terça-feira, 26 de junho de 2018

Poder: Andando no Espírito. Vencendo o pecado. Gálatas 5:16-25


Poder: Andando no Espírito. Vencendo o pecado.
Gálatas 5:16-25

A vida cristã não é estática. Ele é orgânica como um organismo vivo. Nós compreendemos que a vida com Deus é um processo de amadurecimento constante e crescimento. Podemos ficar sempre carnais, ou em outras palavras, bebês na fé ou crescer, se desenvolver e chegarmos a níveis maiores de maturidade. Sem dúvidas, Deus quer o levar ao nível de maturidade na fé para refletir plenamente a imagem do Seu Filho Jesus Cristo.
Quando uma pessoa reconhece a Cristo como seu Salvador, ela é justificada de seus pecados, recebe o Espírito Santo e inicia a sua vida cristã pela graça de Deus, entretanto, é o início! Vejo que muitos vão ao Encontro com Deus e até mesmo pessoas de longa data na vida cristã começarem muito bem, mas logo passam por um processo de esfriamento espiritual, de desânimo e apatia. Se somos todos filhos de Deus, por que isso ocorre? Por que tão logo alguns não conseguem avançar e até mesmo retrocedem? Como romper com essa frieza? Primeiro é necessário discernir e reconhecer que há velhos sentimentos e hábitos que podem estar minando a sua vida espiritual gerando desânimo, culpa, acusação ou até mesmo colocando em seu coração o desejo de desistir. Mas, hoje vamos desmascarar essa ação da carne e do diabo porque Deus nos deu da Sua graça para vivermos uma vida vitoriosa sobre o poder do pecado.
É importante esclarecer que o cristão converso, seja ele novo na fé ou velho na fé, não é mais escravo do pecado, e que, portanto, ele não voltará às práticas antigas se permanecer em Cristo, porém, ainda assim ele sente coisas em sua carne e sentimentos que ele percebe que ainda vem à tona e é sobre isso que quero discorrer. Como é o pecado nos crentes? Como é o arrependimento nos crentes?


1.Andar no Espírito é militar contra a carne para vencer o pecado (v.17)
O apóstolo Paulo está orientando a igreja da Galácia a não tentar viver uma vida de santidade pela força do braço ou o que chamamos de justiça própria. É necessário viver uma vida no Espírito para não fazer a vontade da carne. Por que? Porque mesmo na igreja e conversos estaremos sujeitos à natureza má da nossa carne, os chamados pecados interiores, ou o que gostamos de chamar de sentimentos humanos que se opõem à mente que Cristo nos deu. Por exemplo, Paulo chamou a atenção da igreja em Corinto, dos crentes. Ele os chama de santificados (I Coríntios 1:2), mas eram carnais (I Coríntios 3:1; 3). Neles havia ciúmes, isto é, um sentimento ruim, uma má disposição de coração. Diariamente somos conscientes do que há em nosso coração. Quem nunca se sentiu propenso a abandonar a fé em algum momento? Quem nunca sentiu orgulho? Quem nunca se viu por algum momento incrédulo? Quem nunca sentiu inveja? Quem nunca sentiu ciúmes? Quem nunca sentiu um desejo pecaminoso? Quem nunca sentiu ressentimentos? Todos esses sentimentos ou má disposição, em geral, não são vistos externamente pelos outros, mas nós sabemos se os sentimos ou não. Entretanto, ao mesmo tempo você sabe que você é de Deus! Você pode afirmar: “Muitas vezes eles são involuntários”! Pastor, Cristo pode estar no mesmo coração em que está esse tipo de pecado? Claro que pode! Como diz Wesley: “Onde há doença, aí está o médico, executando seu trabalho por dentro, pelejando até expulsar todo o pecado”. Claro que Cristo não habitará onde o pecado reina, mas onde Cristo reina o pecado pode subsistir. A grande diferença está em obedecer ao pecado. Você está galgando degraus na fé cristã e está avançando? O pecado permanece, mas não reina. Somos libertos do poder e da culpa do pecado, mas não livres da existência deles no coração. Isso é processual.
Por que estou abordando isso? Porque muitos entram no engano do desânimo, da apatia espiritual e voltam a ter desejos e não sabem explicar o motivo. Todos esses sentimentos que mencionei até aqui ferem e esfriam o coração espiritual. Eis aqui o motivo. Ter o pecado em si não faz alguém perder o favor de Deus, mas dar lugar ao pecado, isso sim, faz.  Se não confessarmos os pecados interiores, a carne poderá prevalecer. Por essa razão há tantos crentes que a) Traem seus cônjuges porque abraçou no coração o adultério antes de cometer o ato; b) São trabalhadores assíduos, mas abraçam a imoralidade no coração; c) Abraçam a maledicência, porque não são sinceras de coração com quem deveriam ser transparentes semeando contendas, desconfianças e falando mal por trás.
Mas Deus tem uma provisão de graça para você!

2.Andar no Espírito é viver arrependimento e fé para frutificar no Espírito (v.22-25)
No dia em que você se entregou a Cristo você se arrependeu e passou a crer nos méritos de Cristo. Mas há um arrependimento e uma fé para prosseguirmos avançando a fim de termos a mente de Cristo. Afinal de contas, arrependimento vem do grego metanoeo que significa mudança de mente, portanto, constante mudança de disposição do coração, das intenções, dos sentimentos até termos plenamente a mente de Cristo.
O arrependimento é um grande sinal de que você está vivendo no Espírito. Pessoas que genuinamente vivem no Espírito tem consciência do que precisa ser purificado em seu coração e buscam pela fé nos méritos de Cristo essa mudança interior. Você pode ter esses sentimentos agora com mais força, mas na medida em que você reconhece, confessa e se arrepende, a transformação interior ocorre de maneira poderosa. Amor ao mundo, desejo de honra por parte dos homens, medo de desaprovação das pessoas, vergonha de afirmar sua fé, medo de homens, ressentimentos quando é injustiçado ou afrontado, desejo de vingança, cobiça como o desejo de ter mais, orgulho, vaidade, conversas sem proveito, etc. Todos esses sentimentos, se há algum deles em coração, pode se tornar um grande empecilho para o avanço da sua espiritualidade e, por isso, muitos esfriam e ficam desanimados.
Tentar vencer pela força do braço? Quero te dizer que a graça lhe oferece todas as condições para você vencer todo o pecado. Hoje o diabo e a carne são desmascarados porque você é filho(a) de Deus. O arrependimento é a consciência da doença e consequentemente, da cura. Por isso é necessário fé! a) Com o arrependimento você sente o pecado, mas com a fé em Cristo você recebe poder de Deus para purificação e limpeza dos pecados; b) Com o arrependimento vem a consciência de que merecemos o castigo por maus sentimentos, palavras e ações, porém, com a fé, estamos conscientes de um advogado junto ao Pai que intercede por nós e afasta toda a condenação e punição; c) Com o arrependimento vem a convicção de nossa impotência, mas com a fé recebemos misericórdia e graça; d) Com o arrependimento dizemos: “sem ele, nada posso fazer”, mas com a fé dizemos: “Tudo posso naquele que me fortalece”. 

Conclusão:
É possível viver uma inteira santificação ou plena santificação. Começa com o amor a Deus! Amando a Deus experimentaremos mais de sua graça! A graça de Deus é superior ao poder do pecado, do mal e de satanás. Essa graça opera para limpar toda sujeira tanto da carne quanto do espírito e renovar a nossa mente com a mente de Cristo. Começa quando reconhecemos o senhorio de Cristo. Há esperança pela graça de Deus para um casamento santo! Há crescimento espiritual através dos meios de graça para você! Há superação dos problemas e do pecado aqui agora pela graça de Deus! Deus quer elevar seu nível! E quanto mais você crescer, outros crescerão ao teu lado! Renda o teu coração!

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário