domingo, 24 de fevereiro de 2019

Vida Simples - Entrando no descanso do Pai - Hebreus 4:1-13


Vida Simples:  Entrando no descanso do Pai
Hebreus 4:1-13

Vida simples é uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus.
Como ter uma vida não complicada nem corrida dispondo de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus? Viramos o ano dizendo que seria tudo diferente. Compramos uma agenda nova, trocamos o celular, temos muitas expectativas etc. Só tem um problema: Esqueceram de avisar para o seu chefe, para os colegas de trabalho, para os seus funcionários, para o banco, para o seu familiar que eles deveriam fazer o mesmo! Então, como lidar com o dia a dia? Como planejar meu futuro?
Irmãos, a vida simples fala muito mais de uma mudança interior do que de mudanças externas como agenda, emprego e ações propriamente dita. Quando nos resolvermos interiormente, tudo o que está relacionado ao seu exterior (trabalho; família; emprego; etc) mudará ou não. A questão é que você não será mais o mesmo.
Tenho observado também que a vida simples não se trata de um conjunto de regras que seguidas, em um estralo, mudará você. A vida simples se trata de uma caminhada com Jesus. É um processo de aprendizagem que tem como conteúdo pedagógico as dores, as cabeçadas e tudo o que serve para quebrar nossa arrogância velada (a autossuficiência) para aprendermos a ser mais dependentes de Cristo, pois, o Reino de Deus é dos pobres de espírito, portanto, dos que reconhecem que não conseguem sozinhos. Você está enfrentando pressões? Você está frustrado? Você está sentindo o peso e o preço da liderança ou do anseio de obter um resultado? Não está muito feliz com sua vida cristã? Está inseguro quanto a sua salvação? Não tem conseguido desfrutar de paz e está sem alegria? Ou está mesmo é indiferente e frio e não tem sentido nada? Parece que a palavra não fala com você?
Quero convidar você hoje a entrar no descanso.
O texto que lemos está convidando os ouvintes a entrarem no descanso de Deus pela fé.
O autor aos Hebreus mostra para seus ouvintes a superioridade de Cristo frente aos profetas, aos anjos, a Moisés, a Josué, aos sacerdotes etc, mostrando que todos os ritos do Antigo Testamento era uma sombra e apontando para Cristo. Quando ele compara Jesus a Josué, embora Josué tenha feito Israel entrar na terra de Canaã e dado a eles descanso, fica evidente que ele não deu o descanso espiritual (v.8-9). Entretanto, ele fala do descanso de Deus (v.10). A grande revelação aqui é que esse descanso não é apenas futuro, mas é para aqui e agora, conforme o tempo verbal no presente do verso 10. O povo de Deus compartilha do Seu descanso. As perguntas que quero responder é: Como, na prática, entrar e permanecer nesse descanso? Como esse descanso afeta minha vida financeira, profissional, ministerial, espiritual? Ela afeta? Se o descanso de Cristo é superior ao que Josué deu ao povo, como podemos desfrutá-lo aqui e agora?
Eu disse numa chamada que fiz que iria te contar um segredo sobre isso. Eu tenho uma notícia para lhe dar: você já está nesse lugar de descanso. Você já está nessa posição. A batalha do diabo, na verdade, consiste em nos tirar dessa posição. Por isso, quero lhe dar ferramentas na Palavra de como não permitir mais que o diabo te tire dessa posição de descanso.

1.Entre nos descanso assumindo a sua identidade de filho (v.2; 10)
Deus descansou após a obra da criação. Deus não descansou porque estava cansado, mas descansou porque a sua obra estava terminada. Quando Cristo veio, realizou também uma obra. Ele veio estabelecer a nova criação. Quem é essa nova criação? Você e eu! “Pois somos feituras dele, criados em Cristo Jesus...” (Efésios 2:10). “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura (II Coríntios 5:17). Ele não apenas nos recriou, mas inaugurou uma nova realidade, a realidade, ou o ambiente onde essa nova criação vive. O Reino de Deus está próximo (ao lado);” Marcos 1:15; “O Reino de Deus não vem com visível aparência. Nem dirão: “Está aqui! Ou: lá está ele! Porque o Reino de Deus está entre vocês” (Lucas 17:20-21). “Se, porém, expulso demônios pelo dedo de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês.” (Lucas 11:20). Portanto, nós fomos recriados e foi nos proporcionado uma nova realidade. Paulo escreverá: “Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado. (Colossenses 1:13). Esse Reino trata do governo de Deus onde vivem os seus filhos e esse Reino vive neles. Fazendo isto, irmãos, Cristo descansou também de sua obra. Ele concluiu a obra da nova criação. Ele disse ao Pai: “Pai, eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me deste para fazer.” (João 17:4). Ao nos transportar para o Reino de Seu Filho, Deus nos tornou seus filhos. E qual é a posição dos filhos de Deus? Efésios 2:6 dirá: “e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus.” Portanto, somos filhos! Herdeiros e co-herdeiros com Cristo. A nossa posição é de descanso. Como descansar? Aproprie-se da sua identidade. Você não se tornou filho porque mereceu! Você se tornou filho porque creu! O filho desfruta de repouso espiritual, porque ele não é filho por cumprir as obras da lei. Você repousa na justiça de Cristo. Mas, quem tem mentalidade de justiça própria sofre o tempo todo! Você não deve aceitar acusação na mente, cobrança na mente, angústia na alma etc. Por que isso? Porque o Reino de Deus justiça (de Cristo), e paz, e alegria no Espírito Santo. E quem é o Espírito Santo? É o selo, a marca de Deus que habita em você como uma garantia de que você é filho!
O povo que saiu do Egito teve um sério problema. Deus os tinha como o seu povo, mas o povo não os tinha como o seu Deus. Por isso, eles não se apropriaram e não entraram no descanso. Muitos morreram no deserto porque não desfrutavam da condição de povo de Deus. Eles tinham o coração no Egito, portanto, não entraram no descanso que já era certo. Quando não desfrutamos da nossa identidade de filho, não descansamos, mas desconfiamos ou tentamos fazer por merecer algo que somente a justiça de Cristo proporciona. Não importa a circunstância na qual você se encontra hoje, desfrute da sua identidade de filho.

2.Entre no descanso assumindo um compromisso de crer na Palavra (v.12-13)
Ninguém pode entrar no descanso verdadeiro a não ser aquele em quem a Palavra de Deus assumiu pleno controle da sua experiência. Ora, Cristo nos fez assentar com Ele. Ele nos introduziu no Seu Reino, mas agora o Seu Reino é introduzido em nós pela Palavra.
a.A palavra de Deus é viva. Deus é a fonte da vida. Quando cremos na Palavra de Deus, essa palavra se torna vida em nós.
b.A palavra de Deus é eficaz. Uma coisa pode ser viva, mas dormente. No caso da palavra de Deus não. Ela é viva e é como uma bomba atômica. O cristão dominado pela palavra tem paz! Ela implode toda incredulidade e estabelece fé! Assim vem o descanso porque creio no que Deus fez, faz, fala e falou!
c.A palavra de Deus é espada. Veja comigo Josué 5:13-15. Antes da batalha de Jericó, Josué teve um encontro com Jesus. Ele se prostrou diante daquele que tinha a espada em sinal se submissão total. Foi esse ato realizado em privado que deu a Josué a vitória pública. Preste atenção nisso! Quando nos achegamos a Cristo pela fé, entramos no descanso da salvação. (Mateus 11:28). Agora, quando nos entregamos a Cristo, aprendemos dele e lhe obedecemos pela fé, o descanso entra em nós porque a Palavra de Deus penetra o nosso coração e nos enche de paz! A paz que excede todo o entendimento! Os hebreus não creram na Palavra de Deus, em sua promessa de entrar na terra prometida, no descanso, e por usa incredulidade, não experimentaram o descanso. Creia na Palavra de Deus em toda e qualquer circunstância. Deus não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender.

3.Entre no descanso assumindo uma nova mentalidade, uma mentalidade de fé (v.2-3; 11)
A maior de todas as batalhas do cristão está sabe aonde? Na mente. Nós temos que nos esforçar para entrar no descanso porque podemos cair dessa posição. O que pode nos tirar dessa posição? A falta de fé, o não assumirmos ou não nos apropriarmos da nova mente que ganhamos que é dominada por uma convicção divina.
Veja comigo Salmo 95:7-11. Quando o povo saiu do Egito, saiu da escravidão, eles estavam livres! Eles saíram do Egito, mas o Egito não saiu deles! O resultado foi que eles ficaram 40 anos no deserto e não entraram no descanso. O que é ter uma nova mentalidade conduzida de fé?
Entrar no descanso e trabalhar no descanso é o seguinte: imagine que seu time, jogando o campeonato brasileiro (que é por pontos corridos), ganhe o campeonato com 6 rodadas de antecedência. Ele já ganhou o campeonato! Ninguém pode alcança-lo matematicamente. Ele joga as partidas restantes apenas aguardando o dia para colocar a mão na taça! O povo hebreu já havia ganhado a terra prometida, apenas deveriam jogar para chegar lá! Somente os remanescentes que entenderam que o jogo estava ganho, chegaram lá. Em Números 13 e 14 temos o relato dos 12 espias. 10 estavam com a cabeça no Egito, mas 2 estavam com a taça na mão, pois, se apropriaram das promessas de Deus e creram. A mentalidade de Josué e Calebe era de descanso. Não importa se há lutas, batalhas e dificuldades, o que importa é que já ganhamos e vamos jogar com cabeça de vencedor.
Meus queridos, se estamos assentados com Cristo acima de principados e potestades, como devemos jogar as partidas finais? A taça da vida cristã já está na nossa mão. Não é para ser pesado. Muita gente é guiada por medo. Medo da rejeição, medo da reprovação, medo da desgraça, que no fundo, é porque nos sentimos de alguma forma condenados e então vem a cobrança por dar resultados, por tentar alcançar a salvação pela justiça própria, liderar fica um peso. NÃO! Como é a nova mentalidade, aquela que é conduzida por fé, de alguém que entrou no descanso e joga sabendo que já é campeão? Vejamos Paulo: Romanos 8:18-25 (Como enfrentamos as tribulações?); Romanos 8:31-39; Filipenses 4:11-13 (Como alguém que já tem a taça na mão enfrenta as adversidades?); I Coríntios 2:16 (como é mente de alguém que está no time que venceu?); I Coríntios 15:50-57 (Como se encara a morte nessa nova mentalidade?); I Coríntios 15:10; I Coríntios 15:58 (Como realiza-se a obra de Deus com essa nova mentalidade?). Até a nossa oração muda! Nós não oramos motivados por ansiedade, nós oramos motivados pela confiança e lançamos sobre Ele tudo o que possa nos tirar da posição de descanso (I Pedro 5:7). O nosso pensamento muda. Paulo fala para cuidarmos da nossa mentalidade (Romanos 12:2; Filipenses 4:8).
Sabe por que irmãos? Porque se não cuidarmos, poderemos cair (Hebreus 4:11) e poderemos não entrar no descanso em definitivo, como foi com os hebreus. Veja comigo Hebreus 3:10-12 – o povo não entrou no descanso simplesmente porque não perceberam que já estavam no descanso. Muitos hoje não percebem que já estão no descanso. O que é um coração perverso? Perverso aqui vem do grego poneros que significa: “coração cheio de labores, aborrecimentos, fadigas, pressionado pelos labores”. Jesus disse: Não se preocupem! Só assim você se apropria do descanso. Mas, hoje, assuma sua nova mentalidade! Viva a sua nova realidade. Você vai experimentar o fluir da graça na sua vida como um todo. Você vai experimentar o fluir da graça no trabalho, no casamento, no ministério e em todas as áreas de sua vida. Quando descansamos, Deus trabalha (Salmo 127:3).

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário