quinta-feira, 29 de agosto de 2019

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (PARTE 2) - Gálatas 2:15-21

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (PARTE 2)
Gálatas 2:15-21

O que é a justificação? Justificação é o ato de Deus aprovar as pessoas de acordo com o padrão de justiça dEle. Cristo é o autor da minha fé e a minha própria justiça. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. 2Co. 5.21. Em Cristo Jesus nós fomos feitos justiça de Deus. A justificação é uma experiência espiritual. Primeiro Deus te coloca em Cristo, você é enxertado Nele. Então a justiça de Cristo é estendida a você, você é justo! Para ser justo não é uma questão de ter apenas seu status mudado é precisa ter os atos de justiça. Os atos de Cristo são os seus atos. A lei é qualquer tentativa de agradar a Deus. Você deseja agradar a Deus? Então olhe para Cristo e confie na graça, Deus já está satisfeito com você.


1.Exposição da problemática – Obras da Lei X Justificação pela fé (v.15-16)

Este trecho explica o porque Paulo resiste Pedro face a face. Paulo está argumentando contra os crentes judaizantes. Por isso Paulo faz um contraste entre a lei e a fé. A doutrina dos judaizantes é: você tem que crer em Jesus e cumprir todos os mandamentos. Para eles a equação é a seguinte: JESUS + MANDAMENTOS = SALVAÇÃO. Ai alguém diz: Mas não tem que melhorar para poder vir pra igreja? Não tem que melhorar nada. Porque sua vida não tem conserto. É por isso que Deus te matou com Cristo (Romanos 6:4). Porque não tinha jeito! Vem do jeito que está Ele vai transformar sua vida! Mas não é um crer de boca pra fora, mas um crer ao ponto de se unir a Ele. E quando eu me torno um com Ele, tudo o que diz respeito a Ele diz respeito a mim. Nessa hora você é livre de tudo, mas é tudo mesmo, álcool, droga, pornografia, mentira, temperamento difícil, etc.. Essa é a verdade do evangelho.

O argumento de Paulo


A primeira opinião era daqueles que diziam que a justificação era por meio das obras da lei. Precisa de muito esforço dizem eles, mas isso é uma impossibilidade. A segunda opinião é a de Paulo que se opõe a isso. Ele diz que é por causa da obra de Cristo (v.16) que somos salvos. E tudo que temos que fazer é concluir que somos incapazes de sermos salvos. Temos que arrepender de nossa justiça própria. Quem crê declara impotente de alcançar o padrão de satisfação de Deus, ou seja, no meu esforço não tem jeito. Isso diz respeito a salvação e a santificação também, do jeito que você recebeu a Cristo ande Nele. Tudo é pela suficiente graça de Deus pra nos sustentar e justificar. Nada é pelo nosso esforço próprio. Não estou dizendo que não existe mais obra. Elas existem, mas depois que somos salvos a obra não é mais para agradar a Deus. A obra é porque nós mudamos de natureza. (Efésios 2:10). Nós somos agora filhos de Deus. E como filhos de Deus nós temos alegria em praticar as obras Dele aqui na terra.

2.Os argumentos dos judaizantes e o contra-argumento de Paulo (v.17)
O argumento dos legalistas (v.17) Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não! Como assim ministro do pecado? Será que Cristo tornou-se ministro do pecado? Esse é o argumento que os legalistas estão falando. Em outras palavras, eles estavam dizendo: Paulo de Tarso quando você ensina que ser justo é somente uma questão de crer em Cristo, você não está estimulando o pessoal a fazer o que quiser na igreja? Você não está estimulando que Cristo é ministro do pecado? Sim porque se tem muito pecado, vamos pecar mais! Porque assim Deus perdoa mais e tem mais glória. E assim, Ele tem mais chance de derramar a sua graça.

O argumento é: Se Deus justifica as pessoas más, pra quê eu vou ser bom então? O que adianta eu ser bom? Se Deus abençoa aquele irmão tranqueira, então por que eu tenho que ser um crente integro? O que isso adianta? Preste atenção. Deus honra sempre a sua graça, mas os dois filhos estão errados (integro e o tranqueira).

Só tem uma diferença, um é o filho pródigo e o outro é o irmão que ficou em casa. Aquele que confia nos seus méritos não desfruta da graça (irmão), mas o outro que vive libertinamente (pródigo) se não arrepender do pecado dele, será disciplinado. A primeira vez gastou tudo com o pecado e depois vem e recebe tudo outra vez. Você não fica meio indignado com isso? Fale a verdade, não parece injusto? Esse é o sentimento dos judaizantes. Mas vamos ser francos. Será que não tem irmãos ainda neste time em nosso meio? Esses são os que ficam muito chateado quando Deus abençoa o pecador. Deus só abençoa pecadores, Deus não abençoa justos.

Se você quer sair daqui hoje abençoado reconheça a sua incapacidade de ser justo, dependa da graça de Deus, confie apenas na obra de Cristo e abandone sua justiça própria. Se fizer isso você vai para casa abençoado. Qual é a benção que Deus dá para o pecador? Deus justifica ele. Nessa hora temos o paradoxo do universo: O pecador é justificado e o justo é condenado! Lembre-se mais uma vez do fariseu e do publicano. Os judaizantes estavam convictos que o evangelho que Paulo pregava era muito barato. Torna os crentes muito frouxos na sua conduta. Será que isso é verdade? Paulo então coloca o argumento dele.

3.A maravilhosa argumentação de Paulo (v.19)

Um cristão que foi justificado, nasceu de novo (v.19): Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; Quando Cristo morreu eu morri com Ele. Como isso aconteceu? A morte e a ressurreição de Jesus não são apenas um evento histórico, mas são acontecimentos dos quais, por meio da união da fé com ele, você e eu viemos a participar. (Vejamos Romanos 6:1-14; Romanos 7:1-6) Quando nos unimos com Cristo a nossa vida antiga acaba! É uma nova vida de fé em Cristo. Pois o amor Dele me constrange. Porque eu entendi que Ele me amou e se entregou por mim. Quando você entende a graça, você realmente não consegue viver mais no pecado. Quem está vivendo no pecado dizendo que está na graça, nunca nasceu de novo na verdade. Mas quanto mais você entende a graça, mais você anda em santidade. Se você não tem conseguido viver em santidade é porque você ainda não entendeu plenamente o amor de Deus por você. Aquele irmão e irmã que acorda pela manhã e olha pro céu e ergue a mão e diz: eu sou amado de Deus, Deus me achou, o favor Dele me alcançou, Ele me conhece pelo nome, Ele me sustenta...
Quanto mais você entende a graça, mais você anda em santidade

Se ele tem essa convicção que é amado, terá muito temor de magoar aquele que o ama! Ele não quer e nem precisa. Quem nasceu de novo não quer isso. Não quer o pecado. Mas nós teimamos em dizer que o filho se comporta bem quando recebe menos carinho e amor. Aquele que não se sente amado por Deus, porque pra Deus ama-lo ele precisa cumprir tudo. Quem sabe que é amado, e está no meio do pecado diz: Gente eu não posso fazer isso, eu sou amado, tem um Deus que me ama. Ele está me olhando agora com olhos de amor, eu não posso fazer isso. Ele não faz porque é proibido de fazer. Mas porque na hora que está fazendo ele ainda consegue ver os olhos de amor de Deus sobre ele. Tudo o que faço é por causa desta convicção: EU SOU AMADO DE DEUS! Você consegue perceber o amor de Deus por você? Nessa hora se cumpre o que Paulo falou (v.20): logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. SOU UM COM CRISTO. Essa vida é Cristo. Ele vive em mim agora. E mais, esse viver no corpo é pela fé no Filho de Deus que me amou. Toda vitória é em fé. Fé na graça. Fé que o seu velho homem já morreu. É a vida pelo Espírito. E esse novo homem que está vivendo ai dentro do seu coração, não quer o pecado. Esse ensino produz crentes transformados de dentro pra fora. Não só por fora. Não é maquiagem, nem mascaras. Ele não está só fazendo de conta que é santo. O coração dele é transformado em um coração santo. É por isso que é necessário mudar o coração! Você precisa ter consciência que é necessário uma obra mais profunda dentro de você, hoje mesmo. E assim, pedir. Porque pela graça aquele que pede recebe! Quantos estão pedindo por mudanças em suas vidas?

Ouça, Deus vai dar pra você. Porque o favor de Deus te alcançou. Os olhos Dele é sobre você. Eu vim aqui hoje pra te dizer...



Você é justificado pela fé e é uma nova criação!


No Amor de Cristo,
Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário