quarta-feira, 6 de abril de 2016

Reflexão - O Evangelho

O Evangelho
Romanos 1:1-5

O apóstolo Paulo introduz sua carta aos Romanos falando do Evangelho e da sua chamada para o Evangelho. É espetacular como Paulo aproveita cada oportunidade para explanar acerca dos fatos do Evangelho de Jesus Cristo. Vamos a eles:

I.O Evangelho é o cumprimento das promessas das Sagradas Escrituras
“prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras” (v.2). O Evangelho atesta a veracidade do Antigo Testamento de que nenhuma das profecias e tipificações foram em vão. Aquele que feriria a cabeça da serpente (Gênesis 3:15), se manifestara. O descendente de Abraão, por meio do qual, todas as nações foram benditas (Gênesis 12:3). O pão vivo que desceu do céu, aludindo ao maná que sustentou o povo no deserto. A água viva, aludindo à rocha e à água que dela brotou para saciar a sede dos hebreus, agora sacia a nossa sede. O cordeiro e seu sangue que poupou os primogênitos hebreus de serem mortos apontavam para o cordeiro da páscoa que seria dado em sacrifício para salvação da humanidade. O grande profeta preanunciado por Moisés (Deuteronômio 18:15). Eu poderia seguir aqui com uma enorme lista das tipificações e promessas que apontaram para Jesus e o Evangelho.
A boa notícia não é uma história inventada sem fundamentos. É a mais completa história de amor de um Deus que amou a sua criação e propôs resgatá-la. Por isso, as Escrituras ostentam também o título de a História da Salvação. A Antiga Aliança, isto é, o Antigo Testamento dá lugar à Nova Aliança, ao Novo Testamento.

II.O Evangelho é a boa notícia acerca de Jesus, o Deus encarnado da raiz de Davi
“com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi...” (v.3)
Jesus é o verbo que se fez carne e “tabernaculou”, isto é, Deus habitando entre nós em forma humana. E como homem, procedeu de uma linhagem real, do trono de Davi, a quem Deus faz a promessa de que seu trono seria estabelecido para sempre (II Samuel 7:16), assim explanado por Pedro em seu discurso no dia de pentecostes (Salmo 132:11; Salmo 16:10). O Evangelho é a boa notícia do Deus que se fez homem para nos resgatar (Isaías 53). Ele é o Filho de Deus que vem para estabelecer seu trono e seu reino para sempre (Isaías 9:1-6).

III.O Evangelho é a boa notícia da morte de ressurreição de Jesus
“...ressurreição dos mortos...” (v.4)
Se a ênfase não está na morte e ressurreição de Jesus, então não podemos chamar de pregação evangélica. Se não destacamos os fatos do Evangelho, então não há evangelho.
Pedro destaca o fato da morte e ressurreição. Jesus foi morto (Atos 2:23), mas Ele ressuscitou (Atos 2:32; Atos 4:10).
A palavra evangelho aparece em todas as cartas de Paulo. Em I Cortíntios 15:1-4 ele relembra àquela igreja o que lhes anunciou. Que, segundo as Escrituras Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.

IV.O Evangelho é a boa notícia também aos gentios
“...entre todos os gentios.” (v.5)
Paulo reconhece sua vocação em proclamar o Evangelho aos gentios. A igreja é o novo Israel de Deus. Não éramos povo de Deus, agora somos (I Pedro 2:10). Todas as nações são benditas (Gênesis 12:3). O povo que andava em trevas viu grande luz (Isaías 9:1-2). Todos podem ser feitos filhos de Deus. “Em Cristo não há grego nem judeu, circuncisão ou incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos” (Colossenses 3:11). O Evangelho é universal.

O Evangelho é o poder de Deus. É um convite ao arrependimento pela fé. É o caminho para o céu. A única condição para nos aproximarmos de Deus é crer no Seu Filho. Não há mérito humano. Nessa sinergia da salvação, nossa única atitude é responder com fé. O justo viverá pela fé! Somos salvos pela graça mediante a fé. Não é por obras. Nossos atos de justiça para alcançar a salvação, as chamadas boas obras, não são suficientes. Deus se satisfaz em Sua própria justiça enviando Seu Filho como prova de amor para resgatar homens egoístas, auto-suficientes que desprezam o conhecimento de Deus. O evangelho é o antídoto e a solução para uma sociedade egoísta. Fala de um Deus que abriu mão se si mesmo e da Sua glória para se identificar com sua criação oferecendo perdão e reconciliação.
Todos que entenderam o Evangelho e experimentaram o Seu poder serão como Ele em ações e palavras. Se não assim, certamente não experimentaram em sua totalidade o poder do Evangelho e a santificação.
O Evangelho é vida, pois somos chamados a viver pela fé, isto é, em fidelidade a um Deus que passa a habitar em nós por meio do Seu Espírito. É vida de Deus fluindo em nós a qualquer preço e sob qualquer circunstância. É viver sob o controle daquele que nos criou e sabe o que é melhor em todos os aspectos de nossa vida frágil humana. É viver por Deus e para Deus. É viver o amor e manifestá-lo. É não mais confiar no meu EU e em minha própria justiça, mas pelo Espírito. É viver o esforço da dependência. Evangelho é vida!

Evangelho é liberdade! Viver a graça e a misericórdia de Deus. Como súditos do Reino de Deus, livres do poder do pecado e de Satanás, somos livres!

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário