domingo, 22 de fevereiro de 2015

Mensagem: ROMPER A FAMILIARIZAÇÃO COM A PALAVRA DE DEUS I Samuel 13:1-11 e I Samuel 15

ROMPER A FAMILIARIZAÇÃO COM A PALAVRA DE DEUS
I Samuel 13:1-11 e I Samuel 15

Amados irmãos e irmãs, esta última mensagem da série “Rompendo a com a familiarização para receber o novo de Deus” tem como propósito trazer sobre nós o despertamento para as Sagradas Escrituras.
Observando as etapas da vida do Rei Saul, percebemos uma pessoa que começou bem, mas não terminou bem. No início Ele era tomado e guiado pelo Espírito de Deus, mas no final espíritos malignos o atormentava.
Saul é ungido como Rei (I Samuel 10:1-8) por Samuel que lhe dá algumas diretrizes. A palavra de Deus diz que O SENHOR muda o coração de Saul (I Samuel 10:9), representando a conversão de Saul para os propósitos de Deus lhe conferindo autoridade e algo poderoso acontece. Saul é tomado pelo Espírito e tem poderosas experiências com Deus (I Samuel 10:10). Saul está tão tomado pela presença de Deus que quando ele toma ciência que os amonitas querem atacar os israelitas em Jabes-Gileade, tomado pelo Espírito Saul se enche decoragem e ousadia e vai enfrentar aquele inimigo, pois, suas ações são guiadas pelo Espírito de Deus (I Samuel 11:6-7).
Samuel, que era sacerdote sobre Israel e o último juiz que liderou Israel antes de se estabelecer o primeiro Rei humano da história deles, pois, até então Deus era o Rei sobre eles (eles viviam uma teocracia), Samuel irá sair de cena como líder e sacerdote e dá uma palavra tanto para Saul quanto para o povo o segredo da benção e da prosperidade de ambos (I Samuel 12:14-15). É a partir daí que Saul vai começar o seu processo de declínio espiritual por familiarizar-se com a Palavra de Deus.
Todos começam bem e empolgados na vida cristã. Quando uma pessoa entrega a vida dela a Jesus Cristo, Deus muda o coração trazendo genuína conversão. Deus revela seus propósitos para a vida da pessoa e ela passa a ter experiências poderosas de fé, e até mesmo as suas adversidades são enfrentadas com coragem e muita ousadia, pois, o que traz ao coração da pessoa a convicção de todas essas coisas? Ela ouve a Palavra de Deus e a recebe com fé. Romanos 10:17 diz: “A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.”
Saul se acostumou em viver independente da Palavra de Deus. Irmãos, tudo começa com Deus, ele é a chave de tudo Todo conhecimento e entendimento vem Dele e só os ignorantes esnobam tal sabedoria, em outras palavras, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Mas, Deus sempre está de braços abertos para através de Jesus para renovar a nossa fé e nos dar uma vida totalmente guiada pela Palavra de Deus. Como romper a familiarização com a Palavra de Deus?

  1. Resgate o anseio de ouvir a Deus todos os dias pela Palavra (v. 1)
Saul quando ungido Rei recebeu uma série de diretrizes por parte de Samuel e uma delas está em I Samuel 10:8. Entretanto, essa palavra corrobora com o livro de Deuteronômio 20. A situação de Saul diante da guerra contra os filisteus está fora de controle. O exército inimigo é infinitamente maior que o seu. Passam-se dois anos e aquela palavra que Samuel deu a Saul chega no momento de seu cumprimento e conforme a Palavra de Deus, Saul deveria esperar o sacerdote para oferecer sacrifícios. Qual é, então, o primeiro elemento que leva as pessoas a se familiarizarem com a Palavra de Deus? O tempo. Vejam que são dois anos.
  1. O tempo de dois anos foi suficiente para Saul não confiar mais na Palavra de Deus;
  2. Consequentemente, Saul deixa de confiar no Deus da guerra para confiar nos homens de guerra. Salmo 20: 7 dirá: “Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor.”
  3. O coração de Saul se tornou seletivo. (Comparemos I Sm 10:26 X I Sm 13:2)
Saul é um exemplo de alguém que deixou de ouvir a Deus todos os dias e nos mostra o resultado.

  1. Resgate o anseio de tomar ações pela fé na Palavra de Deus (v. 8-9)
Saul representa o crente carnal. O crente carnal é aquele que com o tempo deixou de ouvir a voz de Deus e conseqüente esfria na fé. Suas ações não são guiadas pelo Espírito, mas pela carne assim como Saul. Ele age carnalmente, logo:
  1. Ele é guiado por circunstâncias e não por Deus; Sem fé – Ações pelas circunstâncias
  2. Ele faz o que não lhe compete – Fazer o que Deus não mandou
  3. Ele não confia na PRESENÇA DE DEUS e olha para HOMENS – Faltou fé
A maneira como eu recebo a Palavra de Deus transformará as minhas ações ou não. A Palavra de Deus deve ter PRIMAZIA em nossas vidas. Saul interpreta a Palavra do profeta a seu modo. Saul RELATIVIZA suas AÇÕES por RELATIVIZAR mediante a circunstância A PALAVRA DE DEUS.
Temos algo muito próximo disso relatado em Marcos 6:14-29 onde João Batista, pela Palavra de Deus, condena as ações de Herodes, especialmente no verso 20 que dirá: “Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando-o de boa mente.”
a.       Herodes temia a João. Ele tinha respeito pelo profeta (Palavra de Deus);
b.      Herodes sabia que ele era justo e bom, o profeta (Palavra de Deus);
c.       Herodes o tinha em segurança, o profeta (Palavra de Deus);
d.      Herodes o escutava de boa mente, o profeta (Palavra de Deus).
Qual era o problema de Herodes? Não praticava a PALAVRA DE DEUS. Resultado: Ele mata o profeta com dor no coração por causa da sua palavra. Quando as nossas palavras têm mais peso do que a Palavra de Deus nós as matamos.

SAUL era obstinado (I Samuel 15:1-31 – ênfase no verso 20; 22 e 24) Obedecer x Sacrificar

  1. Resgate o anseio pela Presença de Deus pela sua Palavra (I Samuel 15:26)
Saul foi rejeitado por Deus por rejeitar a Sua Palavra. A presença de Deus rejeita o desobediente. Deus não está onde há desobediência à Sua Palavra. Onde não há palavra de Deus no coração, no anseio de ouvi-lo e tomar ações por Ele, lá Ele não está. Deus é um ser relacional. Você se relacionaria com alguém que não lhe ouve e faz todo o contrário do que você diz para ser feito?

COMO É ALGUÉM QUE NÃO SE FAMILIARIZOU COM A PALAVRA DE DEUS?
  1. Salmo 1 – Vibra com a Palavra;
  2. Salmo 119:9-11 – vive longe do pecado;
  3.  Salmo 119: 105 – Guiado pela Palavra nos caminhos escuros e não tropeça;
  4. João 17:17 – É santificado;
  5. Davi foi esse homem – Ele enfrenta o gigante em nome do Senhor;
  6. Davi, assim que assume o reinado, busca a ARCA de Deus;

 Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor