domingo, 9 de agosto de 2020

CULTO - 09.08.2020 - LEVE O BARCO PARA MAIS FUNDO - PR RODRIGO

09.08.2020 - Leve o barco para mais fundo

Leve o barco para mais fundo

Lucas 5:1-11

 

 Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: — Leve o barco para o lugar mais fundo do lago e então lancem as redes de vocês para pescar. Lucas 5:4

 

1.      Estar com Jesus significa estar pronto a abraçar a desafios

"Vá para o lugar mais fundo do lado." Pedro estava cansado, por isso, limpava as redes. Pedro, como pescador, sabia que o mar não estava para peixe, mas Jesus imprevisivelmente manda que ele volte para o mar. Pedro fazia aquilo todos os dias, mas Jesus sobe no seu barco!

 

a)      Temos uma orientação que desafia a natureza do mar;

b)      Temos uma orientação que desafia a natureza de Pedro.

 

Caminhar com Jesus inevitavelmente nos desafiará. Não é possível caminhar com Jesus sem se ver desafiado a sair da zona de conforto, da previsibilidade e da rotina. Nesses tempos de pandemia e nos preparando para a pós-pandemia, desafios estão surgindo não apenas de ordem profissional, mas ministerial. Deus tem um chamado para a Sua igreja!

 

Quando Jesus sobe no barco de Pedro, Ele está preparando um encontro divino para selecionar um homem simples da Galileia para um grande desafio. O primeiro desafio a abraçar é o de ir para o fundo do lago e ver o que Jesus pode fazer. Você conduziu o barco até aqui, agora Ele quer dar uma direção a você.

 

Se Jesus subiu no seu barco, mas você está conformado com essa zona de conforto, com a falta de peixe e com sua rotina, Ele quer mudar completamente a sua realidade interior, a realidade do seu coração. É hora de aceitar o desafio da mudança, abraçar os desafios. Estamos em um mundo desafiador. O cenário não é dos melhores, mas Jesus subiu e nosso barco. Ele tem um chamado para você! Um chamado para estar com Ele.

 

2.      Estar com Jesus significa estar pronto a encarar as frustrações

Lavando as redes e cansado, após passar a madrugada toda pescando sem sucesso, o que você faria se Jesus subisse em seu barco? Talvez diríamos: "É uma honra". Tenho uma notícia para você: ele já está no seu barco e está lhe contrariando. Talvez você esteja sentindo o desconforto de Pedro. Você quer apenas recolher as redes e ir para casa, mas Ele está contrariando a sua vontade.

 

Esses tempos trouxeram à tona o que estava oculto em muitos corações. Seu orçamento esteve no limite e desmoronou. Seu casamento estava no limite e está insustentável. O ministério estava capengando e agora é um momento de fuga e medo do retorno. A vida espiritual já não era das melhores e agora se sente como morto e culpado.

 

Pedro estava lavando as redes! Frustrado por uma noite inteira de pesca sem sucesso. O insucesso não é ruim! O fracasso é o melhor lugar onde você pode estar neste momento. Mateus 5:3 diz: “Bem aventurados os pobres de espírito”. Todas as vezes que os homens fracassaram e chegaram ao fundo do poço, reconheceram sua condição de impotência e limitação, se aproximaram de Deus arrependidos sem justificativas, verdadeiramente tiveram um encontro com Jesus que mudou suas vidas.

 

Pedro estava frustrado! Ele viu que nada poderia fazer a não ser levar as redes e voltar para a sua casa e dizer para a esposa: tentamos de tudo, mas não deu certo. Pedro poderia ter dito a Jesus: “O mar não está para peixe, por isso, vou para casa”. Entretanto, Pedro disse: Sob esta sua palavra, lançarei as redes”. (v.5). Estar com Jesus é desistir de suas explicações e justificativas, para receber a Palavra de vida!

 

O milagre ocorre e o que Pedro diz? “Afaste-se de mim porque sou pecador” (v.8).

 

3.      Estar com Jesus significa a estar pronto a obedecer a Sua Palavra e deixar tudo por Ele

Pedro, sob a palavra de Jesus, obedeceu a direção. Entretanto, ele precisou vencer as etapas anteriores. Talvez você diga: "Não sei o que Jesus quer de mim". Ele talvez esteja esperando você estar aberto a desafios e ser contrariado.

Ele deseja ter um encontro divino com você. Ele quer mostrar para você que o impossível está nas mãos Dele. Apenas diga a Ele: "Sob a Sua palavra farei...". Dependa Dele e nada mais.

 

Você e eu só experimentaremos o poder de Deus em nossos insucessos quando obedecermos a Sua Palavra.