domingo, 31 de março de 2019

Apropriando-se de sua Nova Vida - Colossenses 3:1-4


Apropriando-se de sua Nova Vida
Colossenses 3:1-4

Graça e paz amada igreja. Estamos firmando a nossa identidade de filhos de Deus em Cristo Jesus! Devemos nos apropriar dessa nova mente.  Somos filhos e estamos unidos com Cristo. Ser filho de Deus significa que você foi liberto do império das trevas e foi transportado para o reino do Filho de amor (Colossenses 1:13). Constantemente precisamos ser lembrados dessa verdade. Por quê? Porque a nossa batalha ocorre em grande parte na nossa mente. É muito fácil se esquecer de quem você é. O inimigo está o tempo todo trabalhando para fazer você desistir de crer e ou colocar dúvidas a respeito da vida cristã, se ela vale a pena ou não. 1) Ele furta a palavra de Deus do coração (Lucas 8:12); 2) ele usa a arma da intimidação (I Pedro 5:8); 10) ele age na disseminação de falsos ensinos (I Timóteo 4:1); e 11) ele ataca a mente dos homens (II Coríntios 4:4).
O cristão deve apropriar-se de quem ele é em Cristo. Deve apropria-se de uma nova realidade. Por isso, hoje, quero afirmar quem você se tornou em Cristo. Quero afirmar o que você possui em Cristo, apropriando-se da sua nova vida.

1.Você possui uma nova natureza com Cristo, uma vez ressuscitado com Cristo (v.3a)
“porque [...] ressuscitaram com Cristo” – Morremos com Cristo e ressuscitamos com Cristo
Cristo não apenas morreu por nós, como também morremos com Ele. A Bíblia diz que “Em Adão todos morrem” (II Coríntios 15:22). O que isso significa? Significa que todos vieram ao mundo espiritualmente mortos, mortos para Deus, totalmente mortos em pecados, inteiramente destituídos da vida de Deus, da imagem de Deus. Todo o ser humano que nasce no mundo agora porta a imagem do diabo, isto é, no pecado de Satanás que é o orgulho e na obstinação, dominados por apetites e desejos sensuais. “O salário do pecado é a morte.” (Romanos 6:23). Entretanto, Cristo foi oferecido em sacrifício para pagar a nossa dívida com Deus. Veja comigo Colossenses 2:13-15. O que isso implica agora para nós? Cristo morreu a nossa morte e pagou a nossa dívida. Para que o pecado não tenha mais efeito sobre nós, morremos juntamente com Ele. Veja comigo Romanos 6:4-11; Colossenses 2:20-23; Colossenses 3:9-10. Morremos com Cristo para: a) Vivermos em novidade de vida, pois, ressuscitamos com Ele para uma nova vida (v.4-5); b) Crucificarmos o velho homem (v.6); c) Não servimos mais ao pecado (v.6); d) Morrermos com Ele para recebermos perdão dos pecados (v.7);  Por que isso ocorre? Porque estamos unidos com Cristo! Aproprie-se!
2.Você possui uma nova mente dominada por Cristo, uma vez que Cristo é a nossa vida (v.2a; 4a)
“Pensem nas coisas lá do alto” [...] “Cristo, que é a nossa vida – Nós vivemos em Cristo”
Igreja, o que significa apropriar-se da nossa união com Cristo? Vida cristã só é plenamente vivida quando ela deixa de ser uma religião ou uma mera formalidade religiosa, Cristo deixa de ser uma ideia a ser seguida, e passa a ser uma pessoa a ser amada! Vejo muita confusão quanto a ter relacionamento com Jesus. Ele quer ser seguido e amado. Um celular não é a essência de um relacionamento. Ele é o meio pelo qual nos relacionamos. Mas, muitos tem transformado a oração, a leitura em conjunto de regras com outras tantas regras, e se esquecido que agora nascem para uma nova realidade onde esses meios não são o fim, mas meios de relacionamento. Meios pelos quais nos comunicamos não são a essência do relacionamento. A essência é o amor.  Esse amor é fruto de relacionamento com alguém que deu a Sua vida em teu favor! Dominados pelo amor, temos a mentalidade Dele. Vejo isso muito claro na vida de Paulo! Quando ele foi alcançado pela graça de Deus, começou a declarar um fato: “O viver para mim é Cristo, e o morrer é lucro.” Filipenses 1:21. Ele já vivia mais para ele, mas para Cristo. Paulo dizia: “Já não sou quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2:20. Igreja, a vida cristã é prazerosa! É um constante grito de guerra de “Jesus, Jesus minha vida, Jesus minha história, Jesus meu amor”. É puro amor de Deus derramado em nossos corações, porque Cristo é a prova do amor de Deus (Romanos 5:8). Ter a mente dominada por Cristo significa que Ele domina o seu pensamento e preenche a sua alma. Tendo a mente de Cristo, não há mais espaço para legalismos e nem para o pecado. Veja Colossenses 2:6-7 novamente. Estamos enraizados e edificados Nele. Vejamos João 15:4-5. Que tipo de mente e frutos é gerado por alguém que está em Cristo? Não há outro assunto, outra canção, não é religião, mas é algo que transborda no casamento, nos relacionamentos, enfim, Cristo é o centro! Cristo é o início e o fim de tudo o que somos e fazemos! Como diz aquela canção: “Sejas meu universo. Que sejas tudo o que sinto e o que penso. Que de manhã seja o primeiro pensamento e a luz em minha janela. Que sejas meu universo. Que enchas cada um dos meus pensamentos. Que a Tua presença e o Teu poder seja o alimento”. Por que isso ocorre? Porque estamos unidos com Cristo! Aproprie-se!

3.Você possui uma fonte de segurança e do contentamento em Cristo, uma vez oculto Nele (v.3.3b)
“E a vossa vida está oculta juntamente com Cristo” – Escondidos em Cristo
Paulo alerta aos colossenses contra os falsos ensinos. Algo muito comum naquele tempo é que havia falsos mestres que achavam que os seus livros guardavam e escondiam a sabedoria. Esses livros eram escondidos de todos. Paulo usa a mesma palavra escondido para ensinar o seguinte aos falsos mestres e a nós: “Para vocês os tesouros da sabedoria estão escondidos em seus livros secretos; para nós, porém, Cristo é o tesouro da sabedoria e nós estamos escondidos Nele”. O Miguel, quando entrávamos no elevador, ao entrar uma pessoa conosco desconhecida, sempre ficava atrás de mim ou da mãe. Você já viu como são os pintinhos com as galinhas? Jesus quis juntar Jerusalém debaixo de suas asas (Mateus 23:37), mas a rebeldia e a religiosidade não permitiam. Você está posicionado em lugar de segurança, debaixo da graça e do favor de Deus! “O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.” (Salmo 84:4). Sua vida está oculta, isto é, escondida em Cristo em todas as circunstâncias: “Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá.” (Salmo 27:5). Vamos relembrar! Nós estamos em uma posição de descanso. Vejamos Romanos 8:31-35; Ou seja irmãos, quem vive unido com Cristo está em lugar de segurança e satisfação. As aves fazem seus ninhos em lugares altos e lá alimentam seus filhotes. Estamos seguros e satisfeitos. Você e eu não precisamos procurar em outras fontes ou meios, por meio de religiosidade ou métodos um meio de se sentir seguro e aceito por Deus. Você já foi aceito e tudo coopera para o seu bem! Você está dentro da ninhada. Por que isso ocorre? Porque estamos unidos com Cristo! Aproprie-se!

4.Você possui uma posição elevada em Cristo, uma vez ressuscitado com Ele (v.1a)
“Portanto, se (uma vez que) vocês foram ressuscitados com Cristo”
Paulo escreveu aos Efésios 2:4-6: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça vocês são salvos – e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.”
No “sentar” encontramos nossa identidade e autoridade; nos mostramos discípulos e descansamos nessa posição elevada. A chave da vida cristã vitoriosa é sentar com Cristo bem acima de todos os problemas deste mundo, firmando a nossa identidade nele. A W Tozer escreveu: “A verdadeira religião confronta a terra com o céu, e o tempo com a eternidade.” Nós habitamos numa posição eterna e atual! Essa posição de autoridade nos coloca acima de demônios e nos oferece todas as condições de paz em meio ao sofrimento. Você passa pelo vale, mas seguro porque você está acima dela em Cristo, ou se preferir, Cristo passa ela com você. Então você recebe ousadia e coragem! Esse é um lugar de paz como fruto da confiança! Onde você precisa de paz? Sei que pessoas tem passado por apertos muito grandes, mas confie em Cristo que te colocou numa nova posição! Jesus disse; “Está consumado” Nós descansamos! Descansamos porque Jesus venceu o nosso inimigo. Lutamos numa batalha cuja vitória já nos é garantida! Você está revestido de autoridade! Por que isso ocorre? Porque estamos unidos com Cristo! Aproprie-se!

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário