sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Devocional 13/01/2017 - TEMA: Tudo lhe favorece? Cuidado com o coração. Comece bem, mas termine bem!

TEMA: Tudo lhe favorece? Cuidado com o coração. Comece bem, mas termine bem!
Texto: Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar. [...] Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína [...] assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia de sua morte. (II Crônicas 26:5; 16; 21)

OBSERVAÇÃO
O Rei Uzias começou bem, mas terminou mal. Quando jovem e sob orientação de Zacarias foi temente a Deus e o buscou. Deus o fez prosperar, mas fica evidente que até então seu coração era posto em Deus. Ao se tornar bem sucedido em tudo e não tendo mais seu mentor por perto, o coração de Uzias se revela. Como é fácil de afastar de Deus depois de alcançarmos qualquer tipo de ascensão na vida. É fácil bater no peito e buscar méritos para si. Uzias foi tão arrogante que se achou digno de entrar no santuário. Ele perde o temor. A lepra começou na testa de Uzias imediatamente (v.19), um sinal externo do que havia em sua mente. O Rei foi afastado da sua posição.

PRÁTICA
Deus fala ao meu coração sobre o perigo de confiar na justiça própria e nos méritos. Não posso perder de vista um parceiro que me ajude a manter meus olhos em Deus e na Sua Graça. O meu coração humano pode se corromper facilmente com qualquer coisa afastando-me da dependência e do relacionamento. Assim como fez Jesus, devo sempre me retirar para estar na Presença do Pai. Tudo é mérito Dele, por sua bondade e misericórdia. A lepra na mente corrompe todo o corpo e pode me tirar da posição de autoridade que tenho em Deus.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por essa Palavra. Guarda o meu coração! Quero viver contigo em Tua Presença. Tua Presença é tudo o que tenho. A tua graça é melhor que a vida. Que meus olhos estejam sempre postos em Ti somente. Todo mérito é Teu. Toda gloria é Tua. Ajuda-me a discernir as facetas da justiça própria em minhas palavras, pensamentos e ações. Vivo debaixo do Teu favor. Vivo em Ti.

O que significa ser wesleyano hoje?

O que significa ser wesleyano hoje?

Obviamente, a maneira de viver a vida cristã descrita abaixo não é exclusivamente wesleyana. Na realidade é um quadro bíblico. Vamos seguir a Cristo, centralizando as nossas vidas em Deus e no seu Reino perseguindo e aplicando esses princípios, a saber:

1. Procurar viver e agir sempre na presença de Deus, manifestando uma vida devota, disciplinada e Santa. Sabemos que isto é possível pela presença do Espírito Santo e pela participação na comunidade cristã.

2. Enraizar nossas vidas nas Sagradas Escrituras. Isto inclui a leitura diária da Bíblia, procurando sempre obedecer e não somente ouvir a Palavra. Entendemos as Escrituras por meio da revelação de Jesus Cristo, reconhecendo que a Bíblia não é simplesmente um livro privado devocional, mas o livro da igreja, o Livro da Aliança, interpretado é praticado em comunidade.

3. Praticar um otimismo da graça, um otimismo baseado nas promessas de Deus, na ressureição de Jesus, e na realidade do reinado de Deus.

4. Desejar de todo coração a renovação da igreja, tanto a igreja local e regional, quanto a igreja global. Nutriremos este desejo pela nossa participação da vida da igreja local e pelo uso dos nossos dons espirituais e outros recursos avançar a vida e a missão da igreja mundial.

5. Ter uma visão da obra de Deus no mundo em todas as dimensões, especialmente a proclamação e a demonstração das boas novas de Jesus e seu Reino nas cidades do mundo e entre todos os povos.

6. Ter uma paixão pela divulgação e a encarnação das boas novas, especialmente entre os pobres, e, pela edificação da igreja, aprender "do pobre, da viúva, do órfão, do estrangeiro". Procurar o fim da opressão e do sofrimento advindos das necessidades humanas por toda parte, buscando uma sociedade justa e sã. Tomar cuidado, como Wesley enfatiza, com o perigo das riquezas.

7. Reconhecer a sabedoria de Deus na criação. Adorar a Deus em admiração e humildade, contemplando todos os feitos das suas mãos, a complexidade dos ecossistemas da terra e toda a intenção divina de redenção e restauração. Meditar na profundidade do plano de Deus por toda a sua criação.

Extraído do livro - Wesley, a Bíblia e o Povo (Howard Snyder).