domingo, 26 de novembro de 2017

“Princípios da poda para uma vida frutífera” - João 15:1-5

“Princípios da poda para uma vida frutífera”
João 15:1-5

Amados irmãos e irmãs, o capítulo 15 de João faz parte de um diálogo extenso de Jesus com seus discípulos que se inicia no capítulo 13 ao capítulo 17 que me resumo aborda três assuntos principais: 1) Jesus está se despedindo dos seus discípulos; 2) Jesus comunica que eles permanecerão para continuar a obra; 3) Jesus diz que Ele não poderão fazer esta obra sozinhos, de modo que lhes envia o Espírito Santo. Em suma, o foco central é frutificar, é cumprir com a missão de Jesus. Estamos aqui para cumprir com a missão que foi confiada à igreja por meio de Jesus Cristo! Se somos o Seu Corpo e Ele é o Cabeça, então, Ele é quem no guia.
No meio desse diálogo é introduzido a parábola da Videira.
Israel era reconhecida como a Videira plantada por Deus (Salmo 80:8-19; Isaias 5:1-5; Ezequiel 15). Entretanto, essa Videira produziu uvas bravas, ou seja, esta nação não foi fiel a Deus e não produziu o que Deus esperava dessa nação. Deus visava que a nação de Israel atraísse outras nações a Ele. Esta nação não foi fiel ao agricultor que é Deus. Por isso Jesus, nessa parábola se apresenta como a Videira Verdadeira, ou seja, aquele que foi plantado pelo Pai e que foi fiel para cumprir com o propósito do Pai, aquele que verdadeiramente frutifica para o Pai.
Me dediquei a pesquisar e a estudar um pouco sobre a Videira, ou pé de uva, ou parreira. Aprendi lições preciosas sobre a poda. A poda é um processo doloroso, mas extremamente necessário para que os galhos (sarmentos) da videira frutifiquem segundo as expectativas do agricultor.
Quero que você perceba que Deus está trabalhando em sua vida para que você seja um ramo forte e que produza frutos cada vez maiores e uniformes para a glória do Pai.

     1.A poda é um processo que ocorre em um período específico do ano para garantir muito fruto (v.2)
Sem a devida poda, os ramos não se fortalecem. O processo da poda se dá no inverno ou na primavera, mas em geral no inverno. Será no fim do inverno que ocorrerá o florescimento dos ramos, por isso, a necessidade da poda, com ela haverá dentre outros benefícios, a distribuição dos ramos. Sem a poda, a produção poderá ser fraca e com frutos doentes. Nesse período já ocorreu a colheita, as folhas caíram e só sobra o esqueleto da Videira. Algo realmente muito feito e aparentemente sem vida. O agricultor ama a Videira e tem um zelo especial pelos ramos.  

     2.A poda é um processo de um agricultor que planeja anos de colheita e assim garantir muito fruto (v.2)
Nesse processo da poda o que me chama mais a atenção é a de que a poda interfere diretamente nas várias safras. O agricultor está garantindo a colheita do futuro.
A que se relaciona a poda? A poda se relaciona a um processo doloroso de rompimento, perdas ou renúncias que deixam marcas, mas que garantem o fortalecimento estrutural das suas emoções e habilidades para que garanta frutos maiores e melhores no Reino de Deus.
Aquilo que você não compreende agora faz parte de um propósito glorioso de colheita na sua vida amanhã.

      3.A poda é um processo visa proximidade ao tronco que vai garantir muito fruto (v.4-5)
Outro princípio extremamente importante é a de que ela deve evitar que os ramos se distanciem do tronco. Quanto mais longe do tronco sem uma devida sustentação, ramos fracos se formarão e o fruto será comprometido. Assim podemos afirmar que os frutos aumentam na medida em que a relação de intimidade, ou de proximidade aumenta. A relação de intimidade aumenta na medida em que correspondemos positivamente à poda.
A Graça se manifesta! Sem mim, nada podeis fazer! A Graça revela a fé! Dependência - sem mim nada podeis fazer. A provação deve ser encarada com alegria! Sou filho, então o melhor está por vir! Em troca da alegria que lhe está proposta! O Pai se alegra com os frutos. Nos alegramos em frutificar!
A poda é uma prova de fé para que experimentemos a graça! Ela é muito ruim no momento, mas depois vem o fruto. Alegre-se - a alegria do Senhor é a nossa força! O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!
Depois do crepúsculo vem a alvorada! Depois do inverno vem a primavera!
Alegre-se e viva olhando para Aquele que fez a promessa. Nada de derrota! Você é filho! Ele é Pai.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário