domingo, 3 de fevereiro de 2019

VIDA SIMPLES - “Uma introdução ao estilo de vida do Reino de Deus” - Mateus 6:25-34


VIDA SIMPLES
“Uma introdução ao estilo de vida do Reino de Deus”
Mateus 6:25-34

Creio que o maior de todos os desafios para quem ouve sobre a graça, muito mais do que entender a mensagem, é pratica-la. Como viver a graça de Deus? O estilo de vida atual (contemporâneo) é uma verdadeira loucura. O modo como a vida é vivida conspira contra a mensagem do Reino de Deus. Sinceramente, alguns chegam a pensar que é uma utopia viver sem preocupações e ansiedade. Aliás, ansiedade é o mal do século. Senão, vejamos: A vida financeira desgovernou e o hábito é viver endividado, sem liberdade financeira. A pressão da presunção a respeito das expectativas, de clientes, do patrão, do marido/esposa e filhos – “Será que está agradando? Será que vou perder esse cliente? Será que vou ser mandando embora? Será que vão tomar o meu lugar?” Não há paz. Poucos respondem ao chamado de Deus para liderar porque a justiça própria não permite. As pessoas dizem: “Eu não tenho tempo. Eu não consigo. Eu não sou capaz.” O ser humano desta era vive uma constante angústia. Há uma pressão interna pelo medo de errar, de fracassar, de perder o cliente, de perder o emprego, de perder o amigo e, por mais que não se admita, a vida gira em torno do medo de não conseguir agradar o outro ou perder a segurança do futuro. Existe um diabinho que fica na mente das pessoas o tempo todo assim: “Será que eu estou agradando?” “E se ele/ela não gostar?” “O que ele/ela está pensando a meu respeito?” “Como será minha velhice?” “E o dinheiro?” Então, constatamos o fato de que o outro e a preocupação excessiva com o futuro tem muita influência sobre o modo como as pessoas vivem, lideram e se relacionam de uma maneira que rouba a paz e a alegria. Já viu como anda a agenda? A dificuldade de dizer não para não desagradar aprisiona. Um ativismo, como um rolo compressor, produz mais ansiedade. A fala é: NÃO TENHO TEMPO NEM PARA RESPIRAR. Muitas vezes com uma roupa muito molambenta de “querer ser um bom cristão”, oprimido pela inveja e opinião dos outros, há muito crente cansado, sem alegria e em paz.
Igreja, a palavra de Deus diz: “Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14:7.
Diante de todo esse quadro surge algumas perguntas: a) Aonde está a alegria? b) Aonde está a paz? c) É possível viver uma vida abundante e plena? d) Você acredita que é possível viver uma vida sem ansiedade e preocupações?
É por tudo isso que começamos essa série de mensagens hoje. Uma vida simples.
Segundo David Kornfield, vida simples é: “uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus.” Uma das maneiras mais poderosas para o mundo do século XXI, de darmos testemunho no trabalho, em casa, na universidade e na sociedade em geral é o nosso estilo de vida, isto é, o estilo de vida do Reino de Deus. A pergunta é: COMO VIVER UMA VIDA SIMPLES? Nos próximos domingos, iniciando hoje, vamos discorrer sobre esse tema.
Uma pessoa que vive uma vida simples possui uma fala confiável e honesta, pois sua palavra é sim sim e não não. Ela já não tem mais receio daquilo que possam pensar ao dizer não. A avidez por status e posição desaparece, porque ela não precisará mais do reconhecimento e aprovação de ninguém. Ela descobriu o seu valor e sua identidade no lugar certo. Seu desapego pelos bens é evidente e está a disposição de outros, porque ela já não está mais ansiosa e insegura quanto ao futuro.

O texto que lemos é tido por muitos como o coração da vida simples. Quero nesta mensagem introdutória trazer alguns princípios de uma vida simples. Deus tem uma vida abundante para nós. Ele definitivamente não quer que a gente viva aprisionado por ansiedade, presunções e tudo de ruim que flui desse esgoto chamado ansiedade. Ele quer para nós paz e alegria no Espírito Santo. Ele quer que do nosso interior fluam rios de águas vivas. Vida simples é: “uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus.”

1.No Reino de Deus o estilo de vida está fundamentado no descanso da graça (v.25, 31 e 34)
Jesus nos ensina algo muito poderoso. Ele diz três vezes: “não se preocupem.” Preocupar-se ou andar inquieto não combina com o descanso na graça. Andar ansioso, no grego, significa “ser atraído para direções diferentes”. É estar em constante movimento sem sair do lugar e chegar em lugar nenhum. É andar com a cabeça e a visão em outros lugares, mas não inteiro no presente. Alguns dizem: “Estou tão cansado, mas não fiz nada – só pensando!”. É completamente diferente de descansar. Segunda uma psicóloga, a preocupação é um processo mental que nos tira o sono e nos consome dia a dia com dilemas a que damos importância excessiva. Como viver no descanso da graça?
a.Considere dádiva de Deus tudo o que você possui. O sol que temos não resulta de esforço nosso, mas do cuidado gracioso de Deus. Jesus nos ensinou: “Nos dê hoje o pão nosso de cada dia” (Mateus 6:11). Davi orou: “Porque quem sou eu, e que é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de Ti, e nós só damos o que vem das tuas mãos.” (I Crônicas 29:13). Deus exorta o seu povo em Deuteronômio 8:17-18a “Portanto, não pensem: “A minha força e o poder do meu braço me conseguiram essas riquezas. Pelo contrário, lembrem-se do Senhor.” Isso é viver pela graça. Na cruz de Cristo recebemos tudo!
b.Reconheça que é assunto de Deus, e não nosso, cuidar do que temos e do futuro. Deus é capaz de proteger o que pôs em nossas mãos. Veja o que está escrito no Salmo 127:1-3. Com isso não quero dizer que você não vai fazer a sua parte, mas você passa a ter liberdade para confiar em Deus com relação a todas as áreas da sua vida. Isso inclui sua reputação, seu emprego etc. Lembra-se de Jó? Não adianta nada nos preocuparmos com as coisas que estão fora do nosso controle, como se vai chover amanhã ou se vamos passar em um teste ou não.
c.Viva no tempo em que Deus atua, isto é, no presente. Vejamos os verbos nessa passagem que lemos. Deus vive no kairós. Kairós significa tempo oportuno, isto é, o tempo de Deus é sempre apropriado, conveniente, adequado, exato. Veja que nesta passagem os verbos usados por Jesus quanto às preocupações estão no futuro e toda a narrativa de Jesus quanto a Deus e suas ações estão no presente. Portanto, buscar o Reino de Deus é viver o aqui e agora. As nossas expectativas sobre aquilo que esperamos que Deus vai fazer, muitas vezes tem nos cegado sobre aquilo que Ele realmente está fazendo. No Salmo 46:10 Deus diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

2.No Reino de Deus o estilo de vida está fundamentado na busca do Reino e da justiça (v.33)
Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. Tudo gira em torno de manter as “primeiras coisas” em primeiro lugar. Se Deus não estiver no topo de nossa agenda não existe Reino de Deus em nossa vida. Soren Kiekergaard, um filósofo existencialista e teólogo dinamarquês, filho de pastor escreveu o seguinte: “Deveria alguém arrumar um emprego adequado a fim de exercer uma influência virtuosa? Sua resposta: não. DEVEMOS BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. Então deveríamos distribuir todo o dinheiro que temos para dar de comer aos pobres? Novamente a resposta é: não. DEVEMOS BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. E quanto a sair pregando essa verdade pelo mundo, isto é, que as pessoas devem buscar primeiro o Reino de Deus? Mais uma vez, a resposta sonora é: não; DEVEMOS BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. Não importa o quão dignas sejam as outras preocupações, no momento, em que elas se tornam o foco dos esforços passam a ser idolatria e ocupar a nossa mente. Agora, quando o Reino de Deus está genuinamente em primeiro lugar, as questões sociais, as preocupações ecológicas, o planejamento familiar e financeiro receberão a devida atenção. Então vem a pergunta: “Mas, eu não sou responsável pelas minhas escolhas e decisões?” Quando priorizamos a vida com Deus e assumimos nossa identidade em Cristo, ficamos dominados e influenciados pela natureza, prioridades e coração de Cristo de tal maneira que nossas escolhas evidenciam a influência dele. Assim sendo, você possui a mentalidade de que tudo o que você escolhe e faz, flui de um coração que buscou em primeiro lugar o Reino de Deus. A escolha é sempre sua, mas a influência Dele é evidente. Você escolhe vida. Escolher vida significa que nós tomamos decisões que permitem a graça e a cura de Deus trabalhar livremente em nossas vidas.

Queremos um novo coração e um novo estilo de vida. Um estilo de vida do Reino de Deus. Deus não quer que você compare a sua vida com a de outras pessoas, pois, Ele tem uma história para você. Deus não quer que você se preocupe mais com a aprovação das pessoas. Ele nos pergunta: “O que eu posso fazer através de você, se você não se preocupar mais com o que os outros pensam a Seu respeito? Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor!” Deus não quer que você faça nada com peso, mas com alegria e paz, Ele quer fazer junto com você. Ele nos diz: “O resultado está em minhas mãos, apenas trabalhe. Eu dou o crescimento.” Deus esteve, está e estará o tempo todo Ele ao Seu lado. Ele está aqui e agora, mas você e o convida a estar no mesmo tempo e lugar com Ele. Hoje Ele quer trazer você para o lugar mais seguro onde há alegria e paz, a Sua Presença, o Seu Reino, o início de uma VIDA SIMPLES cheia de paz e alegria no Espírito Santo onde nada está fora de Seu controle.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário