sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Devocional 06/11/2015 - Toque o leproso!

TEMA: Toque o leproso!

TEXTO: "Aconteceu que, estando ele numa das cidades, veio à sua presença, um homem coberto de lepra; [...] tocou-lhe dizendo: Quero, fica limpo". Lucas 5:12-13

OBSERVAÇÃO:
O texto diz que Jesus estava numa cidade. A igreja, a célula, o grupo pequeno, enfim, é o corpo de Cristo presente na cidade. Um leproso vem a Cristo, à sua presença. Ser leproso nos tempos bíblicos é ser condenado a viver fora da cidade, à margem da sociedade, vítima de preconceito e sem receber contato algum, aliás, sequer pode sentir algo impossibilitado pela doença. Jesus o toca! Jesus o acolhe e o cura, o reintegra à sociedade.

PRÁTICA:
Esse texto me constrange e Deus me confronta. Estou na cidade como embaixador de Cristo e vejo que faço o mínimo do mínimo. Há tantos marginalizados na cidade de todo o tipo. Talvez alguns não vão à sua presença (por meio da igreja) porque Cristo está mal representado. Antes de curar o leproso, Jesus o toca. O toque liberta aquele homem da solitária emocional imposta pela cadeia da indiferença e da religiosidade. Deus me exorta a amar a todos, especialmente os que querem cura. Só o amor tira da margem, rompe com preconceitos e acolhe os que desejam cura e se encontram em lepra social. Essa é a minha missão.

ORAÇÃO:
Querido Pai, estou constrangido por esta Palavra. Perdoa-me todas as vezes em que fui indiferente com aqueles que quiseram cura e lhes ofereci nada. Que os meis gestos, palavras e ações promovam cura revelando o Teu amor. Ensina-me a ver com os Teus olhos, a tocar como Tu tocas e a amar como Tu amas.