domingo, 28 de fevereiro de 2021

SÉRIE VACINE-SE JÁ | 28.02.2021 - GENEROSIDADE

Quarta Dose – Generosidade - Filipenses 4:10-19

 SÉRIE “VACINE-SE JÁ” - Quarta Dose – Generosidade - Filipenses 4:10-19 

Você consegue se lembrar de pessoas que foram generosas contigo? Claro que meus pais estão na conta. Mas, quando eu era criança tive o privilégio de ter uma madrinha de batismo católico que foi muito generosa comigo. Ela me dava muitos brinquedos e atenção. Aquilo marcou a minha infância. Já no seminário, no momento financeiro mais crítico que vivia, Deus levantou um pastor para ser generoso e me abençoar nas despesas de transporte daquele período. Uma das experiências mais marcantes que tive na minha vida quanto a generosidade foi o meu casamento. Essa igreja foi fantástica! Ganhamos a decoração, a festa, a entrada do apartamento, a mobília completa da casa através de muitos irmãos e uma pudemos desfrutar de uma maravilhosa lua de mel em Campos do Jordão porque os convidados foram muito generosos na gravata. Parando para analisar bem, a minha vida foi construída sob o investimento de pessoas generosas. A generosidade tem o poder de transformar a vida das pessoas.

O que é generosidade? Generosidade é a virtude em que a pessoa tem quando acrescenta algo ao próximo. Você nunca sairá de mãos vazias próximo a uma pessoa generosa. Logo, a generosidade se aplica também a pessoa que dá algo a alguém que tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas a bens materiais.

Deus estabeleceu o exemplo da dádiva motivada pelo amor conforme descreve João 3:16. Deus foi muito generoso ao dar seu Filho Jesus Cristo. Logo, generosidade está intimamente ligada com o ato de doar ou doar-se. Doar-se fala de amor!

Temos muita dificuldade de falar do amor de Deus para as pessoas, mas acredito que uma das formas mais eficientes de você manifestar Jesus na vida das pessoas sem necessidade de usar palavras é através da generosidade.

Na carta de Paulo aos Filipenses, a carta da alegria mesmo em prisão, Paulo expressa a sua gratidão pela generosidade desses irmãos. Eu identifico percepções transformadoras da generosidade que pode transformar tanto a vida de quem pratica a generosidade como aquele que recebe atos de generosidade. Você tem o poder de transformar a vida de alguém praticando generosidade. Muito mais além, você pode contribuir para que portas sejam abertas para que a pessoa tenha um encontro transformador com Jesus através de seus atos de generosidade.

 

1. A generosidade nasce da empatia com os outros (v.10; 14-15)

Como vimos ao longo dessa série, Paulo passou por situações muito adversas em suas viagens missionárias. Como um verdadeiro missionário e plantador de igrejas, ele renunciou a sua própria vida para entregar-se à vida de outros. Paulo manifestou generosidade total para presentear as pessoas com a mensagem do Evangelho. Ele o fez sob muita pressão. Entretanto, uma igreja foi o diferencial. No versículo 15 ele diz: “E como vocês, filipenses, sabem muito bem, no início da pregação, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo nessa questão de dar e receber, exceto vocês, somente.” A igreja de Filipos foi empática mais que todas as demais.

Dentre outras definições de empatia, a que me chama mais a atenção é que empatia é a aptidão de se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira com que ele aprende, se importando com o que ele se importa.

A igreja de Filipos se associou com Paulo. A palavra associar (v.14-15) significa tornar-se coparticipante. Portanto, eles se tornaram coparticipantes das aflições de Paulo. Eles foram empáticos. A empatia gerou a generosidade. Eles transformaram o sofrimento de Paulo em algo mais suportável. Podemos observar também que são poucos que conseguem ser generosos (v.15).

Seja um agente de transformação na vida de alguém sendo empático manifestando generosidade!

 

2. A generosidade produz abundância na escassez (v.16; 18)

Veja o que Paulo diz no final do verso 16 – “mandaram o bastante para as minhas necessidades”. Necessidades no grego fala de escassez. Já no verso 18 ele diz – “Recebi tudo e tenho em sobra. Estou suprido...”. Ele está suprido em abundância. Veja o poder transformador da generosidade. Sabe, há pessoas clamando a Deus por provisão. Deus procura pessoas que estão dispostas a serem respostas de oração de provisão.

Com essa pandemia, as necessidades são muitas. Existem não apenas necessidades financeiras, mas necessidades emocionais. Existem necessidades não apenas fora, mas dentro de nossos lares. Estamos vivendo um período de escassez em muitos aspectos. Especialmente nos casamentos! Tem muitos casamentos vivendo uma verdadeira estiagem, uma escassez de afeto e amor. Você sabia que a generosidade pode tornar seu casamento mais sólido?

A generosidade é um dos fatores chave para um casamento feliz, segundo um relatório de 2011 do Projeto Nacional de Casamento em Portugal. A editora desta pesquisa explicou que as pessoas são mais felizes na relação quando se esforçam para agradar ao companheiro de formas simples, como oferecer uma massagem depois de um dia de trabalho. Não tem segredo! Você decide ser generoso. A generosidade tem o poder de transformar a escassez emocional de muitos lares em abundância de afetos e mudar comportamentos.

Outro ambiente em que as pessoas se queixam muito é do trabalho.

Ajudar os colegas de trabalho pode aumentar a sua própria felicidade profissional, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison. O estudo, publicado no American Review of Public Administration, comprova que ser altruísta melhora o bem-estar e faz com que as pessoas se comprometam mais com o trabalho. “As nossas pesquisas descobriram um ponto simples mas profundo sobre o altruísmo: ajudar os outros deixa-nos mais felizes”, afirmou o pesquisador Donald Moynihan.

Não é sem razão que Paulo dirá: “Fiquei muito alegre no Senhor...renasceu o cuidado que vocês têm por mim” (v.10).

Seja um agente de transformação na vida de alguém e transforme escassez em abundância por meio de sua generosidade!

 

3. A generosidade manifesta uma forma de culto a Deus (v.18)

Veja como Paulo classifica o ato generoso de ofertar dos irmãos de Filipos: “Uma oferta de aroma agradável, um sacrifício que Deus aceita e que lhe agrada”. A generosidade revela amor e fé. São duas palavras que revelam quem ocupa o centro dos nossos corações.

Deus é amor e seu amor é generoso. Sem fé é impossível agradar a Deus. Você quer combinar essas duas palavras numa única ação? Generosidade. Agora, como a generosidade se torna um culto a Deus?

“Se a contribuição for apenas para a igreja, para um pastor ou para uma pessoa com necessidade, tornar-se caridade. Mas se for para o Senhor, tornar-se um ato de adoração”. Esse é o segredo. Todo ato de generosidade, sendo ofertado como ao próprio Senhor! Quando você investe na obra missionária ou abençoa uma pessoa necessitada, a motivação do seu ato revelará a quem você está cultuando. A generosidade deve ser para a glória de Deus.

Certa vez assisti o filme que contava a história da Madre Tereza de Calcutá. Ela ajudava hindus como uma vocação tirando pessoas das ruas que eram ali largadas para morrer e levando-as para um abrigo para terem dignidade. Então um hindu lhe perguntou: “Por que a senhora ajuda a nós indianos hindus?” Ao que ela respondeu: “Eu vejo Jesus em você”.

Seja um agente de transformação na vida de alguém e torne seu ato generoso em um culto a Deus.

 

4. A generosidade produz abundância divina a seu favor (v.17; 19)

Paulo deixa claro que as dádivas dos filipenses foram observadas por Deus porque eles ajudaram Paulo a fazer aquilo que Deus o havia confiado para fazer. Os filipenses ajudaram o trabalho de Paulo a prosperar. Veja o que diz Provérbios 19:17 – “Quem se compadece do pobre empresta ao Senhor, e este lhe retribuirá o benefício”. Generosidade é um empréstimo a Deus e, você pode ter certeza, Deus não fica devendo para ninguém.

Agora, observe o que o texto diz: “Segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, tudo aquilo que vocês precisam”. Perceba que a dádiva é segundo a riqueza de Deus, mas não meramente DA RIQUEZA, mas DE ACORDO COM A SUA RIQUEZA. Quer dizer, Deus o abençoa de acordo com as posses Dele. É por isso que Paulo diz no verso 17 que espera um retorno rentável para os filipenses de acordo com a oferta deles. Ele diz: “O que me interessa é o fruto que aumente o crédito na conta de vocês”. A linguagem aqui é financeira. É comercial. O que esse texto nos ensina é que a oferta é um investimento que traz ricos lucros no serviço de Deus e um crédito cumulativo para o ofertante. Isso é bíblico? Veja comigo Provérbios 11:24-25:

“Uns dão com generosidade e têm cada vez mais; outros retêm mais do que é justo e acabam na pobreza. A pessoa generosa prosperará, e quem dá de beber terá a sua sede saciada”.

A Palavra de Deus é fiel e verdadeira. A generosidade produz abundância divina a seu favor. E o texto é claro. Essa abundância divina é aqui e cumulativo para a eternidade. Veja o que Jesus diz em Mateus 25:34-45. O céu é das pessoas generosas. Quero concluir trazendo um fato curioso sobre dois mares da Palestina.

Na Palestina existem dois mares: O Mar da Galiléia e o Mar Morto.

A água do Mar da Galilélia é doce e, em seu interior e ao seu redor, a vida é abundante.

O mesmo rio Jordão que alimenta o Mar da Galiléia desemboca em outro mar, mas, ali, no Mar Morto, não há vida, nem em suas águas nem ao seu redor.

Qual é a diferença?
A água? Não!
O solo? Não!
A diferença é que o Mar da Galiléia devolve a água que recebe do Rio Jordão, enquanto o Mar Morto, por ficar abaixo do nível do mar, retém tudo que recebe. Com o passar dos séculos, ele foi acumulando tanto sal em seu leito que a vida ali se tornou impossível.
O mar “generoso” têm vida e proporciona a vida.
O mar “egoísta” não tem nada, só sal e solidão.

Seja um agente de transformação na vida de alguém e seu ato generoso trará abundância divina a seu favor.

 

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima