domingo, 3 de maio de 2015

O derramamento do Espírito Santo - Atos 2

O derramamento do Espírito Santo
Atos 2

Em primeiro lugar é importante frisar que o livro de Atos dos Apóstolos registra fatos históricos do início da igreja, os primeiros atos dos Apóstolos, dos mensageiros de Jesus. A palavra apóstolo significa mensageiro, alguém enviado com ordens. Os apóstolos são enviados para anunciar a boa nova de que Jesus morreu na cruz do calvário para tomar sobre si a condenação que estava sobre a humanidade, foi sepultado e lá ficou por três dias, sendo que neste terceiro dia ressuscitou e está vivo, aniquilando o poder do pecado e da morte e pode salvar a todos os que creem pela fé. Logo, esses apóstolos tem a missão de proclamar o Evangelho.
Lucas, o médico, inspirado pelo Espírito Santo tem o privilégio de ver e registrar os atos dos apóstolos e o nascimento da igreja em Jerusalém, Judéia e Samaria e até os confins da terra.
Logicamente, o primeiro grande evento que ele tem o privilégio de registrar após a ascensão de Jesus é a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
O Dia de Pentecostes é uma festa judaica comemorada cinquenta dias após a Páscoa, isto é, após cinquenta dias da saída do Egito, Deus entrega a Moisés no Monte Sinai os Dez Mandamentos que será a direção para o Seu povo.
O Dia de Pentecostes para os cristãos também é comemorada cinquenta dias após o domingo de Páscoa, pois, é nessa data marcante para os judeus que ocorre a descida do Espírito Santo. A festa judaica do Dia de Pentecostes reunia judeus e estrangeiros. Em Jerusalém naqueles dias havia muita gente de diversos lugares, piedosos de várias nacionalidades estavam ali para essa festividade. É justamente nesse dia que o Espírito Santo descerá sobre a igreja reunida em Jerusalém, conforme a Palavra de Jesus (Atos 1:4-5).
O foco do autor de Atos não é dar ensinamentos doutrinários, mas registrar fatos do início da igreja. Por isso, o correto é tirarmos de livros históricos lições e princípios para a nossa vida. Pensando em termos de lições e princípios, quero extrair lições e princípios para a vida da igreja a partir de Atos 2.
Deus chama a igreja a viver uma Vida pelo Poder do Espírito Santo! É a partir dela que vamos cumprir a missão dada à igreja. O Espírito Santo veio sobre eles naquele lugar e eles foram cheios. Vamos extrair lições desse fato histórico para a nossa vida. Deus quer que sejamos cheios do Seu Espírito. Vemos nesse registro histórico que:

1.O Espírito Santo é derramado sobre um povo que crê, obedece e persevera (v.1)
Jesus disse a eles que permanecessem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder (Atos 1:4-5). Eles creram na Palavra de Jesus, obedeceram à palavra de Jesus e perseveraram. Eles ficaram reunidos em oração e perseveram na oração (Atos 1:14). Eram 120 pessoas reunidas nesse propósito (Atos 1:15). Obviamente que quando entregamos a nossa vida a Cristo o Espírito Santo passou a habitar em nós (I Coríntios 6:19). Também é óbvio que só podemos ter a certeza de que somos salvos pelo testemunho desse Espírito que habita em nós (Romanos 8:16). Jesus mesmo disse aos discípulos em João 20:22 “Recebei o Espírito Santo”. Mas, o que está em destaque aqui é a questão do revestimento para o cumprimento de uma missão conforme Lucas 24:49 (veja Lucas aí novamente). Revestir é entrar numa roupa, vestir-se. Eles seriam vestidos, seriam cobertos pelo poder de Deus para cumprir a missão.
Mas, qual é a atitude dos discípulos para serem revestidos? Eles creem na Palavra de Jesus, eles obedecem a Palavra de Jesus e eles perseveram sob a Palavra de Jesus. Isso me comunica duas coisas:
a.        Para todos os que desejam ser revestidos por Deus para servi-lo, precisam crer, obedecer e perseverar sempre. A obra de Deus sempre se cumprirá nesses termos. Tem lhe faltado revestimento no cumprimento da missão?
b.       A constância de uma vida cheia do Espírito Santo coincide com a constância de uma vida em missão, isto é, de crença, obediência e perseverança.
Você precisa desse revestimento hoje?

2.O Espírito Santo é derramado sobre um povo que persevera unido no mesmo propósito (v.1-2)
Outro fato registrado por Lucas que me chama a atenção é a questão da unidade de propósito visto na disposição daqueles que estavam reunidos. Se você ler novamente Atos 1:14, observará a palavra “unânimes”. Eles perseveravam unânimes em oração por aquele propósito.
Irmãos, Deus tem prazer na unidade! Deus se manifesta na unidade. É através da unidade da igreja que o mundo crê que Cristo foi enviado (João 17:21). A igreja cheia do Espírito Santo é uma igreja unida! É no mínimo incoerente dizer que a igreja está cheia do Espírito se ela está em desunião. Uma igreja cheia do Espírito Santo é unida e ela cumpre a missão através da unidade. Veja que aquela igreja cheia do Espírito Santo tinha tudo em comum e estavam juntos (v.44), perseveravam unânimes diariamente com muita alegria, pelo prazer de estarem juntos (v.46) e Deus acrescentava os salvos (v.47).
Hoje tenho visto muita gente ferida, temerosa, desgastada com as relações da igreja e perderam a alegria de estar junto. Perderam a naturalidade do comum, do prazer de estar junto porque aquele revestimento que deveria ser uma constância, foi morrendo com o ativismo, com as mágoas e feridas que se formaram das decepções. Só o óleo do Espírito Santo, desse revestimento, poderá curar e resgatar aquilo que chamam de primeiro amor. É o revestimento que lhe faz perseverar na unidade de propósito. Você sem isso não conseguirá ser igreja. Ser igreja é estar junto! Uma evidência clara de ser cheio do Espírito é o desejo de estar juntos no mesmo propósito. Só pelo Espírito Santo personalidades são transformadas, o tímido é mais ousado, o antissocial se socializa e o povo persevera unânime para o propósito sublime de anunciar a Cristo. Onde há um povo que persevera em oração no mesmo propósito, ali há revestimento do Espírito Santo para cumprir a missão.
Você precisa desse revestimento hoje?

3.O Espírito Santo é derramado sobre um povo pronto a testemunhar (v.5-14)
Tem uma pergunta crucial nesse registro histórico que é o teste da motivação pela qual as pessoas desejam tanto ter experiência de revestimento do Espírito Santo. Para que ser revestido do poder do Espírito Santo? Atos 1:8 fica bem claro que o propósito é para testemunhar. Ser cheio do Espírito Santo é sinônimo de ousadia, de coragem, de graça, de vida de serviço, de pregar o Evangelho com autoridade, enfim todas essas coisas com um único fim: TESTEMUNHAR.
Veja que a primeira evidência do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, em um lugar cheio de estrangeiros, é anunciar as maravilhas de Deus em outros idiomas, para que esses estrangeiros vejam essa maravilha.
A primeira pregação após a descida do Espírito Santo é sobre a morte e ressurreição de Jesus e o primeiro pregador era até então fracassado Pedro. Que coisa tremenda e maravilhosa. Isso me comunica:
  1. O propósito de sermos cheios do Espírito Santo é para que tenhamos coragem, ousadia, graça, enfim poder no serviço para testemunhar de Cristo e da sua multiforme graça. Se pensarmos naqueles 120 chegaremos à conclusão de que somos um pouco melhor do que eles. Eram pescadores, muitos iletrados, falhos e limitados. Nós temos estudo, não sofremos tanto quanto eles para termos o nosso sustento, e esse mesmo Espírito atua em nós e deseja nos revestir.
  2. Deus deseja que sejamos revestidos do Seu Espírito para que tudo o que fizermos promova impacto da glória de Cristo na vida das pessoas.
Aqueles que não vivem intensamente essa vida plena do Espírito Santo não podem ficar acomodados. Corremos o sério risco de perder o fervor espiritual e ficarmos como a igreja de Laodicéia mornos espiritualmente, sem uma característica vibrante e muitas vezes fazendo a igreja funcionar com Jesus do lado de fora! Não! Queremos a presença de Jesus conosco e Ele projetou uma igreja revestida.
Você precisa de revestimento hoje?

Concluindo
Creio que Deus tem avivamento para nós. Se nos pusermos a crer, obedecer, perseverar, unirmos no mesmo propósito e estivermos prontos a testemunhar, o Espírito Santo nos revestirá a cada um de nós com ousadia, coragem, graça, enfim, poder para cumprirmos a missão. Pergunto mais uma vez: você precisa de revestimento hoje?

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor