domingo, 26 de agosto de 2018

A justiça pela fé Gálatas - 3:6-14


A justiça pela fé
Gálatas 3:6-14

Este trecho da carta de Paulo aos crentes da Galácia faz parte de um conjunto de argumentos que ele elabora para mostrar aqueles irmãos de que não deveriam se apegar às obras da lei para se salvar. Eles foram justificados pela fé e assim deveriam crer e viver. Deus já nos proporcionou tudo o que era necessário para vivermos uma vida abundante pela fé em Cristo. Vamos falar sobre a justiça pela fé.

      1.A justiça pela fé não pode ser alcançada pelas obras da lei (v.10-12)
Precisamos definir o que são obras da lei. Obras da lei é tudo aquilo que o homem tenta produzir para alcançar o perdão dos seus pecados OU merecer o favor de Deus em suas realizações pessoais. Muitos de nós crescemos ouvindo que devemos agradar a Deus para receber bênçãos, sermos salvos ou ter um ministério abençoado. Ouvimos “ande na linha e Deus vai se agradar de você” (Lucas 18:10-12) como o fariseu da parábola. Faça isso e Deus lhe dará aquilo como na expectativa do jovem rico (Lucas 18:18) através de sua típica pergunta de um legalista: “O que farei para...”? Pessoas assim vivem debaixo da tirania das emoções, da opinião dos outros ou das lembranças ruins sempre expostas a três sentimentos que motivam o legalismo e o alimentam: A CULPA, O MEDO E A VERGONHA.
Se você vive preocupado com a opinião dos outros como Pedro (Gálatas 2:11-14), agirá por medo e vergonha. Se você ainda não consegue se libertar de uma lembrança ruim, não será pleno em sua vida e ministério.
Certa vez, em uma crise com relação ao meu ministério orei da seguinte forma a Deus: “Deus, eu abri mão de tudo que me poderia ter uma certa condição financeira favorável a mim. Eu renunciei sonhos diversos e tive que contar algumas vezes com a generosidade de algumas pessoas, mas o ministério não avança. O que mais devo fazer para que o Senhor abençoe o meu ministério e a minha vida?” Em outras palavras eu estava dizendo para Deus que eu merecia a sua benção porque sempre fiz as coisas certas. Eu estava transformando meus atos de fé em obras da lei para cobrar de Deus mostrando a Ele que eu era justo e que merecia a Sua benção.
Abraão teve uma crise (Gênesis 15:1-6) e ele creu, porém, ele cedeu à incredulidade de sua esposa e gerou Ismael através de Agar (Gênesis 16:1-4). Toda vez que cedemos à incredulidade geraremos Ismael, isto é, fruto do nosso braço, fruto da justiça própria.
Por que não devemos buscar a justiça de Deus pelas obras da Lei?
a.Porque as obras a lei exigem perfeita obediência (v.12). A palavra de Deus é clara que quem vive uma vida tentando guardar regras, é por ela que viverá. Para você agradar a Deus cumprindo regras você tem que ser perfeito tanto interna (coração) quanto externamente (comportamento e ações) em perfeita santidade de coração e de vida, de maneira ininterrupta e sem qualquer mínima oscilação. Segundo John Wesley, esse tipo de obediência exigida pela Lei só seria possível a um tipo de ser que nunca conheceu o pecado que se manteria puro através do cumprimento dessas regras, logo, é impossível a nós homens que somos concebidos em pecado.
b.Porque as obras da lei produzem fracasso e decepção (v.11). O que mais vemos hoje? Crentes dentro das igrejas se sentindo culpadas, com medo e com vergonha vivendo uma religião que mais cansa do que produz liberdade em Cristo. Por quê? Porque eles fazem de tudo para realizar o certo e logo percebem que não conseguem fracassando e se decepcionando constantemente. Esse é o apostolo Paulo antes de experimentar a graça. Veja comigo Romanos 7:7-11; 21-25. Toda vez que você tenta ser justo praticando obras da lei, fracassa e se decepciona. Não é da nossa natureza. A única maneira de cumprir a lei segundo Deus é pelo Espírito (Gálatas 5:16; Romanos 8:1-4). Deus não o restaurou em Cristo para você ser uma pessoa fracassada e decepcionada. Ele libertou você para a liberdade!
c.Porque as obras da lei impõe sobre nós maldição (v.10). Todo crente que tenta viver a vida cristã na força do braço, além de fracassado e decepcionado, é também maldito. Por quê? Porque a lei diz: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo” (Deuteronômio 27:26).    

      2.A justiça pela fé nos torna benditos filhos de Abraão se vivemos pela fé (v.6-9)
Abraão é chamado o Pai da fé (Romanos 4:11). É muito importante que se entenda o propósito de Deus em Abraão. Em Romanos 4 Paulo nos traz um profundo ensinamento sobre confiança e fé em Deus pelo exemplo de Abraão. Quais são as características da justiça de Abraão?
a.Essa justiça é baseada na fé (v.6). Em Gênesis 12:1-3 Deus faz uma promessa a Abraão. “De ti farei uma grande nação”. Porém em Gênesis 15:2, Abraão responde a Deus que estava sem filhos, o que fica evidente que ele não conseguia enxergar o cumprimento da promessa. Deus manda que Abraão olhe para as estrelas do céu e pede que conte (v.5). Assim, Abraão creu no Senhor e isso lhe foi imputado para justiça (v.6). O que Abraão poderia fazer além de crer? Nada! Essa é a grande luta dos cristãos de hoje. Deus pede que nós apenas confiemos. Ele pede que olhemos para as estrelas e as contemos. Deus quer que a nossa fé Nele seja assim. Ele nos diz: “Olha para cima e veja o impossível que vou realizar”. Se você e eu podemos realizar, então não precisamos de fé, mas se olhamos para a nossa capacidade e nossas possibilidades e vemos que não temos capacidade de realizar, seja a nossa salvação, seja a obra de Deus, então, chegou a hora de desfrutarmos a benção de filhos de Abraão!
Abraão não foi justificado por obras (veja comigo Romanos 4:1-3). Em suma, se Abraão tivesse sido aprovado por Deus pelo que fez, ele poderia ter recebido crédito. Mas, Abraão participou daquilo que Deus fez por Ele. Quando você faz e Deus participa, o crédito é seu. Quando Deus faz e você participa, o crédito é de Deus. Essa é a pequena e importante diferença de Abraão que foi chamado de PAI antes de se tornar PAI porque DEUS FALOU!
b.Essa justiça é estendida aos gentios (v.8). Quem são os gentios? Somos nós, os não judeus. O propósito de Deus sempre foi de alcançar a todos e não apenas os judeus (Gênesis 18:18; 17:4-5; 22:18). Todas as nações são benditas em Abraão. Essa benção da salvação pela fé se estendeu a todos os povos e fomos justificados pela fé. Veja comigo Romanos 3:28-29; Romanos 4:16-17. Como isso é possível?

      3.A justiça pela fé é alcançada pelos méritos de Cristo (v.13-14)
Se as obras da lei não salvam e não nos colocam em condições de sermos abençoados por Deus e temos que ter a fé de Abraão para sermos justificados e abençoados, como isso se dá? Ao mesmo tempo que parece tão óbvio, vejo que muita gente pelas ações e pelas palavras que falam parecem não ter clareza dessa liberdade em Cristo Jesus.
a.Cristo nos resgastou da maldição da lei (v.13). É importante que fique claro que o problema não está na lei, mas no homem. Sabe aquele lance de que “o proibido é mais atraente”? A lei diz que você que se você é casado não pode se deitar com a mulher do próximo. Sem a lei não saberíamos nada sobre comportamento moral. Porém o pecado vem e perverte o mandamento, transformando o mandamento em tentação, fazendo dele um “fruto proibido”. Ao invés de me guiar para bem, acaba me seduzindo para o mal. Nesse sentido ela se torna maldição para mim. Por quê? Porque é uma vida amaldiçoada de constantes derrotas por tentar viver cumprindo regras sem conseguir. Vamos recapitular um pouco de tudo o que falamos até agora. Se você vive debaixo da tirania das emoções, da opinião dos outros ou das lembranças ruins sempre expostas a três sentimentos que motivam o legalismo e o alimentam: A CULPA, O MEDO E A VERGONHA, você está se colocando debaixo de maldição. Jesus trouxe uma gloriosa libertação da maldição da lei. Com isso quero dizer libertação da constância de suas exigências de precisar fazer alguma coisa com o objetivo de agradar a Deus e/ou aos outros. É uma libertação do temor da condenação diante de Deus, assim como de uma consciência acusadora. Libertação das exigências das outras pessoas, de todos aqueles “você deve” e “você tem de” do público em geral. Acaba a terrível tirania do desempenho, pois, você é impelido pelo amor. Você é amado(a) de Deus e favorecido(a) do Pai! Você é filho(a).
b.Cristo nos selou com o Espírito Santo (v.14). Aleluia! Isaias 44:3 diz que Ele derramaria Seu Espírito. Você e eu somos favorecidos de Deus. Essa é a grande benção do descanso. Creia que você se tornou filho de Deus pelos méritos de Cristo. Você tem uma nova identidade e uma garantia. É pelo Espírito que você pode ter certeza que é filho de Deus (Romanos 8:14-17). O Espírito Santo é a garantia de que você irá viver pela fé, a única maneira de agradar a Deus. É pelo Espírito que cumprimos a vontade de Deus (Gálatas 5:16). O filho não teme, o filho é amado! Nós vivemos o tempo dessa promessa. Veja Ezequiel 36:26-27. É só pelo Espírito que poderemos viver a justiça de Deus pela fé. Esse mesmo Espírito é a nossa garantia de que moraremos com Ele nos céus (Efésios 1:13-14). É pelo Espírito que você realizará obras maiores que Jesus fez! Não tem a ver com nossas habilidades ou capacidades, que são importantes, mas tem a ver com fé e dependência do Espírito.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário