domingo, 17 de fevereiro de 2019

Vida Simples: Uma comunidade de discípulos saudáveis - I Timóteo 4:6-16


Vida Simples:  Uma comunidade de discípulos saudáveis
I Timóteo 4:6-16

O apóstolo Paulo escreve essa carta ao seu discípulo Timóteo com o intuito de orientá-lo na administração da igreja de Éfeso. Paulo queria ver seu discípulo saudável e bem sucedido. Creio que seja isso que todos nós queremos também em nossas vidas. Pessoas saudáveis são bem sucedidas vencem porque aplicam em suas vidas princípios que os ajuda a manter uma vida simples. Vida simples é uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus. Os discípulos de Cristo são pessoas que vivem a vida do Reino, nesse estilo de vida simples. Vida simples em todos os sentidos. Você quer ser um discípulo de Cristo saudável? Todo aquele que é saudável aprendeu princípios para ter uma vida segundo os valores do Reino de Deus. Portanto, o que vamos falar aqui é de discípulos que enfrentam lutas internas e externas, que enfrentam muitos desafios, porém, a grande diferença está naqueles que aplicam esses princípios em suas vidas. Vejamos os conselhos de Paulo a Timóteo. Você e eu fomos alcançados pela graça para uma vida leve, alegre e plena. Avance na sua vida cristã. Avance na sua vida ministerial. Avance na vida como servo/serva de Deus. Discípulos saudáveis são fiéis a Cristo e comprometidas com um estilo de vida simples que os permite serem saudáveis.

1.Discípulos saudáveis possuem um discipulador ou mentor (I Timóteo 5:21)
Ninguém se torna saudável sozinho. A caminhada de Paulo com Timóteo começou em Listra. Paulo o trouxe em sua companhia. (Atos 16:1-3) Quem não recebe não pode dar. Tem muita gente dando sem ter recebido. Eis aqui uma grande verdade. Alguns dizem que recebem direto de Deus. Não tem problema, mas esse não é o modelo de Jesus. Ele fez discípulos e disse: “Vão e façam discípulos” (Mateus 28:18). Por trás de todo discípulo existe um discipulador ou mentor. Uma pessoa saudável é humilde o suficiente para não cair na cilada da arrogância e da soberba da autossuficiência. Toda pessoa saudável que vence, que prevalece nos propósitos e Deus, tem alguém que fala na sua vida. Não por acaso coachings, psicólogos e institutos de terapia comportamental estão lotados. Precisamos de companheiros de jugo! As pessoas estão clamando por alguém que as ouça, que se interesse por elas, que as ame e as ajude a sair do ordinário (comum) para uma vida extraordinária. Timóteo tinha um pai na fé (I Timóteo 1:2). A igreja não deve ser um ambiente de órfãos espirituais. Deus quer lhe dar um pai na fé, um mentor ou discipulador, alguém que te ajude na caminhada para manter sua vida cristã segundo o padrão de Jesus. É uma via de mão dupla que exige, sobretudo, humildade e espírito de servo. Ele quer também lhe fazer um mentor ou discipulador que tem muitos filhos na fé.  A célula é um ambiente onde você encontra esse discipulador ou mentor e faz filhos na fé. Ele te auxilia e orienta em todos os aspectos e isso facilita na tomada de decisões para viver uma vida não complicada nem corrida, dispondo de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus.

2.Discípulos saudáveis são disciplinados na vida com Deus (I Timóteo 4:7b)
Paulo é claro a Timóteo dizendo para que ele se exercite. O exercício físico produz condicionamento que gera melhor rendimento porque há mais vigor. As pessoas mais exercitadas são vigorosas, ou seja, tem ânimo, determinação, coragem, dinamismo, enfim, força. Pois é exatamente nesse sentido que Paulo está falando com relação à vida espiritual de Timóteo. A vida com Deus, ou a vida devocional, de leitura, oração, jejum é o que dá ânimo, coragem, dinamismo e força para o discípulo de Cristo prevalecer. Jesus nunca deixou de orar e ter seu momento de solitude. Por que ter uma vida devocional consistente? Eu tenho aprendido alguns princípios: 1) Você separa um tempo para estar com você. Como ouvir Deus falar se eu não me escuto a mim mesmo. Estar com você é separar um tempo para ouvir seu próprio coração, sondar suas sensações e sentimentos, entender o que está acontecendo com a sua vida, para depois se abrir diante de Deus. 2) Você separa um tempo para estar com Deus. Tenho aprendido que o grande propósito da vida devocional é experimentar diariamente o amor que Deus tem por mim. Nosso tempo de ouvi-lo, tanto na Palavra como no Espírito, precisa tornar-se um tempo de ouvir seus recados de amor. Jesus tinha isso como prática Você pode ter uma vida cristã boa, mas Deus quer lhe dar uma vida cristã excelente. A Vida Simples é um desfrute da graça e da plena confiança no amor de Deus que está sempre PRESENTE.

3.Discípulos saudáveis são modelo e modelam (I Timóteo 4:12)
Jesus era um homem cuja vida inspirava pelo seu testemunho. A autoridade do discípulo de Cristo está no seu modo de vida. Suas ações falam mais alto do que suas palavras. Paulo sabia o que estava dizendo a Timóteo. A vida simples nos torna livres para amar e sermos amados e, assim, influenciar e modelar o ambiente onde vivemos. Respeito é uma palavra que vem do latim respicere que significa “olhar para trás”, ou seja, traz a ideia de que ao olhar para o que foi feito tem valor e deve ser reconhecido. As pessoas deveriam olhar para a vida e os frutos de Timóteo e reconhecem nele o valor. Porém, em que o discípulo saudável que vive uma vida simples será modelo? A) Na palavra (aquilo que sai da minha boca modela; também denota ter palavra, isto é, cumprir o que se diz) e no trato. Veja comigo Filipenses 4:5. Uma pessoa cuja vida é simples, sua palavra é doce! É prazeroso ouvi-la. Ela está tomada de amor. Ela transpira a graça e a sabedoria de Deus. Ela é contagiante; B) No procedimento (modo de vida; postura; conduta). O procedimento de uma pessoa saudável e simples sempre será a transparência. Ela é autêntica em tudo o que faz tanto nas intenções do seu coração quanto nas ações; C) No amor (Ser exemplo de amor fraterno, de irmão, afetuoso; ser amoroso). Como podemos manifestar o amor? Com gestos de abraço, palavras de encorajamento, com atos de serviço, etc.; D) Na fé (ser exemplo de alguém que tem convicção e que se relaciona com Deus); E) Na pureza (Exemplo de alguém puro na vida). Esses discípulos são saudáveis e revelam o caráter de uma vida simples.

4.Discípulos saudáveis cuidam de si e da doutrina (I Timóteo 4:16)
Paulo é repetitivo para com Timóteo. Ele mais uma vez vai falar: “Cuide de si”. Cuidar de si é ter um mentor, é exercitar-se na vida piedosa, é cuidar da saúde, é cuidar da família, é cuidar do coração, é descansar, enfim, é ser zeloso consigo mesmo, mas quero dar ênfase em algo neste dia que são os nossos sentimentos. Muitos de nós crescemos em famílias disfuncionais, fomos feridos e não resolvemos os sentimentos negativos que ficaram dentro de nós. Evitamos ser transparentes, até inconscientemente, pois, podemos lembrar que, quando nos abrimos, até para nossos pais ou líderes espirituais, fomos machucados. Irmãos, vejo o cuidado de Paulo com Timóteo para que esse jovem líder não tenha sombras em seu coração. Que sombras podem ser geradas? São muitas. Medo, insegurança, rejeição, busca de aprovação, procrastinação, etc. Cuidar de si é cuidar do coração. Muitos não conseguem viver uma vida simples, isto é, uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus porque estão feridos, dominados pela ansiedade por traumas e frustrações. Buscam  compensar tudo isso com consumismo, com status, com uma busca incessante por reconhecimento, por posições etc. Quero mostrar como Jesus pode remover essa sombra e sermos saudáveis. Abra comigo sua Bíblia em João 8:6-11. Quando Jesus olha para a mulher adúltera e confronta seus acusadores, não sobra ninguém. O que ocorre? Ele diz: “Nem eu te condeno”. Mas, para mim, o mais poderoso foi: “MULHER, ONDE ESTÃO OS TEUS ACUSADORES? Sabe o que Jesus acabou de fazer com essa pergunta? MULHER OLHE PARA SI. E qual foi a conclusão dela? “SOU IGUAL A TODO MUNDO. TODO MUNDO É IGUAL A MIM. Jesus se torna o ponto de referência daquela mulher. Discípulos saudáveis que cuidam de si e de seus corações, precisam rever seu ponto de referência. Nunca foi e nunca será o outro. Jesus disse a ela: ‘NEM EU TE CONDENO”. Portanto, ela pode olhar para si e se amar. Ele a amou. Cuidar de si é AMAR A SI PRÓPRIO e receber o amor de Deus. O discípulo de Cristo cuida do coração.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário