção mais do que a santidade de vida, a busca da benção e não do abençoador. Porém cremos que Deus cura hoje e não devemos deixar de crer e pregar por conta dos excessos de outros.
Uma vez feita essas considerações, quero compartilhar com vocês sobre o Jesus que dá vida! Ele tem vida para você, tem cura para sua vida e quer se relacionar com você. Ele deseja ter um impactante encontro conosco. Ele quer se revelar a você e através da sua vida. Por isso, vamos ver algumas verdades desse relacionamento e encontro com Jesus que dá vida através desse emocionante relato da ressureição de Lázaro.

1.Andar com Jesus não é sinônimo de ausência de problemas (v.1-2)
Jesus possuía uma excelente relação com a família de Betânia. Marta, Maria e Lázaro eram muito amigo de Jesus. Maria, ungiu os pés de Jesus com bálsamo (João 12:3). Aquela família o acolhia com grande cuidado (Lucas 10:38-42). Havia um grande afeto entre eles. Porém, o fato de serem muito amados por Jesus (v.5) e possuírem histórias marcantes de afeto com Jesus não os isentava de problemas de enfermidade. Jesus mesmo é claro com seus discípulos que devemos ter bom ânimo neste mundo no qual teremos aflições (João 16:33).

2.Quando se esgotam as possibilidades, temos a quem recorrer (v.3)
O texto não diz, mas podemos conjecturar sobre a medicina da época. Nos tempos de Jesus a ciência já existia. Havia sim cirurgiões e médicos, porém é óbvio que o uso de anestésicos era limitado. Marta e Maria devem ter procurado todos os recursos disponíveis em Betânia, porém, a situação de seu irmão se agravava gradativamente até que elas chegam a conclusão de que o melhor mesmo era recorrer ao famoso amigo Jesus. Quando as possibilidades se esgotam temos a quem recorrer. Jesus é o Pastor que está conosco no vale da sombra e da morte (Salmo 23:4).

3.Tudo em nossa vida com Cristo serve aos propósitos de Deus (v.4)
Não há nada fora dos propósitos de Deus em nossa vida se a Ele somos fiéis. A Bíblia é clara em dizer que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28). Paulo tinha esse pleno entendimento e conseguia discernir os propósitos de Deus em casa situação, até mesmo na prisão escrevendo a sua carta aos irmãos em Filipos ele diz: “Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho.” (Filipenses 1:12). Mesmo Jó depois de tanto sofrimento concluiu sua prova com o seguinte entendimento: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42:2). Se mesmo fiéis, enfrentamos problemas saiba que nada em nossa vida está fora dos propósitos de Deus.

4.Jesus te ama (v.5)
Essa é a beleza de ser filho e filha de Deus. O fato de passarmos por dificuldades não significa que Deus não nos ama. Pelo contrário, porque Deus nos ama Ele se importa conosco. Jesus te ama. Ele amava tanto aquela família de Betânia. Deus é um Pai que nos ensina através dos problemas porque Ele nos ama (Hebreus 12:6-11)

5.Jesus nunca chega atrasado (v.6; 11; 17)
Isso parece uma contradição. Esse Jesus que tanto amava a Lázaro e família, ainda demora-se mais dois dias. Quando procuramos a Deus o que mais queremos é uma rápida solução. Aqui é um momento crucial em que nosso coração está sendo provado. É nesse momento que realmente somos ovelhas totalmente dependentes do pastor. Reconhecemos nossa fragilidade e ela se manifestará das seguintes maneiras: I.Sensação de abandono e solidão. Há certas situações e momentos em que sentimos como se Deus estivesse indiferente. Bate-nos a dúvida. Muitos dizem como Habacuque: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” (Habacuque 1:2ª) Ou muitos falam como Jó: “Parece-te bem que me oprimas, que rejeites a obra das tuas mãos e favoreças o conselho dos perversos?” (Jó 10:3); ou ainda como o próprio Jesus: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46); II.Depressão e desânimo. Quando Jesus chega na porta de Betânia, Marta vai ao seu encontro, mas Maria sequer sai do seu lugar. As vezes ficamos desanimados com tanta luta e perdemos o ânimo de ir a Jesus. Deixamos de busca-lo. Deixamos de orar! (v.20); III.Especulações. Tanto Marta quanto Maria disseram: “Se estiveras aqui...” (v.21; 32); IV.Reafirmar a fé. Há outras pessoas, como Marta que não se entregam. Reafirmam sua fé mesmo sob situação adversa (v.20-22; 27). Jesus tem o propósito de revelar o Pai e nos trazer maturidade e confiança quando tudo está escuro. Ele não chega atrasado. Ele tem um propósito.

6.Para Jesus não há impossíveis (v.23)
Tudo é possível para Deus. (Lucas 1:37) Jesus convida Marta a crer em sua Palavra. Creiamos na Palavra de Jesus. Receba a Palavra de vida!

7.Antes de operar milagre, Jesus trata com os corações levando-nos à consciência de Sua Presença (v.28-35)
Observe que antes de Jesus operar o milagre, ele manda chamar Maria. Seu desejo é estar com ela em sua companhia, consolá-la e sentir o que ela sente. Ele se relaciona. Ele fortalece a amizade. Veja Hebreus 4:15. Mais importante que o milagre que Ele pode operar é o simples prazer da sua companhia. Ele trata conosco para que cheguemos à maturidade de fé de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (Daniel 3:17-18), porém, todos verão o quarto homem semelhante ao filho dos deuses (Daniel 3:25). Deus está!

8.O diabo pode usar pessoas para tentar abalar a nossa fé (v.37)
Havia pessoas questionando se realmente Jesus era amigo daquela família. Assim muitos perguntam: “Onde está o teu Deus”? Salmo (Salmo 42:3). Há descrentes e incrédulos até mesmo dentro da igreja. Mas, fique firme no Pastor Jesus!

9.Precisamos remover a pedra (v.39)
Quem tira a pedra sou eu. Jesus manda remover a pedra. A verdade é que há uma parte nossa. Essa pedra simboliza a incredulidade, a mágoa, o medo, a ansiedade. É agir pela fé antes do milagre acontecer. “não tem mais jeito, cheira mal”. (v.39). Jesus sabe o que está fazendo. Remova a pedra!

10.Ouça a voz da vida (v.43)
Havia incrédulos ali e pessoas tristes, mas onde Jesus chega há fé e alegria. Ocorre o rebuliço do milagre. Lázaro ressuscitou! Jesus é o autor da vida, ALELUIA! Para tudo há um jeito por Jesus. Creia.

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor