quinta-feira, 22 de março de 2018

Movidos por um propósito eterno - Filipenses 1:12-14

TEMA: Movidos por um propósito eterno
Filipenses 1:12-14

Temos experimentado um verdadeiro avivamento pessoal e em nossa comunidade. Tenho visto adolescentes e jovens orando e buscando a Deus, tenho visto homens e mulheres buscando maturidade e crescimento pessoal através dos grupos de apoio como o mulher única e homem ao máximo, bem como nas mentorias por gênero e mentorias de casais. Nossas células estão ativadas e motivadas e abriremos mais 4 células nos próximos dois meses, além dos encontros com Deus que estão a todo vapor para mais vidas serem alcançadas. Temos compreendido e vivido como de fato somos, filhos, coparticipantes da natureza divina, justificados e santificados pela graça de Deus, favorecidos de Deus e movidos pelo Espírito. Quero hoje falar aos filhos de Deus que o Pai tem um propósito para cada um de nós.
A coisa mais poderosa que existe é descobrir que temos um propósito eterno para viver. Deus idealizou isso para você e para mim. A pior coisa que existe é uma vida sem propósito e sem destino, sem sentido para existir. Vi uma palestra falando sobre garra umas seis vezes. A palestrante definia garra como a combinação entre paixão e perseverança por longo prazo, ou seja, um propósito para viver e se mover. Um pastor escreveu: “Se você não descobriu esse plano (de Deus) e não entrou nele, com certeza, ainda não conhece o melhor de Deus para a sua vida.” Bill Hybels, pastor de uma grande igreja nos EUA citou: “Deus tem uma história para mim melhor do que eu teria planejado para mim mesmo.” Quero ser ousado em afirmar algo neste dia. Ouça Deus lhe falar: “Por causa dos meus desígnios, determinei a existência do (seu nome). Por causa do meu propósito o (seu nome) nasceu para cumprir isso.”
Quando leio esse trecho de Filipenses o que me vem à mente? Um homem sendo movido por um propósito eterno como filho de Deus. Deus quer nos ensinar a ver a nossa vida segundo a sua perspectiva, isto é, segundo o propósito eterno, pois, o nosso Deus tem perspectivas eternas. Paulo estava preso, mas regozijava-se. Sua carta aos filipenses tem como tema central a alegria. Como pode alguém estar preso e feliz? Isso só é possível a alguém que vive o propósito de Deus para a sua vida e descansa Nele. O propósito eterno de Paulo era fazer o nome de Cristo conhecido e ele interpretou a sua vida toda a partir desse propósito eterno. Nesse texto veremos como é a visão da vida de alguém que entendeu seu propósito em Deus e como isso se manifesta. Tenho certeza que você sairá daqui sedento para viver uma vida segundo o propósito eterno de Deus.

Pessoas movidas por um propósito eterno:
1.Entendem que o seu passado contribui para o progresso do propósito de Deus (v.12)
Paulo escreve essa carta direto da cidade de Roma para os crentes da cidade de Filipos. Paulo queria de todo modo ir a Roma e chegando lá é preso. Paulo estava preso, algemado e impossibilitado de ir às igrejas e pregar nas praças. Ele, escreve uma carta direto da prisão e o teor dessa carta é alegria! Paulo não se importa com a sua condição, mas com o propósito. Nada é mais poderoso do que um propósito. Não importa onde você está, se você tem clareza do propósito eterno em sua vida! Até chegar a Roma veja como foi a vida de Paulo: Paulo foi perseguido em Damasco (Atos 9:23-25).  Paulo foi perseguido em Jerusalém (Atos 9:26-28). Paulo foi colocado no banco de reservas pelo próprio Deus no auge do seu trabalho (Atos 22:17-21). Paulo foi esquecido em Tarso (sua cidade – Atos 9:30) por cerca de dez anos no puro anonimato. Paulo foi colocado à sombra de outro líder (Atos 13:2). Paulo foi apedrejado, arrastado e dado como morto em Listra (Atos 14:19). Paulo foi impedido pelo Espírito Santo em seus projetos pessoais (Atos 16:6). Paulo foi chamado de tagarela em Atenas e de impostor em Corinto (Atos 17:17-18). Paulo enfrenta um naufrágio em sua viagem para Roma (Atos 27:9-28:1-10). Paulo é picado por uma cobra em Malta (Atos 28:1-6). Paulo, então, chega preso em Roma (Atos 28:16).
Preste atenção em algo nessa história. Não importa o quão difícil, e as vezes, trágico o que você esteja vivendo, pois, tenha convicção de que como filho de Deus seus acontecimentos passados estão contribuindo para um poderoso e glorioso propósito de Deus em sua vida. Você é filho! O Pai tem um propósito eterno para sua vida. Não desista e não ceda diante das pressões. Seja fiel a Deus e à sua Palavra todo o tempo.
Quem compreende que tudo o que passa contribui para o propósito de Deus em sua vida avança! A palavra progresso aqui no grego (prokopê) significa: “avanço a despeito de obstruções e perigos que bloqueiam o caminho!”. Deus tem novos caminhos e um território a ser explorado em sua vida e ministério, por isso, mantenha seu foco no Deus que tem propósitos eternos para você, para a sua família, para a sua célula, para seu casamento e para o seu futuro.

Pessoas movidas por um propósito eterno:
2.Vivem no presente cada circunstância como parte do propósito de Deus (v.13)
O propósito é sempre maior do que nós! Você nunca estará à altura do propósito de Deus. Talvez você se veja a pessoa menos preparada e certa para cada oportunidade dentro do propósito de Deus para a sua vida. Quantas vezes oro a Deus dizendo que me sinto apequenado diante de tantos desafios e oportunidades que se abrem diante de mim. Todo o passado de Paulo o preparou para essa grande oportunidade diante dele. A Guarda Pretoriana era a guarda de elite do imperador. Dia e noite, durante dois anos, Paulo era preso a um soldado dessa guarda por uma algema. Cada soldado cumpria um turno de seis horas, ou seja, Paulo podia pregar para quatro homens todos os dias. Ele prega o evangelho no regimento mais seleto do exército romano. Paulo, por estar preso em um lugar importante com um grupo seleto, pode pregar o evangelho aos mais altos escalões do exército romano. No que as circunstâncias passadas contribuíram para que Paulo chegasse a essa situação de oportunidade no presente? Ele aprendeu a ser resiliente para enfrentar situações difíceis. Ele aprendeu nos debates em Atenas a falar com pessoas bem instruídas. Paulo ganhou experiência de vida e ele não via a sua prisão como um problema, mas como rica oportunidade para falar de Cristo. Paulo não pensava no seu sofrimento, mas pensava em como o seu sofrimento poderia contribuir para o progresso do evangelho. Acho que Paulo era um cara hiper animado com o seu propósito! Ele tinha paixão e perseverança a longo prazo! Ele tinha garra e o que o movia era o amor a Cristo e à sua causa!
Não despreze os pequenos começos! Não despreze as crises” Não despreze cada erro e acerto! Deus está modelando você para um propósito maravilhoso! Cristo é a nossa motivação! Mantenha seu foco no Deus que tem propósitos eternos para você, para a sua família, para a sua célula, para o seu casamento e para o seu futuro.

Pessoas movidas por um propósito eterno:
3.Contagiam outros a cumprir o propósito de Deus (v.14)
Veja que coisa espetacular. Uma pessoa com convicção no que crê e apaixonada pelo propósito dado por Deus contagia outros. Veja o Amâncio com o projeto e as pessoas que vão aquele trabalho. É contagiante! Quando Paulo entrou em Roma, não era um prisioneiro entrando, era o evangelho entrando na capital do Império Romano! Perceba o quanto o propósito eterno é maior do que você. Os crentes ficaram mais entusiasmados com Paulo! Ele chegou lá! Eles não o veem numa prisão, eles o veem premiado! Que oportunidade de ouro! É assim que uma pessoa que vive o propósito de Deus inspira! Um pastor apaixonado pelo ministério inspirará outros a se apaixonar pelo ministério. Um líder apaixonado por sua célula inspirará outros a se apaixonarem e ter uma célula para liderar. Sabe o que isso significa meu irmão? O talento é importante, as habilidades são importantes, mas nada é mais importante do que a paixão por um propósito dado por Deus! Com a paixão por um propósito dado por Deus você rompe barreiras, você vê oportunidade na dificuldade e você leva uma multidão com você. A igreja de Roma estava desestimulada, mas quando alguém com paixão pelo propósito de Deus chegou ali, com ele chegou o ânimo e a motivação. Alguns por inveja de um preso começaram a pregar, mas outros se animaram e o evangelho foi pregado! Esse é o fogo do Espírito Santo. Eu estou hiper animado e quero que isso contagie a sua vida! Deus está fazendo poderoso em nosso meio. Mantenha seu foco no Deus que tem propósitos eternos para você, para a sua família, para a sua célula, para o seu casamento e para o seu futuro.

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário