sábado, 27 de junho de 2015

Igreja: Uma comunidade de discípulos que cuidam! (PARTE 2) – Lucas 6:40

TEMA: Igreja: Uma comunidade de discípulos que cuidam! (PARTE 2) – Lucas 6:40

Na semana passada falamos sobre os tipos de relacionamento que as pessoas tinham com Jesus e qual era o tipo de relacionamento de um discípulo. Vimos que a multidão se relacionava com Jesus e esta era baseada em consumo, vimos que haviam os seguidores ocasionais e vimos que haviam os discípulos, estes mais achegados em um relacionamento profundo e comprometido. Hoje daremos sequencia a esta  mensagem chamando a sua atenção para a necessidade de investir em pessoas, pois, os discípulos aprenderam com Jesus que o seu chamado consistia em investir em pessoas com a mensagem do Evangelho. Cuidado é próprio daquele que investe. Todos nós que recebemos cuidado fomos alvo de investimento. Nossos pais investiram em nós. Hoje eu invisto nos meus filhos. Na igreja pessoas investiram e mim, por isso hoje eu invisto em pessoas. O Pai investiu tudo em nós enviando o Seu Filho que investiu em doze que investiram e outros. Ser discípulo de Cristo é assumir o seu chamado para investir em pessoas.

2.Discípulos que cuidam são investidores e geram novos discípulos
I.Investem em relacionamentos. Atos 2:42-47 Irmãos e irmãs, onde convive pessoas o conflito é inevitável. Entretanto, só quando investimos nos relacionamentos somos discípulos. Desde a criação do homem, aprendemos que Deus não aceita a solidão. “Não é bom que o homem esteja só.” Genesis 2:18. Isso não se refere apenas ao casamento, senão o que seria dos celibatários como Paulo? Num sentindo mais amplo está falando que não é bom a solidão. Não faz parte do plano de Deus para o homem viver sem relacionamentos. Pessoas precisam de pessoas. Há algo de antinatural nas grandes multidões. O Pr. Carlito Paes da PIB de São José dos Campos tem uma definição profunda de comunhão: “comunhão é compartilhar a própria alma.” Como, então, investiremos em comunhão nesses termos? John Stott, um renomado teólogo e respeitado no mundo inteiro responderá: “Não penso que seja exagero dizer, portanto, que grupos pequenos células), ou grupos de comunhão são indispensáveis para o nosso crescimento rumo à maturidade espiritual.” John Wesley, fundador do metodismo, via que os crentes nominais, e por que não dizer as multidões e seguidores ocasionais, tornam-se cristãos ativos e discípulos reais de Cristo através de pequenos grupos. Deus nos chama a investir em relacionamentos. Você pode investir em pessoas abrindo a sua casa para pontes de relacionamentos! Faça uma célula na sua casa e faça do seu lar um ambiente para o agir da presença de Deus onde relacionamentos receberão investimento. Investir em pessoas é pagar o preço. Abrir mão do conforto, para ver vidas serem restauradas e cuidadas. Seja uma ponte de relacionamentos.
Pergunta: Qual é o valor dos seus relacionamentos para você? Que nota você daria para o seu relacionamento com Deus, família, amigos, mentor e equipe de ministério? Como você pode contribuir para que outros a sua volta tenham bons relacionamentos?
II.Investem em capacitação. Atos 16:1-4 O discípulo de Cristo foi desenvolvido por alguém e desenvolverá alguém. Uma igreja saudável é uma igreja onde ninguém caminha sozinho. Sabe quando desenvolveremos discípulos? Quando a nossa mentalidade mudar para a de um mentor/discipulador. O apóstolo Paulo nos dá o exemplo. Ele investiu em Timóteo. Paulo ouviu o bom testemunho sobre o rapaz, o trouxe para perto, o ensinou e se tornou o braço direito de Paulo (Atos 17:14). Paulo acreditou em Timóteo, enxergando possibilidades além e potencializando as habilidades do rapaz para os propósitos de Deus. Paulo o apoia e nutre, desafia e levanta-o para seu pleno potencial dentro os propósitos de Deus. Quando Paulo ouviu o bom testemunho sobre Timóteo dos cristãos da região ele pediu que o rapaz o acompanhasse no resto da viagem. Timóteo se tornou auxiliar de Paulo durante o resto da vida do apóstolo, e foi visto por este irmão mais velho como filho na fé (1 Timóteo 1:2).
Nas leituras do livro de Atos dos Apóstolos e das epístolas de Paulo, percebemos que Timóteo foi ativo no seu trabalho em vários lugares. Paulo confiava tanto neste jovem que frequentemente o mandava para ajudar igrejas e comunicar sobre problemas que surgiam entre os convertidos. Quando Paulo saiu da Macedônia, Timóteo e Silas permaneceram (Atos 17:14). Depois alcançaram Paulo de novo, e várias vezes Timóteo ia e voltava, ajudando neste trabalho importante de pregar o evangelho e edificar os irmãos.
Timóteo estava com Paulo quando as cartas aos tessalonicenses foram escritas (1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1). Também participou da terceira viagem de Paulo, sendo enviado de Éfeso para Macedônia e Acaia (Atos 19:22; 1 Coríntios 4:17; 16:10). Durante esta viagem, Paulo escreveu aos romanos e coríntios, e Timóteo estava com ele (Romanos 16:21; 2 Coríntios 1:1). E quando Paulo voltou com um grupo grande de irmãos, levando dinheiro para ajudar os santos na Judeia, Timóteo estava no meio (Atos 20:4).
Durante a prisão de Paulo, Timóteo estava presente (Filipenses 1:1; Colossenses 1:1; Filemom 1). No final da vida do apóstolo, provavelmente durante uma segunda prisão, Timóteo foi abençoado com duas cartas pessoais que procuravam fortalecer este servo dedicado. Em alguma ocasião não citada em outro lugar nas Escrituras, o próprio Timóteo foi preso e, depois, posto em liberdade (Hebreus 13:23). Ele, como o apóstolo que o instruiu, sofreu perseguição por causa da sua fé!
Sem dúvida alguma, o grau de confiança que Paulo depositou em Timóteo é testemunho do seu caráter. O exemplo deste jovem fiel continua encorajando servos do Senhor até hoje, e as instruções de Paulo ao seu filho na fé servem para todos os discípulos do Senhor nos nossos dias. nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Timóteo 4:12-16).
Deus deu a você talentos para serem desenvolvidos, mas precisamos desejar ser discípulos e nos submeter a alguém que pode investir em nós. Deus nos chama a cuidar e sermos cuidados. Isso é ser discípulo.
Pergunta: Qual é o valor de se receber capacitação? Quem são as pessoas que ajudaram ou lhe ajudam no seu crescimento hoje? Você tem contribuído para o crescimento de quem? Você sabe o nome dessa pessoa?
III.Investem em pastoreio. (João 17:6; 19) Os discípulos cuidam, os líderes de pessoas e células fazem como Jesus. Irmãos a sociedade clama por cuidado. Casamentos precisam de cuidado, jovens precisam de cuidado, adolescentes precisam de cuidado, pastores precisam de cuidado, líderes precisam de cuidado! Todos precisam de cuidado. Pastoreio veio da palavra grega poimen que significa cuidar. As pessoas estão sendo atacadas pelo diabo. Estamos diante de uma batalha espiritual. O pastoreio é essencial. Quero lhe dar 8 sinais de que você pode estar enfrentando uma batalha espiritual: 1. Falta de paixão espiritual. Perde a empolgação e perde a disposição. A alegria de orar e ler a Bíblia. Você perde a leveza para liderar.
2. Frustração extrema. Angústia sem motivo é ataque de demônios. Sente um negócio ruim por dentro. Quando a angústia tem motivo de perdas significativas é normal. Agora quando persiste é ataque espiritual para destruir você. Algumas pessoas compartilharam esse sentimento comigo. 3. Confusão sobre o propósito. Aumenta pressão. Acho que não sou a pessoa certa no lugar certo. Imagino que foi minha Alma que me enganou. Quero sair, fazer outras coisas. 
4. Falta de paz. A tentação tira a paz. Pensamentos veem na sua mente e não saem. Acusações. Imoralidade. Pornografia. Erotismo. Inquietação toma conta de sua mente. Isto leva a exaustão. As vezes está ligado às necessidades, como dinheiro. Facilmente irritado. Podendo pregar de maneira irritada, é mais um desabafo. 5. Lentidão e cansaço. As coisas não rendem. Não avançam. Perde a criatividade. Não quer fazer nada. Principalmente quando se repete por dias e semanas, até meses. 6. Forte desejo de desistir. Vontade de desistir. Vou aposentar. Você foi criado para cumprir um propósito. Se está dentro dele nada lhe faltará. Mas o diabo sabe disto e vai tentar lhe dissuadir. " Enquanto você estiver na água rasa vai para onde você quer, quando você for para andar no rio profundo, ele te leva."  7. Ser tentado a voltar para antigas amarras. Pessoas e coisas antigas voltam a lhe tentar. Praticas pecaminosas nos rondam querendo nos dominar. A mente fica embotada. 8. Dúvida a respeito do chamado sobre o qual tinha plena convicção. Fico pensando novamente se não foi coisa da minha cabeça. Eu sou uma fraude. Achar que não era o que parecia ser.
Fica claro que quem não recebe investimento está vulnerável. Talvez você diga: Eu não sou capacitado! Meu irmão, Deus não conta com melhores, mas Deus conta com os que amam! Você ama? Ama vidas? Ama pessoas? Você tem amor? VOCÊ TEM TUDO QUE UM INVESTIDOR PRECISA - AMOR!
Pergunta: Em quem você investirá neste ano?


Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor