domingo, 5 de junho de 2016

Crise - No vale de ossos secos - Ezequiel 37:1-14

Crise - No vale de ossos secos
Ezequiel 37:1-14

Graça e paz irmãos e irmãs em Cristo. A partir de hoje estamos iniciando uma série de mensagens sobre princípios espirituais para tempos de crise. Entretanto, não entendo apenas de falarmos sobre crise financeira, mas ampliarmos o assunto. Deus está nos preparando para uma grande colheita. Precisamos de uma igreja fortalecida e preparada para receber as vidas que Deus enviará.
O texto que lemos faz parte dos oráculos finais de Deus (capítulos 33 a 48) correspondentes aos primeiros 16 dos 70 anos em que o povo de Judá se encontraria em cativeiro babilônico.
O cativeiro babilônico era um tempo de crise com um propósito, o propósito de levar Judá a reconhecer a Deus e Dele depender. Deus tem nos chamado nos últimos domingos à dependência e à fé. Acredito firmemente que a crise é uma grande ação de Deus para promover um grande avivamento em nossas vidas. Todos os avivamentos na história foram precedidos por períodos de crise em diversos aspectos, tanto na sociedade quanto na igreja. Deus quer mover-se sobre a igreja, num povo santo e dependente, cheio do Espírito Santo, mas antes, muitos são levados ao vale de ossos secos. Tenho certeza que há pessoas aqui se veem como esses ossos, secos na fé, secos na sua vida devocional, secos no seu ministério, secos e sem esperança diante do cemitério em que se encontra o lar, o trabalho e os sonhos. Deus quer nos fazer sair da sepultura e tirar de lá tudo o que as inquietações e falta de foco em Cristo tem enterrado.

1.Deus nos chama à solitude com Ele (v.1)
Deus veio sobre o profeta e o levou em Espírito ao meio do vale. Este foi o mover do Espírito para revelar ao profeta a situação e solução daquela nação. O primeiro passo para discernir a crise é ser movido pelo Espírito de Deus e para isso se faz necessário tempo com Deus. Não existe mover espiritual sem tempo com Deus. Habacuque, diante da eminente crise, se pôs na torre de vigia (Habacuque 2:1). Muitos se queixam em suas casas diante da crise, mas não se põe na torre de vigia. Quando Jesus morre, seus discípulos se dispersam e sete deles resolvem pescar voltando a jogar a rede do errado (João 21:6). Há alguns aqui que estão indo em direção ao cemitério para suas sepulturas e há outros que Deus quer tirar da sepultura. Na crise é tempo de falar (orar) e ouvir (meditar/silêncio). Meu testemunho 21/08/2014.

2.Deus nos chama a encarar a crise como ela realmente é (v.2)
“Ossos sequíssimos”. Amados irmãos e irmãs não podemos fechar os olhos. Devemos ver a situação como ela realmente é e como Deus a vê. A derrocada de Judá foi não encarar a realidade como realmente ela é. Jeremias, contemporâneo mais velho que Ezequiel teve de enfrentar um falso profeta chamado Hananias. O povo já em cativeiro, Hananias profetizava: “Quebrei o jugo do rei da Babilônia. Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que daqui tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia.” (Jeremias 28:2-3), entretanto, Jeremias, encarando a realidade com os olhos de Deus disse a Hananias: “O Senhor não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o Senhor(Jeremias 28:15-16). Onde é a tua crise? Vendo o problema sabemos como resolvê-lo, pois, a realidade vai pedir soluções. Lá em Juízes 6, quando os midianitas oprimiam os israelitas sob a permissão de Deus por terem feito o que era mau perante o Senhor, Gideão se lamentava questionando a Deus o porquê daquele mal (Juízes 6:13). Quando Gideão passa a encarar a crise como ela realmente era e percebe que o povo tinha trocado Deus por Baal, ele destrói o altar de Baal (Juízes 6:25; 27) e o Espírito de Deus revestiu Gideão (Juízes 6:34) e com 300 homens (Juízes 7), ele vence aquela situação. Precisamos nos aproximar de Deus e ver a nossa crise com os olhos de Deus. Tem pessoas na sepultura por falta de perdão, por falta de fé, por causa do pecado, por causa da falta de posicionamento, por não ter priorizado o Senhor. Encare sua situação, reconheça o que tem lhe secado os ossos porque hoje Deus quer lhe dar vida!

3.Deus espera que sejamos dependentes Dele (v.3-7)
I.Só se deve agir pela dependência de Deus. (v.3) A crise leva muitas pessoas à impulsividade. Deus pergunta ao profeta, e aqui Ele é chamado filho do homem, isto é, o Criador pergunta ao ser humano. A resposta é sábia: “Senhor Deus, tu o sabes.” Vemos um diálogo entre Deus e o profeta. O diálogo entre Deus e o homem se chama oração. Só posso falar o que Deus falar.
II.Só se deve falar o que Deus disser. (v.4-6) Em tempos de aflição a Palavra de Deus deve ser a âncora meus irmãos. Só se tem esperança estando fundamentado na Palavra e se posicionando na Palavra. A crise, quando não fruto de pecado e rebeldia, é oportunidade para fortalecimento da nossa fé e convicção na Palavra de Deus. Jesus provado no deserto venceu-a pela Palavra. Preste atenção: Só posso fazer o que Deus mandar eu fazer. Pergunto: Você tem uma Palavra de Deus para o que está fazendo hoje no meio da crise? Pergunto: Será que a crise não é fruto talvez por não ter dado ouvidos aos mandamentos da Palavra de Deus? Não comece nada que Deus não mandou você começar. Seja Jeremias, seja Ezequiel, mas não seja Hananias.
III.Nunca diga nada diferente do que Deus disse (v.7) Deus é perfeito e não erra nunca. Não duvide da direção de Deus. Não seja rebelde! É melhor estar no barco em meio à tempestade do que em alto mar em direção à Társis como Jonas.

4.Deus nos mostra que sua Palavra é poderosa e faz barulho (v.7-8)
Ah amada igreja! Não entendemos o agir de Deus e o barulho que se faz, mas devemos perseverar na Palavra do Senhor. Barulho = situações que não entendemos. “Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas...” (Salmo 29:3-11). Paulo e Silas estavam na prisão e Deus bradou naquele lugar! Houve um terremoto e gerou salvação. Vá até o final sobre a poderosa Palavra do Senhor. Deus quer juntar os ossos. Ele levanta o caído! Ele dá vida! Ele refaz seu ministério, seu coração ferido, seu lar, sua esperança! Ele é o Senhor!

5.Deus tem um propósito de revitalizar você (v.8b)
“Mas não havia neles o espírito”. Aqui se trata e vitalidade. É um grande problema quando se perde o vigor, a vitalidade, a esperança. Uma criança é cheia de espírito, isto é, é cheia de vida. Uma pessoa espirituosa é uma pessoa cheia de vida. Judá havia perdido sua vitalidade com o cativeiro. O cativeiro, a crise rouba o vigor. Mas, quero que saiba que até na crise há um propósito. Perceba que Deus só vê um grande exército quando há espírito nele. Deus viu aquele cemitério de ossos secos como um exército numeroso.
Amada igreja, Deus quer revitalizar a nossa alma, a nossa fé, a nossa esperança, a nossa alegria em meio à crise. Deus quer que sejamos cheios da Sua Vida! Este dia é dia de restauração!

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor