domingo, 4 de abril de 2021

04.04.2021 - TEMA: Faça o que é certo

 TEMA: Faça o que é certo

TEXTO: “Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine.” Gênesis 4:7

OBSERVAÇÃO

Enxergo a complexidade das consequências do pecado no coração do homem e reflexo em suas ações. A intenção do coração é contemplada por Deus e fica evidente que a aceitação e a rejeição estão aí.

A forma como cada um ofertou revelou o desejo bom e mal de cada coração, despertou inveja, ira e culminou com um homicídio.

A palavra que Deus usa, segundo o Espírito Santo inspira o autor é “aceito”. A aceitação está intimamente ligada ao “fazer o que é certo”, já na intenção. Portanto, fazer o que é certo é uma disposição do coração inclinado para Deus. Não fazer o que é certo significa abrir o coração para o pecado e ir contra Deus, contra o próximo e contra mim mesmo. Cabe a mim dominá-lo.

PRÁTICA

Cristo tornou possível eu ser aceito por Deus por meio de sua obra na cruz. Ele fez o que era certo por mim, e pela fé em seus méritos, sou justificado. Por meio do Seu Espírito sou guiado em minhas intenções para aquilo que glorifica a Deus, o bem. Ele não apenas me tornou aceito, mas me tornou aceitável como um novo homem segundo à Sua imagem. Guiado pelo Seu Espírito, posso escolher e fazer o que é certo.

Todos os dias me debruçarei sobre a Palavra para encher-me da verdade que renova a minha mente para estar cada vez mais dominado pelo Espírito da verdade.

ORAÇÃO

Obrigado Jesus por me aceitar e me tornar aceitável. Obrigado porque Seu Espírito me guia a toda verdade e posso andar com uma nova disposição de coração para fazer o que é certo. Guarda-me de mim e de minhas vontades! Faça-se a Tua vontade e que o que eu fizer seja um reflexo da sua santidade em mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário