sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ -PARTE 1 - DEFININDO A JUSTIFICAÇÃO - Gálatas 2:15-21


A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ -PARTE 1
DEFININDO A JUSTIFICAÇÃO
Gálatas 2:15-21

Aqui, chegamos a um tópico que é o centro da mensagem do evangelho. Para o fundador do metodismo, John Wesley, a doutrina da justificação contém o alicerce de toda nossa esperança. Na verdade, o cristianismo não existiria se não fosse esta verdade. Eu estou falando da justificação. A justificação é a boa-nova de que somos aceitos diante de Deus não por causa de nossas boas obras e de nosso bom comportamento, mas através de um simples ato de fé em Cristo. Quando cremos em Cristo e na sua obra realizada na cruz, somos declarados justos diante de Deus. Esse é o ponto central (vital) da mensagem do evangelho. Precisamos conhecer essa verdade e aplicá-la em todas as áreas de nossa vida cristã. Você só pode ser salvo se você for justo, não há outra maneira de ser salvo.

1.Como o homem pode ser justo? Ao homem correto e perfeito, Deus deu a lei perfeita no Eden. “Não comerás do fruto”. Porém, o homem desobedeceu, foi deparado de Deus e a morte entrou no mundo, “Portanto, assim como um por um só ser humano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12). Como o homem pode ser justo? A primeira possibilidade é, ele pode ser justo se esforçando para cumprir a lei. Mas Paulo diz que pela lei não tem jeito. A segunda maneira é pela fé em Cristo Jesus. (Isaías 53:4). “Porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça deriva de muitas ofensas, para a justificação.” (Romanos 5:16b) Pela fé em Cristo Jesus eu sou justo, eu sou justificado. Essa é a coluna vertebral da sua fé.  O que significa ser justificado? Justificação é o que Deus fez por nós através do Seu Filho. Justificação é absolvição, o perdão dos pecados. John Wesley escreverá a respeito disso: “Ele não o condenará aquele relato, que neste mundo ou no vindouro. Seus pecados, todos os seus pecados passados, em pensamentos, palavra e feto, estão ocultos, estão apagados, e não deverão ser lembrados o mencionados contra ele, não mais do que se eles não tivessem existido.” É o oposto exato de “condenação”. “Condenar” é declarar uma pessoa culpada; “justificar” é declará-la sem culpa - inocente ou justa. Justificação é o ato do favor imerecido de Deus através do qual Ele coloca diante de si o pecador, perdoando-o, declarando-o sem culpa e ainda aceitando o como justo. Em Romanos 3.24, Paulo diz que fomos “justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. Isso significa que você foi declarado justo por causa da obra da redenção de Jesus na cruz.

2.Quem precisa de justificação? Como um Deus tão perfeito pode declarar que os pecados são justos? A Palavra de Deus diz que todo homem é pecador, no entanto a humanidade não sabia disso. Assim, Deus mandou o seu “prumo” para a terra. O prumo de Deus é a lei. “Porque antes de a lei ser dada havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.” (Romanos 5:13). Veja comigo Romanos 7:7-14. A lei foi dada para ser quebrada, para que o homem possa enxergar sua incapacidade de cumpri-la e assim ver que não pode alcançar a justiça de Deus. Alguém pode dizer pastor não é difícil cumprir a lei, pois ela se resume nos 10 mandamentos, e eles não são difíceis de cumprir! Os primeiros talvez até sejam fáceis: Amar a Deus, guardar o sábado, não mentir, honrar pai e mãe, não matar, não roubar, não adulterar, etc., até aqui com esforço dá pra ir. Mas Paulo diz (Romanos 7:7) quando chega no décimo mandamento, eu descubro que sou um transgressor: Não cobiçará! O que significa não cobiçaras? Não terá desejo pelo que é proibido. Nessa hora todos caem, ninguém consegue guardar esse mandamento. Então, aparece muita gente dizendo que para servir a Deus, você precisa primeiro deixar as coisas erradas e então vir para a igreja! Como isso? Como vou me santificar antes de ser justificado, isto é, perdoado? Somente Jesus foi capaz de cumprir toda a lei.

3.Por que a lei foi nos dada? 1) Revelar Deus. Por isso que a lei é perfeita e boa. Não pense, porque falei que a lei é que nos leva a pecar, que ela é ruim, conforme vimos em Romanos 7:7-14. A lei é como um termômetro que mede o grau da minha febre ou o exame que dá o diagnóstico do tipo de enfermidade que eu tenho. A lei é eterna e é a imagem de Deus. Ele está mostrando a imagem Dele. O intuito era de conhecermos a Deus. Não há Deus como o nosso Deus. Você foi criado para ser semelhante a este Deus, porém o pecado destruiu esta imagem em você. Ele é perfeito, a Sua Lei é perfeita, mas você não. 2) Mostrar que o homem é pecador. Em Romanos 3:19 temos esta afirmação: pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Ela tem o fim de mostrar para o homem que ele é pecador. Ele é incapaz de fazer a vontade de Deus. 3) Para ser obedecida como uma promessa. Aqueles que vivem debaixo da lei, ouvem a lei como uma ordem, por exemplo: Não matarás, eu te ordeno! Essa é a lei. Mas quando se transforma a lei numa promessa ai muda a maneira de ler, ai fica: Não matarás eu te prometo! Entendeu? A lei diz: não pecarás eu te ordeno. Mas a promessa da graça diz: Não pecarás eu te prometo. Essa é a grande diferença entre a lei e a graça. A lei é uma ordem, mas ela não tem recurso para ajudá-lo a cumpri-la. É só uma ordem. Mas a graça transforma a lei numa promessa. O Espírito Santo da promessa habita nos justificados para se cumprir o que está escrito em Ezequiel 36: 26-27“Eu lhes darei um novo coração e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra lhes darei um coração de carne. Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos (lei).”  O Senhor prometeu: eu não vou matar, eu não vou roubar, eu não vou mentir. Porquê? Porque o pecado não tem mais domínio sobre mim. Vejamos Romanos 8:1-5. Não é mais uma ordem, mas uma promessa de Deus para a minha vida. Preste atenção: A graça transforma a lei numa promessa.

4.Como a lei mostra para o homem que ele é pecador? Gostei muito da ilustração de um pastor. Vejamos: Vamos imaginar que todos os irmãos andam arrastando, todos são paralíticos. Você nunca viu um homem andando ereto. Um belo dia Deus vem e diz que deseja revelar a vontade Dele. E a vontade Dele é: Não rastejará mais, todos vão andar ereto. Ai você tenta, pega muleta, arruma um andador, manda fazer um exoesqueleto para fazê-lo ficar ereto e andar. Você tenta de todas as maneiras obedecer a lei, mas você não consegue. Ao final aquilo é penoso, cansativo, trabalhoso e você mal consegue dar alguns passos e cai de novo. E quando menos espera, olha você rastejando de novo. O que você diria a respeito disso? Que você é incapaz de cumprir aquela lei. Talvez você diga: Mas não é muita crueldade de Deus mandar eu andar quando Ele sabe que eu não sou capaz de andar? Porque Deus deu uma lei que eu não sou capaz de cumprir? Já tentei de todo jeito! Deus espera que você clame a Ele. Que você diga: Deus já tentei de tudo, eu reconheço não consigo. O Senhor é justo, se quiser me condenar é justo, pois pra mim é uma impossibilidade, eu não consigo te agradar. Ai então Deus diz: Então eu vou te dar a minha graça, eu vou segurar você em pé a partir de agora. Você vai andar diante de mim porque Eu vou te sustentar todos os dias da sua vida. Por isso quando eu chegar na glória não tenho do que me gloriar, não tenho mérito algum. Não poderei dizer que eu consegui andar por conta própria. Porque foi Ele que me sustentou todos os dias. E porque Deus me sustenta, agora posso cumprir a lei Dele. Então não é eu mesmo que estou cumprindo, mas é a força e o poder Dele que me sustenta pra eu continuar caminhando de pé. A lei é a ocasião para você experimentar a graça. É uma oportunidade para você clamar por misericórdia. Mas qual é o problema dos irmãos? Demoram muito a clamar por misericórdia. Para o seu bem Deus irá deixa-lo cair o tempo inteiro. Preste atenção, o padrão não é alto demais. Ele é simplesmente impossível de cumprir por você mesmo. Deus espera que você clame! Assim como você não conseguiu ser salvo por você mesmo, você também não consegue ser um crente vencedor por si mesmo. Tudo é pela graça. Toda a glória é Dele e toda obra também é só Dele. A vida cristã é no descanso é não no esforço. Pela lei ficamos sabendo que estamos fora do padrão da justiça de Deus. Não era a intenção de Deus justificar o homem por meio da lei; pela lei apenas vem o pleno conhecimento do pecado.

Max Lucado conta que certa vez um homem roubou pão para alimentar sua família. Ele foi pego e a lei mandava que ele fosse preso e condenado. O juiz percebeu que aquele homem não tinha como tirar sua família da miséria sendo preso. Então, o juiz deu uma sentença. Aquele homem deveria pagar uma fiança elevada para, então ser absolvido. Ele não tinha dinheiro! Entretanto, o juiz sacou um cheque e na mesma hora pagou a fiança daquele homem que foi liberado e teve a sua dívida paga.
Meu querido amigo e amiga, Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu único Filho como cheque pelo pagamento da nossa dívida diante Dele. Ele quer te declarar justo nesse dia. Reconheça que não há nada que você possa fazer para merecer o céu. Não adianta ser bonzinho! É necessário ser transformado de dentro para fora crendo nos méritos de Jesus. Ele é quem te declara justo. Na semana que vem entraremos em Gálatas 2:15-21 e aprofundaremos a justificação pela fé.

No amor de Cristo,
Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário