quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Revitalização - Tito - O pastor revitalizador

TITO - O pastor revitalizador

O nome de Tito é mencionado 13 vezes nas cartas de Paulo.
Em II Coríntios (2:13; 7:6; 7:13-14; 8:6; 8:16; 8:23; 12:18)
Em Galatas (2:1; 2:3)
Em II Timoteo (4:10)
Em Tito (1:4)

Observo que Tito foi alguém muito presente no ministério de Paulo. Ele o acompanhou em Jerusalém, o serviu de consolo em um momento difícil e sempre esteve a disposição para o apoiar segundo a necessidade das igrejas. A convivência com Paulo e a intensa participação no dia a dia das igrejas em crise contribuíram para a formação do perfil de Tito como um pastor revitalizador. Certamente muito do que Tito aprendeu foi na “fogueira”, não sem acompanhamento e orientação.
Observando Tito aprendo que:

     1.O revitalizador precisa ter um mentor (1:4)

Paulo o chama de verdadeiro filho. Conforme passagens mencionadas acima vemos uma estreita relação de discipulado. A convivência forma Tito. Ao observar como Paulo fazia e tendo a oportunidade de replicar, Tito aprende a plantar e revitalizar igrejas. É benção ter um mentor experiente para auxiliar a fazer gestão da revitalização. O mentor:

A) Auxilia o revitalizador a manter o foco (1:4-5)
Há um foco bem definido na missão de Tito como revitalizador da igreja em Creta. Paulo o orienta sendo presente através de contato (1:4) lhe enviando uma carta. O revitalizador precisa do apoio de seu mentor através de contato o auxiliando a recalibrar o foco de sua missão (1:5).

B) Auxilia o revitalizador com palavras diretivas e encorajamento (1:13; 1:15)
O mentor de Tito o empodera e o encoraja. É muito importante no processo de revitalização que o pastor revitalizador possa contar com pessoas que o empoderem e o encorajem a seguir com sua missão.
Fica evidente que Paulo é o responsável pela igreja em Creta. Entretanto, o princípio de mentoria numa revitalização permanece. É saudável que o pastor revitalizador voluntariamente se submeta a um cuidado de mentoria pessoal e ministerial. Todo pastor revitalizador deveria pensar em ter alguém que invista tempo em sua vida lhe fazendo perguntas e o auxiliando a manter o foco.

      2.O revitalizador é um capacitador e formador de líderes (1:5-9; 2:7; 3:13)

Ao observarmos as atribuições de Tito fica evidente que em um processo de revitalização, seu principal trabalho é formar liderança. Neste sentido o revitalizador:

A) Identifica líderes e os constitui (1:5-9)

I. Ter intencionalidade em identificar líderes (1:5)
No processo de revitalização a principal atribuição do pastor revitalizador é formar líderes. Uma igreja que cresce não se sustenta sem uma boa base de líderes. Talvez seja esse o seu maior desafio em todo o processo.

II. Ter critérios claros para selecionar os líderes (1:6-9)
O revitalizador precisa ser uma pessoa com critérios claros para identificar líderes. Observo que as igrejas que mais tem crescido e se revitalizado possuem um clara trilha de formação de líderes. A falta de critérios compromete o surgimento de líderes saudáveis. Esse tema abordaremos mais detalhadamente em outro tópico.

B) É modelo de liderança (2:7-8)
O líder sempre é modelo, mas numa fase de revitalização o ensino e a conduta do pastor revitalizador falará mais alto. Uma igreja que precisa de revitalização necessita de um modelo vivo que evidencie que o que está sendo proposto dá certo. Ele é o modelo de que a oração, o testemunho, a reverência, enfim, tudo o que é e faz realmente é possível. O pastor revitalizador também deve ser modelo dos critérios que estabelecerá na formação dos líderes. O líder modela pelo que faz e pelo que não faz todo o tempo. Ninguém pode oferecer o que não recebeu.

C) Forma equipes para enviar (3:13)
Esse aspecto é interessantíssimo. Penso que o destaque especial de Paulo a Zenas e a Apolo revela que eles mereciam uma atenção especial e possivelmente fossem os melhores líderes. Esses certamente foram trazidos por Tito para uma proximidade maior, não para que ficassem com ele em Creta, mas para serem preparados e enviados.

      3.O revitalizador deve ser hábil em relacionamentos interpessoais (1:13; 1:15; 3:8-11)

O Pr Ziel Machado sempre cita uma frase de sua mãe quando aborda relacionamentos na igreja. “Viver com os irmãos no céu, oh que glória! Viver com os irmãos na terra é outra história.” O pastor revitalizador certamente enfrentará conflitos nos relacionamentos. Toda mudança ou ajustes geram conflitos. Então o que fazer?

A) Ter convicção da sua vocação e da sua missão (1:5)
Saber exatamente o que deve ser feito e estar ciente de onde se quer chegar ajuda muito o pastor revitalizador a lidar melhor com os relacionamentos interpessoais e os conflitos. Um líder inseguro quanto a sua vocação e missão certamente será engolido. Tito está em Creta por uma designação divina. O melindre e a intimidação são frutos da falta de convicção e autoridade.

B) Ter convicção e amar o suficiente para confrontar (1:13)
A convicção deve ser na sã doutrina. A sã doutrina deve modelar tanto o ensino quanto a conduta. Sendo o pastor revitalizador o modelo (2:7-8), ele confrontará pela causa maior que é a verdade visando a saúde da igreja. A igreja em fase de revitalização precisa de um líder hábil em resolver conflitos.

C) Ter convicção a tal ponto de evitar os facciosos (3:10-11)
O coração genuinamente pastoral não quer perder pessoas. Entretanto, é de suma importância saber lidar com pessoas assim, especialmente se elas têm poder de influência. A transparência e o diálogo com ações bíblicas é o caminho da saúde. Jesus nos orienta em Mateus 18:15-17 que o confronto deve ocorrer e estabelece etapas. Relacionamento resolve relacionando-se.
Uma das grandes chaves do sucesso na revitalização é a habilidade de se relacionar. É essencial para que possa haver mudanças necessárias.

      4.O revitalizador deve conhecer a cultura local (1:12-13)

Paulo descreve o modo de viver dos cretenses, logo, ele aponta para a cultura na qual a igreja está inserida. Revitalizar a luz da Palavra de Deus significa constituir uma igreja que não apenas vive uma contra-cultura, mais esteja apta a transformar a cultura na qual está inserida.

      5.O revitalizador deve ter profunda convicção doutrinária (1:13; 2:1; 2:7; 2:11-15; 3:1; 3:4-8)

A base da revitalização está na mensagem. É na pregação e no ensino do Evangelho que haverá a genuína transformação. Portanto, tanto a paixão com que se prega e ensina, quanto o conteúdo da pregação e do ensino são elementos essenciais no processo de revitalização. Não se trata de uma mensagem de auto-ajuda. Também não se trata de anunciar somente o que se tem domínio. Tem que ser pregado todo o desígnio de Deus.
Por isso, ele será capaz de repreender para que se tornem sadios na fé (1:13). Poderá ensinar e exortar (2:1; 2:6; 2:15) com toda autoridade. Sua autoridade está no conteúdo da mensagem e na vida (2:7). Ele deve conhecer tão profundo a ponto de falar com ousadia (2:8).
Vale ressaltar que se observamos os grandes avivalistas, o conteúdo de suas pregações e ensino giraram em torno da mensagem central do Evangelho. Palavras chaves na recomendação de Paulo a Tito quanto ao que deveria ser pregado com ousadia: GRAÇA; ESPERANÇA; IMPIEDADE; REGENERAÇÃO; CRISTO; SALVADOR; BOAS OBRAS; PURIFICAÇÃO; VIDA ETERNA.

Pr. Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário