quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

SÉRIE VACINE-SE JÁ | 21.02.2021 - FELICIDADE - ELEMENTOS DE UMA JORNADA ...

Terceira dose - FELICIDADE – Elementos de uma jornada feliz Filipenses 3:12-16

SÉRIE "VACINE-SE JÁ"

FELICIDADE – Elementos de uma jornada feliz

Filipenses 3:12-16

Imagine que você está numa corrida e quase na linha de chegada. Por um momento você fica extasiado porque a sua torcida está maluca, gritando e aplaudindo. Você olha de relance para trás e vê seu oponente imediato a uma certa distância. Então você se enche de confiança e começa a celebrar antecipadamente sua vitória e acenar para a torcida. E quando você está a pouquíssimos metros da sua vitória, com o pé praticamente na linha de chegada, seu oponente o ultrapassa e você perde a corrida. Horrível não?

Foi isso que aconteceu com um atleta nos Estados Unidos em uma competição entre universitários. Pouquíssimos metros antes da linha de chegada, com a vitória praticamente certa, ele se distraiu e perdeu a corrida para seu oponente. Nas palavras do rapaz: "Eu imaginei que ele estivesse muito longe, então eu escutei a torcida ficar maluca, gritando e ele acenou para eles. Eu pensei: acho que ele não sabe que eu estou chegando e eu venci".

Quero que você pense comigo sobre o que é necessário para concluir bem uma corrida. Pense naquela raia. Um atleta disciplinado que está em uma corrida tem em sua mente três momentos: 1. O primeiro momento é o que passou. Ele se dedicou ferozmente durante um longo período até o momento da largada. Uma corrida não é ganha sem dedicação. Então, o que mantem o espírito de um atleta altamente motivado é ele olhar para trás e estar satisfeito. Contente com toda a sua preparação. Ele tem orgulho do preparo e está sereno e confiante para enfrentar a corrida. E todos os metros que ele percorrer naquela corrida deverão ficar para trás, bem como os seus opoentes. Por quê? Porque ele tem que estar atento no segundo momento. 2. O segundo momento é o presente. A corrida em si. O momento! Naquele momento em que ele está correndo ele está altamente concentrado. Ele sente plenitude porque está vivendo o máximo de sua dedicação. Ele tem prazer naquilo. Há uma animação, um entusiasmo. Ele não pode olhar para trás e nem para o que está à sua volta. Ele tem que viver inteiramente aquele momento concentrado. Por quê? 3. O terceiro momento é o futuro, o alvo. Ele corre porque tem um objetivo. Ele deseja conquistar o podium. Ele tem otimismo, esperança, fé e confiança de que ganhará a corrida.

A maneira como o atleta se portará nesses três momentos de sua jornada determinarão o seu resultado, seja qual for. O que isso tem a ver com FELICIDADE e CONTENTAMENTO?

Em seu livro Felicidade Autêntica, o autor Martin E. P. Seligman defende a tese de que é possível aumentar a felicidade e apresenta um conjunto de variáveis que, se você decidir mudá-las, o seu nível de felicidade tem toda a chance de aumentar e de se manter alto. São elas o passado, o presente e o futuro.

Mas, o que é felicidade? Segundo o dicionário, felicidade é o estado de uma consciência plenamente satisfeita. Satisfação. Contentamento. Veja, não quero abordar aqui a respeito dos momentos de felicidade. Eles são mesmo passageiros. Eles vêm e vão, vem e vão. Mas, estou pensando na vida, numa vida feliz. Pensando na vida como uma corrida, é possível viver feliz? O que a Palavra de Deus tem a nos dizer a respeito dessa corrida onde o passado, o presente e o futuro são cruciais para você terminar bem?

Retomando a carta de Paulo aos Filipenses, vejo que Paulo inspirado pelo Espírito Santo nos mostra que ele foi uma pessoa alegre na corrida da vida e feliz. Veja o que ele mesmo diz a respeito de sua corrida ou batalha: “Esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14). E no fim da sua jornada ele dirá: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” (II Timóteo 4:7). Como ele conseguiu correr bem e terminar bem sua carreira, sua corrida? Como aumentar a felicidade? Como ter uma vida de plenitude, satisfação e contentamento?

1. Tenha satisfação em relação ao seu passado

“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam...” A grande questão é como você se sente quanto ao seu passado.

Nesse trecho da carta de Paulo aos Filipenses, a analogia que Paulo utiliza é justamente de um atleta que está numa corrida. Vimos que Paulo era resiliente e tinha a postura de profunda gratidão em todas as situações. Mas, também Paulo havia sido transformado. Veja comigo o passado de Paulo (Filipenses 3:5-6). Circuncidado ao oitavo dia, da tribo de Benjamin, quanto à lei, era fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja. Em Atos 8:3 está relatado que ele queria destruir a igreja, indo de casa em casa, arrastando homens e mulheres, lançando-os na prisão. Ele consentiu na morte de Estevão (Atos 8:1). Que passado sombrio o de Paulo. Como ele poderia ter satisfação, contentamento em relação ao seu passado? Antes de respondermos a essa pergunta, eu te pergunto: Você tem satisfação em relação ao seu passado? Você acredita que o seu passado determina o futuro? Porque é justamente aqui que se encontram muitas pessoas. Numa inércia, numa frustração.

Quanta amargura irremediável! Decepção com um líder religioso, com uma igreja, com a esposa, com o marido, com o patrão, com Deus, com a vida! Amargura pelas feridas e decepções ou vergonha pelos seus erros e oportunidades desperdiçadas. Quando perguntam a respeito do passado, os pensamentos negativos, intensos e frequentes se tornam lenha para uma interminável chama de insatisfação, tornando impossível a paz. É um verdadeiro deserto emocional. Por isso, viver uma vida feliz, uma vida plena é quase que impossível.

A respeito de seu passado, o apóstolo Paulo toma a decisão de permitir que Jesus Cristo ressignifique a sua história. Ele sabe que está numa corrida! Ele não pode se distrair com o que passou porque tem um alvo a alcançar e sabe que nessa corrida de uma vida plena, ele precisa ter satisfação com relação ao seu passado. Ele não pode ficar preso ao passado e se deixar bloquear pela amargura, pelos erros e pelos conhecimentos e crenças que antes tinha. Como ele faz isso?

Quanto ao seu conhecimento como fariseu e religioso e status de homem importante, ele diz: “Mas o que para mim era lucro, isto considerei como perda por causa de Cristo [...] Por causa Dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo”. (Filipenses 3:7-8)

Quanto ao seu passado sombrio. Ele diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Coríntios 5:17).

Mas, muitos tem dificuldade e se apegam ao passado e vivem a corrida com os para trás. E buscam razões para isso. Há pelo menos três razões por que muita gente não consegue ter satisfação com o seu passado. I) Primeira razão: É injusto perdoar. Como assim perdoar? A nossa justiça fala mais alto. Entretanto, veja que Paulo vai dizer: “e ser achado nele, não tendo justiça própria...” (Filipenses 3:9). Justiça própria é quando você se considera justo pelos seus próprios méritos diante de Deus. A justiça própria também é um elemento que impede a gente de perdoar. O infrator que nos prejudicou, dentro do nosso padrão de justiça, não merece o perdão. Entretanto, creio que pior do que não perdoar aos outros, é não perdoar a si próprio. Onde existe justiça própria, não existe a justiça de Cristo e não há espaço para o perdão. II) Segunda razão: O perdão talvez sugira empatia pelo culpado, mas demonstra falta de empatia pela vítima. A pessoa vive uma vida inteira como vítima. De fato, ela foi vítima, mas o problema é viver em estado de vitimização. Ela nunca consegue ser plena na vida. Quem está em Cristo é nova criatura. III) Terceira razão: O perdão impede a vingança, que é justa e natural.

Martin E. P. Seligman, o autor do livro Felicidade Autêntica é um ateu, mas ele diz algo muito forte: “Os seus valores definem se vale a pena ou não perdoar”. Se você é um cristão e discípulo de Cristo, o perdão é um valor inegociável. Valor não é algo que você acredita. Valor é algo que você tem. Se você não perdoou, você ainda não tem o valor. Se você tem o valor, é porque entendeu que foi perdoado e sabe o valor do perdão. Há uma pessoa que viveu plenamente em satisfação com o seu passado. O nome dele era José. De um homem escravo, ele se tornou governador do Egito e foi capaz de perdoar os seus irmãos. Veja o que ele dirá aos seus irmãos: “Eu sou José, o irmão de vocês que vocês venderam para o Egito. Agora, pois, não fiquem tristes nem irritados contra vocês mesmos por terem me vendido para cá, porque foi para a preservação da vida que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gênesis 45:5). Quantos pastores, líderes, crentes e não crentes que vivem uma vida infeliz no presente porque carregam as marcas ruins do passado sem resiliência, sem gratidão e sem perdão. Quer ser feliz? Tenha satisfação em relação ao seu passado. Corra a sua corrida sem um retrovisor em seu ombro que faz você perder a concentração. Não perca na linha de chegada porque ficou olhando para trás.

 2. Tenha contentamento no presente

“Avançando para as que estão diante de mim...” A grande questão é como você vive o hoje.

Vimos como Paulo se sentia em relação ao seu passado, mas como ele vive o presente? O presente é de prisão. E na prisão ele diz: “...têm até contribuído para o progresso do evangelho”. (Filipenses 1:12). “Com isto me alegro, sim, sempre me alegrarei”. (Filipenses 1:18).

Paulo vivia num profundo estado de contentamento. “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. (Filipenses 1:21).

A rapidez da vida moderna e nossa extrema preocupação com o futuro entram no nosso presente e empobrece a nossa capacidade de viver o hoje. As pessoas do mundo atual têm dificuldade em viver cada momento inteiramente nele. A revista EXAME publicou em 05 de junho de 2019 em seu site que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, isto é, 9,3% da nossa população. No ano passado houve um aumento de 80% nesse contexto de pandemia.

Quais são os dois elementos que contribuem para esse aumento? I) Viver uma vida com pressa e com estresse. No tempo presente Paulo vive pleno e em contentamento, porque ele é grato. Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”. O que Jesus tem a nos dizer a respeito de não viver com pressa e ter contentamento no presente? “Observem as aves do céu [...] observem como crescem os lírios do campo” (Mateus 6:26; 28). Só pode observar quem para tudo para focar. A pressa nos tira da condição de observadores dos feitos de Deus. Jesus nos convida a apenas observar o que o Pai está fazendo à nossa volta. É assim que começa a surgir a gratidão e o contentamento com o presente. II) Viver preocupado com o futuro. Paulo diz: “Não fiquem preocupados com coisa alguma...orações e súplicas com ações de graças”. (Filipenses 4:6). E o que Jesus também tem a nos dizer? “Não se preocupem” (Mateus 6:25; 28; 31) três vezes. “O Pai de vocês, que está nos céus, as sustenta....veste...O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas” (Mateus 6:26; 30; 32). Jesus está nos dizendo: Você tem um Pai. Ele também está nos dizendo, ele está agindo no presente e sabe do que você precisa no futuro. Não se preocupe. Quer ser feliz? Tenha contentamento em seu presente. Corra a sua corrida vivendo o momento, o agora sem que nada possa distrair do seu alvo.

3. Tenha esperança quanto ao seu futuro.

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. A grande questão aqui é como você pensa a respeito do seu futuro.

Como Paulo encarava o seu futuro? Seu futuro era estar com Cristo. Veja como ele encara: “O que eu quero é conhecer a Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” (Filipenses 3:10). Em Romanos 8:18 ele escreveu: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada a nós.”

Martin E. P. Seligman, o autor do livro Felicidade Autêntica fez várias pesquisas e aplicou testes em milhares de pessoas e como psicólogo ele chegou à seguinte conclusão: A maneira como você pensa com relação ao futuro pode contribuir ou não para a sua felicidade. Pessoas pessimistas tem um olhar permanente para as situações adversas da vida. Tudo dá sempre errado e ela nunca chegará a lugar nenhum em determinada área de sua vida. Elas até dizem: “Não nasci para ser feliz.” Mas, pessoas otimistas e esperançosas sempre tem um olhar temporário acerca das situações adversas da vida. Elas dizem: “É um momento. Vai passar”. Paulo tinha visão espiritual das coisas da vida. Veja comigo II Coríntios 4:16-18. Ele conclui dizendo: “Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas”. Não sei como você se vê hoje quanto ao seu futuro. Você que ser feliz? Tenha esperança quanto ao seu futuro.

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima