sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

“Precisa de mudanças? Avalie e mude radicalmente a sua vida, com a visão de Deus”

“Precisa de mudanças? Avalie e mude radicalmente a sua vida, com a visão de Deus”
Neemias 1

 Chegamos ao último mês de 2017! Você está satisfeito com esse ano? Antigamente eu sempre ficava com uma sensação de pendência e descontentamento com os meus anos. Sempre tendemos a ter uma lista maior de coisas que não alcançamos do que a lista de coisas que alcançamos. Seria isso normal? Normal não é, mas é muito comum. Como terminar bem o ano? Muita gente não tem animo para avaliar 2017 e ainda não planejou 2018. Como filhos de Deus devemos agir? Tudo bem, reconheço que preciso de mudanças, mas como elas devem acontecer de maneira que sejam consistentes? Veremos a partir de Neemias, como alguém enfrentou uma crise e provocou uma verdadeira mudança em uma nação. Avalie e mude radicalmente a sua vida, com a visão de Deus.

      1)      Avalie e alinhe a mudança da sua necessidade com a visão de Deus (v.2-3; 7)
a.Faça perguntas e avaliações para perceber a real necessidade. (v.2) Observe que Neemias deseja saber a situação real dos que estão em Jerusalém. Como ele faz isso? I) Ele pergunta (v.2). Certa vez eu estava me queixando da falta de proximidade da Giovanna comigo. Ela é uma criança, mas com 5 anos de idade eu a achava muito distante de mim. Então decidi procurar uma psicóloga para me ajudar. Após expressar a minha dor, a pergunta da psicóloga foi a seguinte: “Como é a sua agenda?” Ela não precisou dizer mais nada, entretanto, a pergunta foi confrontadora e me causou um desconforto porque ficou evidente a minha falha numa simples pergunta. Sabe por que alguns experimentam mudanças? Por causa do desconforto do confronto. Mas, não há mudança sem boas perguntas. Quando Deus está chamando Moisés e este se sente incapacitado Deus lhe faz uma pergunta: “Perguntou-lhe o Senhor: Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão” Êxodo 4:2. Deus faz Moisés enxergar uma ferramenta muito comum do seu dia a dia fazendo uma pergunta! Deus não sabia que aquilo era um cajado? Você quer mudança em seu casamento? Você quer mudança no seu ministério? Você quer mudança na sua vida espiritual? Faça boas perguntas que podem lhe causar desconforto e te estimulem à mudança! Deixe pessoas fazerem perguntas sobre a sua situação. II) Pergunte para as pessoas certas (v.2). Veja que no versículo 2 Neemias faz a pergunta a um de seus irmãos, o que significa que era um irmão de sangue ou um parente próximo, alguém de sua confiança. Deus coloca pessoas certas em nossas vidas. Há pessoas próximas de nós que estão enxergando além de nós. Não pergunte a um peixe sobre a água e sobre o aquário, mas pergunte a quem está do lado de fora! As empresas contratam consultorias para que lhes façam perguntas certas para mudanças. Se você quer ver mudanças em sua vida, precisa ter pessoas de Deus que sejam de sua confiança e honestas para lhe dar as respostas que precisa ouvir e não as que gostaria de ouvir. Esse é o primeiro grande caminho da mudança.
b.Faça perguntas e avaliações que gere em você um santo descontentamento (v.3; 4) Como já mencionei, a minha experiência com a Giovanna me causou muito desconforto. Muitos reagem negativamente diante do confronto ou apenas se justificam. Essas pessoas que querem ver mudança, mas não estão dispostas a enfrentar o confronto e o desconforto para mudar. Mas, pessoas que mudam e provocam mudanças tem uma reação distinta: I) Elas enfrentam a pressão (v.3). Palavras pesadas são mencionadas por Hanani: “grande miséria e desprezo”. Há uma forte pressão acontecendo aqui no coração de Neemias ao ouvir essas palavras. Certa vez a Andréa me disse que não estava feliz com o nosso casamento e me apresentou os motivos. Aquilo trouxe muita pressão sobre mim. A mudança é uma transformação de um estado para outro. É deslocamento! Para abrir uma tampa de garrafa você precisa exercer pressão para que ela mude de fechada para aberta. Meu amado irmão e minha amada irmã: Se você tem orado por mudanças, Deus graciosamente lhe trará pressão e pressão gera poder para mudar! II) Elas buscam a Deus (v.4). Diante da forte pressão, Neemias não foge, não fica indiferente, não busca culpados ou justificativas. Diante da forte pressão Neemias se senta, chora e se lamenta por alguns dias. Jejum e oração por alguns dias! Se você quer ter mudanças consistentes, elas exigem um tempo com de Deus! Todas as vezes que me via sem direção diante de pressões ministeriais, eu me retirei para jejuar e orar perante Deus! Isso é um santo descontentamento. Você está descontente, mas está o apresentando diante de Deus.
c.Faça perguntas e avaliações que te façam chegar a uma conclusão correta do real problema (v.6b; 7). Neemias faz uma avaliação da situação do seu povo e de sua própria condição. A conclusão e: “Faço confissão pelos pecados”. “Temos procedido de todo corruptamente”. Igreja, quem deseja realmente mudança em sua vida faz uma avaliação que gera uma mudança de mente e de comportamento diante de um diagnóstico real.
Deus tem o melhor para a sua vida. A sua vida pode ser melhor em 2018!

      2)      Avalie e alinhe a mudança a visão do propósito eterno de Deus (v.5; 6; 11)
Todo cristão que deseja uma real mudança fará avaliações e alinhará seu coração com o coração de Deus. Se seu coração se alinhar com o coração de Deus, então suas ações, escolhas e decisões se alinharão com o coração de Deus e haverá mudanças de Deus em sua vida. Neemias não tinha em mente simplesmente a restauração do orgulho nacional de Israel e de sua capital Jerusalém. Não! Ele não buscou mudança porque o povo tinha uma necessidade de mudança. Como sabemos disso? Veja que a causa da mudança, a motivação da mudança se alinha com o projeto de Deus para aquela nação: “guardas a aliança”. No verso 8 está a causa dessa destruição: “Eles quebraram a aliança e por isso foram espalhados (Levíticos 26:14-16; 33). Então vem uma pergunta: “Por que devo mudar?” Devo mudar porque estou infeliz com o meu trabalho? Devo mudar porque estou infeliz com o meu casamento? Devo mudar porque estou infeliz com o meu ministério? Devo mudar porque quero coisas novas? Por que devo sair de uma liderança? Por que devo mudar de igreja? Por que devo criar um ministério novo na igreja? Por que vou mudar para outro prédio?  Por que mudar? Irmãos, se qualquer mudança que eu busque, for apenas por pura necessidade, por mais honesta que ela seja, ela ainda é egoísta e não ocorrerá segundo a visão de Deus, mas segundo minhas necessidades e meus descontentamentos e não será permanente, apesar de legitimo muitas vezes. Eu não devo mudar minha postura no casamento por causa da Andréa primariamente. Eu devo mudar a minha postura no casamento por causa da minha aliança com Deus! Eu devo ser o marido segundo o coração e o caráter de Deus, não segundo as minhas necessidades ou necessidades da Andrea, mas segundo o projeto de Deus para o casamento. Eu não devo mudar a estrutura da igreja ou o local da igreja por causa da necessidade da igreja primariamente. Mas, devo considerar o plano de salvação, o propósito eterno de Deus e se o local e a estrutura não estão respondendo à visão e ao propósito de Deus, então devo mudar. Eu não devo mudar o jeito da célula ou a minha célula porque as pessoas estão simplesmente descontentes, mas devo avaliar e mudar para estar alinhado com as necessidades e a visão de Deus. A visão de Deus, não as nossas necessidades, mas a do Reino de Deus que coloca em primeiro lugar a restauração da imagem de Deus nas pessoas, a salvação de vidas. Toda mudança na minha vida deve ser motivada pela minha aliança com Deus e de acordo com o propósito de Deus e se for realmente direcionada por Deus: I) Ela produzirá arrependimento (v.6); II) Ela gerará confissão (v.7); III) Ela gerará paciência e esperança em Deus (v.11).

Por que muitas mudanças não são frutíferas e não duram? Porque elas não nascem no coração de Deus, mas no coração do homem. Elas não nascem do propósito eterno de Deus, mas das necessidades e propósitos dos homens.
Eu lhe pergunto: Onde nasceu seu ministério? Onde nasceu sua liderança? Onde nasceu seu casamento? Onde nasceu sua família? Onde nasceu seus projetos? Onde nasceu a sua fé e a sua espiritualidade? Eles estão precisando de alguma mudança? Aonde você está? A mudança também deve nascer dentro do propósito eterno de Deus que visa a reconciliação de todas as coisas com Cristo!

      3)      Avalie e alinhe a mudança com esperança em Deus (v.11)
Aquilo que nasce em Deus, ainda que esteja em crise, pode ter esperança para mudar. Igreja, Neemias é apenas um copeiro do Rei e nada mais. O que ele poderia fazer? Nada além de orar. Aprendo algumas lições preciosas sobre ter esperança em Deus quando queremos ver mudanças em nossas vidas:
a.Não importa a sua condição social, econômica, suas limitações. Se você confia no Senhor, a mudança acontecerá.
b.Tenha fé em Deus e não em homens ou circunstâncias se você deseja ver mudanças. Se elas estão alinhas com os propósitos de Deus, ela acontecerá.
c.Se a mudança que você busca nasce em Deus e está alinhado com os propósitos de Deus, ainda que você se encontre em um vale de ossos sequíssimos, Ele restaura e o transforma em um Exército Sobremodo Numeroso! Nossa esperança está em o nome do Senhor. Você quer um 2018 abençoado e precisa de mudanças? Avalie em mude radicalmente, com a visão de Deus.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário