quinta-feira, 1 de abril de 2021

01.04.2021 - Igreja revitalizada, igreja em missão! Gênesis 1

 Igreja revitalizada, igreja em missão!

Gênesis 1

 1. Do caos à harmonia (v.2-3)

No princípio a terra era sem forma, isto é, devastada. Era uma confusão. Era desolada. O lugar estava dominado pelo caos. A escuridão era permanente. Havia uma verdadeira desordem. Entretanto, Deus é o autor da criação. Ele traz ordem ao caos. Ele promove harmonia nessa terra devastada. No lugar da devastação, passamos a ver edificação. A confusão dá lugar à organização. Em vez de escuridão, passamos a ver luz. O caos dá lugar à harmonia.

Igrejas que precisam de revitalização devem reconhecer a confusão, a devastação e até mesmo a escuridão que paira sobre elas. A princípio pensamos em estrutura, mas o que deve vir em primeiro lugar é o aspecto espiritual do pastor, da liderança e de seus membros. Precisamos sinceramente responder às seguintes perguntas: “O que está desordenado em minha vida? Em que área preciso contar com o auxílio de Deus para ordenar a minha vida? A desordem não combina com o caráter de Cristo em mim.”

A revitalização da igreja começa com a revitalização do pastor e dos líderes descendo aos membros. Respondendo honestamente a tais perguntas, poderemos nos render a Deus, reconhecer nosso pecado e confessar que precisamos de seu auxílio para que haja luz! Deus quer trazer luz.

Quando Paulo envia Tito para Creta, o objetivo é claro! “Foi para esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes...” (Tito 1:5)

Deus não unge métodos, mas unge pessoas. Pessoas cheias da vida de Deus passarão a refletir sobre as estruturas. A estrutura será orgânica e um reflexo da vida de Deus que flui através de nós.

Uma igreja em constante revitalização é uma agência do Reino de Deus para trazer ordem ao caos que domina o contexto no qual ela está inserida. Os lares estão um caos. Os casamentos estão em desordem à nossa volta. Famílias disfuncionais! Corrupção por todo lado. Entretanto, uma igreja em contínua revitalização poderá chegar a essa realidade cheia de compaixão e autoridade de Jesus para dizer: "Haja luz". Que brilhe a luz de Cristo através de sua igreja.


2.  Organização, processos e etapas (v.5; 7; 13; 19; 23; 31)

Deus é sempre oportuno. Ele sabe a hora certa das coisas. Ele não cria o homem primeiro, do contrário, como sobreviveria? Deus não é apressado e trabalha um dia após outro. Existe uma ordem na criação e dias específicos. Deus trabalha de modo a harmonizar todas as coisas. Deus é organizado!

Observamos na criação processos. Existem etapas bem definidas. Deus não começa pela criação do homem, mas trazendo luz à escuridão. Ele cria as condições climáticas e terrenas para que a terra se torne habitável. Ele trabalha no solo. Por fim, Deus cria o homem à sua imagem e semelhança e o processo é concluído com um descanso.

A revitalização da igreja deve seguir os mesmos princípios. Muitas igrejas desejam gerar vida e multiplicar, mas elas perderam o vigor. Nós não podemos fazer uma planta crescer da noite para o dia, mas podemos criar processos e etapas que criam as condições para que a planta cresça saudável.

Não podemos fazer a igreja avançar e crescer da noite para o dia, pois, Deus é quem dá o crescimento. Podemos trabalhar com Deus no sentido de criar processos e etapas para criar condições que gerarão um ambiente de crescimento, tal qual uma estufa. Paulo fala desse processo: “Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus”. I Coríntios 3:6

As fases da vida revelam que não podemos pular etapas. Não matriculamos nosso filho bebê em uma universidade para medicina. É irracional. De semelhante modo, a igreja enquanto uma comunidade orgânica, passa por etapas de crescimento. Em cada etapa ela precisa ser devidamente nutrida.

Existe um outro elemento essencial aqui: TEMPO! Deus poderia ter criado o mundo de uma única vez? Sim! Mas, Ele não o fez. Deus nos ensina o precioso valor dos processos. Processos e etapas falam de tempo. Revitalizar uma igreja leva tempo e quem determina é o próprio Deus.

Quando Paulo envia Tito para Creta, observamos um claro processo com etapas bem definidos. Leia toda a carta a Tito e observe as orientações paulinas.

Precisamos nos perguntar: “Tenho clareza dos processos e etapas de saúde da igreja? Tenho uma clara visão bíblica de uma igreja saudável e sei discernir os processos e etapas dessa comunidade? Qual é o próximo passo?” A cada etapa concluída, a cada processo nessa comunidade orgânica devemos ser capazes de dizer: “E viu Deus que isso era bom”.


3. Deus é criador e criativo. Revitalizar é ser criativo (v.1; 4; 7; 21; 27)

Deus traz à existência o que não existe. Expressões como “fez” e “criou” são o centro da ideia deste capítulo de Gênesis.  Tudo o que Deus faz é conforme o Seu caráter. Tudo o que Ele faz é perfeito. As coisas que Deus cria falam de quem Ele é. Refletem o Seu caráter, Suas escolhas e prioridades, Seus sentimentos e anseios. De semelhante modo, as coisas que criamos falam de quem nós somos. Refletem nosso caráter, nossas escolhas, nossas prioridades, sentimentos e anseios. A capacidade de criar é algo que se vê em toda a criação. O ser humano é consciente de sua criatividade. Até insetos criam. É impressionante ver um vespeiro, ou um ninho de barro criado pela ave João-de-Barro.

Uma igreja em contínuo processo de revitalização é criativa. Ela é capaz de comunicar com a geração atual sem perder sua identidade e propósito. Ela encarna sem perder a sua essência.

Quando Paulo chega em Atenas, movido por uma revolta em seu espírito, um descontentamento santo, ele cria uma ponte fabulosa e criativa para comunicar o evangelho no centro do conhecimento: “...encontrei também um altar no qual aparece a seguinte inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO”. Pois esse que vocês adoram sem conhecer é precisamente aquele que eu lhes anuncio”. Atos 17:23. Isso é fantástico!

A fonte e o alvo dessa criatividade é o próprio Deus. A igreja que revitaliza precisa identificar pontes na cultura inserida para comunicar a verdade e até mesmo ser contracultura quando for necessário.

Outro aspecto importante a respeito dessa criatividade tem a ver com a capacidade que Deus nos deu para a edificação do corpo por meio de dons espirituais e habilidades naturais. Deus deu a cada membro de nossas comunidades habilidades e dons para que possam todos criar! A igreja deve ser um ambiente criativo e que favorece a criatividade em favor da missão. (I Coríntios 12:4-11; Efésios 4:11-16)

Deus me deu a habilidade de elaborar sermões, estudos, livros, enfim, criar conteúdo. Deus me deu a habilidade de ensinar com didática e paixão. Deus me deu a habilidade de administrar e fazer gestão. Deus me deu a habilidade de encorajar. Deus me deu a habilidade de liderar e inspirar. Todas essas habilidades e dons são aspectos do caráter de Deus em mim. A pergunta é: O quanto estou explorando essas habilidades? Que notas eu daria a mim em cada uma delas? Em quais delas brilho e em quais delas preciso crescer?

Revitalizar é favorecer um ambiente para que as pessoas desenvolvam seus dons para o serviço. Isso é dar espaço para criar ministérios, formas de serviço e cumprirmos a missão de Deus. A criatividade deve ser um reflexo do caráter de Deus em seus filhos.


4. Deus é o provedor para toda criação. Ele é quem supre as necessidades da igreja e sua missão. (v.29)

Deus criou todas as condições para que eu possa plantar e colher. Ele proveu os recursos necessários para que eu viva. Tudo vem Dele. Deus oferece todas as condições para a vida ser mantida. É curioso pensar que que o desenvolvimento dos alimentos sugere fé. É necessário um tempo de espera para a colheita. Deus provê na medida certa e para o tempo certo. Ele é quem dá a semente.

A fonte de provisão da igreja é o próprio Deus. Ele é quem providencia o Salvador para reconciliar o homem com Ele. Ele é quem providencia a mensagem a ser pregada, a semente de salvação. É ele quem toca o coração dos perdidos por meio de sua graça preveniente. É dele que vem os dons para o serviço. É Ele quem dá o crescimento para a igreja. É ele quem provê os recursos humanos e financeiros para que a igreja se desenvolva.

A igreja se apropria desses recursos na medida em que cresce em obediência e dependência. Jesus disse: “E tudo o que vocês pedirem em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirem alguma coisa em meu nome, eu o farei.” João 14:13-14

Revitalizar está intimamente ligado à obediência e dependência do Deus provedor. Ele supre todas as necessidades da igreja que está cumprindo a missão totalmente obediente e dependente Dele.


5. A multiplicação da vida é um reflexo de quem Deus é. Multiplicação está no coração da grande comissão (v.22; 28)

Deus é o autor da vida e multiplicador! A criação perfeita é multiplicadora. Segundo os cientistas, o universo continua se expandindo, isto é, se multiplicando. Os seres vivos crescem e se multiplicam. Esse foi o imperativo de Deus ao criar os seres vivos. “Sejam fecundos, multipliquem-se...”. Cada ser vivo, desde então, tem gerado segundo à sua espécie.

Esse imperativo continua valendo. No novo testamento, no coração da Grande Comissão, Jesus disse: “Façam discípulos de todas as nações...” Mateus 28:19. Essa multiplicação da imagem de Deus em Cristo está intimamente ligada à multiplicação do homem na criação que deveria refletir perfeitamente a imagem de Deus.

A revitalização da igreja tem a ver com a restauração da imagem de Deus em cada ser humano. Fazer discípulos é restaurar o caráter de Deus na vida de cada ser humano na criação. Acredito que esse seja o principal propósito da revitalização da igreja. A igreja é instituída para proclamar as boas nova e fazer discípulos batizando e ensinando a obedecer a todos os mandamentos do Senhor Jesus.

Uma igreja que não tem cumprido esse papel precisa urgentemente de revitalização.

Pastores e líderes geram segundo à sua espécie. A igreja é cara do pastor. A igreja reflete os valores da liderança. Não podemos permitir esterilidade e nada menos que a imagem de Cristo em nós.

 

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima

 

01.04.2021 - TEMA: "Do caos à harmonia"

TEMA: Do caos à harmonia

TEXTO: “A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Então Deus disse: - Haja luz! E houve luz”. Gênesis 1:3-4

OBSERVAÇÃO

No princípio a terra era sem forma, isto é, devastada. Era uma confusão. Era desolada. O lugar estava dominado pelo caos. A escuridão era permanente. Havia uma verdadeira desordem. Entretanto, Deus é o autor da criação. Ele traz ordem ao caos. Ele promove harmonia nessa terra devastada. No lugar da devastação, passamos a ver edificação. A confusão dá lugar à organização. O caos dá lugar à harmonia. Em vez de escuridão, passamos a ver luz. O caos dá lugar à harmonia.

PRÁTICA

Deus não tem prazer no caos, na confusão, na desordem e na escuridão. Sempre que começo o ano, faço uma agenda equilibrada, mas ao longo do ano a tendência é que o “caos” se instale. Aprendo que devo sempre ouvir a Deus quanto à minha agenda. Ele é Deus de harmonia, tranquilidade, equilíbrio e vida. Se mantiver minha agenda sob o Seu senhorio, sempre haverá luz e uma bela sinfonia em minha vida.

ORAÇÃO

Pai, obrigado porque o Senhor é um Deus harmônico. Submeto minha agenda a Ti e peço que sejas sempre absoluto. Que a Tua vontade prevaleça. Que Teu Espírito fale profundamente ao menor sinal de confusão.