quinta-feira, 7 de abril de 2016

Reflexão: "Evite discussões desnecessárias"

Evite discussões desnecessárias
II Timóteo 2:23-26

Não é de hoje que temos a necessidade de emitir opiniões e debater sobre assuntos que sequer temos domínio. Porém, especialmente no tempo atual, com o crescente individualismo e relativismo, as pessoas mais do que nunca emitem opinião sobre tudo. A internet deu voz e as redes sociais abriram as janelas da vida privada.
Quando eu era criança, meu avô no interior da Bahia jogando buraco com seus amigos discutiam assuntos diversos. Não se perdia a amizade nas divergências, aliás, as fortalecia. Hoje não é bem assim. As pessoas sem muito relacionamento com você emitem opinião sem que você pergunte se deseja e fecham as portas de um relacionamento. Deletamos, excluímos, bloqueamos, etc.
Hoje as pessoas com tanto acesso à informação, não analisam sequer as fontes. Quando questionada a fonte e veracidade de suas opiniões, imediatamente elas respondem: “Eu vi na internet”, como se essa por si só fosse fonte verídica de supostos fatos. Como disse um proeminente filósofo, “as pessoas apenas adjetivam e querem fazer valer suas opiniões sem reflexões profundas”.
A verdade é que as pessoas deste mundo globalizado e individualista têm necessidade de serem ouvidas. Há uma enorme carência coletiva de falar. O desafio é ouvir, aliás, muito desafiador que o ouvir é o escutar. Como pastor eu não apenas ouço, mas escuto.
Para uma sociedade extremamente virtual, sinestésica e que recebe muitas informações de todos os lados, escutar não é uma tarefa realmente fácil.
Escutar tem a ver com o estado de espírito. Para eu escutar alguém preciso estar livre de ansiedade, e o que esse mundo mais tem é gente ansiosa.
O ideal mesmo como disse alguém é que na maior parte das discussões devêssemos ter reações bovinas: “hummm....uuhummm....uhmmm”. Você em silêncio lança a dúvida se é uma pessoa brilhante ou estúpida. Ao abrir a boca poderão constatar o que realmente você é.
A palavra de Deus diz o seguinte: “Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência.” Provérbios 17:28. Vemos aqui a sabedoria do silêncio. O filósofo e matemático francês Blaise Pascal disse: “A maior parte dos problemas do homem decorre de sua incapacidade de ficar calado.” A minha avó dizia: “Em boca fechada não entra mosquito.”

A passagem bíblica que menciono acima é um sábio conselho de um pastor mais maduro a um jovem pastor. Evite discussões desnecessárias! Não seja ansioso para fazer valer suas opiniões ou até mesmo se justificar.
A versão NTLH diz o seguinte nos versículos 23 a 26: “Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em briga. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade. E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer.”

Fica evidente que a questão não é debater, mas o que, com quem debater e o propósito deste debater.  Como cristãos, servos de Deus devemos seguir esse sábio conselho de Paulo:

1.A discussão é tola e sem valor? Agregará alguma coisa ou vai acabar em briga?

2.Você vai tratar com educação ou vai “perder a linha”?

3.Se é algo contra você, corrigirá com delicadeza ou não?

Observe que o propósito final sempre é ganhar o outro (oportunidade; arrependimento; conhecimento da verdade). Se elas estão na armadilha do diabo, você não precisa cair também. Evite discussões. Seja menos ansioso para falar o que pensa e seja servo do Senhor. Aprendamos a escutar!

No amor de Cristo,
Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário