terça-feira, 4 de maio de 2021

04.05.2021 - TEMA: Cuidado com a ira

TEMA: Cuidado com a ira

TEXTO: No terceiro dia, quando os homens sentiam mais forte a dor, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, pegaram cada um a sua espada, entraram inesperadamente na cidade e mataram todos os homens.  Gênesis 34:25

OBSERVAÇÃO

Diná, a filha de Lia foi violada por Siquém. O pai de Siquém faz um acordo com Jacó para que seu filho se case com ela. Porém, a atitude se Siquém é vista como uma desonra e isso provoca a ira, especialmente dos irmãos de Diná, Simeão e Levi. A ira no coração desses rapazes não estava resolvida, o que os motivou à vingança.

PRÁTICA

Existem quatro situações que podem provocar a ira: a) Quando experimentamos injustiça; b) Quando sentimos estresse; c) Quando somos atacados; d) Quando atingem nossas feridas. Eu preciso tomar muito cuidado quando estou estressado. O meu estresse, mais do que as outras situações, podem manifestar ira explosiva. No caso de Simeão e Levi, eles manifestaram a ira fria e calculada que os levou à vingança. Não me lembro de alguma situação que eu tenha agido dessa forma, mas certamente sob estresse preciso tomar cuidado.

ORAÇÃO

Querido Deus, obrigado por essa preciosa orientação da Tua Palavra. Ajuda-me a ter discernimento quando estiver estressado para não agir segundo a ira, mas segundo o Teu Espírito. Obrigado por me ensinar sempre a Tua verdade.