terça-feira, 27 de abril de 2021

27.04.2021 - TEMA: Não despreze a benção. Há consequências!

 TEMA: Não despreze a benção. Há consequências!

TEXTO: Esaú disse: - Não é com razão que ele se chama Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora tomou a benção que era minha.  Gênesis 27:3 

OBSERVAÇÃO

Isaque já era idoso e chegara o momento de dar a benção aos seus filhos. Como filho mais velho, Esaú receberia a benção da primogenitura proferida por seu pai. Rebeca trama para que Jacó receba a benção. Esaú era um homem que não respeitava os valores de sua família. Ele toma para si esposa dentre as filhas de Hete se colocando em jugo desigual e trazendo desgosto para os seus pais (Gn 26:34-35). Ele desprezou o direito de primogenitura e vende ao seu irmão por um prato de comida (Gn 25:32-34). Esaú não mediu as consequências e deu já havia revelado que a sujeição a Jacó aconteceria (Gn 25:23). O fato é que a forma como tomamos decisões produzem resultados bons e/ou ruins. Esaú desprezou a benção porque ele não tinha os mesmos valores de sua família.

 PRÁTICA

As minhas decisões refletem os meus valores. As minhas decisões produzirão resultados. Desejo a benção de Deus, mas ela só vem se eu tomar a decisão de ser fiel a Deus e ao que Ele me confiou. Não posso desprezar a benção. Como posso desprezar a benção? Quando renuncio os princípios e valores estabelecidos por Deus em sua Palavra, desobedecendo e fazendo pouco caso delas. Quando renuncio em meu coração aquilo que Deus me confiou. Desprezar a benção traz consequências.

 ORAÇÃO

Que palavra de alerta muito forte! Senhor, ajuda-me a ser fiel às minhas convicções no Senhor. Ajuda-me a não abrir mãos das verdades, dos princípios e dos valores do Teu Reino. Que o meu coração, guiado pelo Teu Espírito Santo, decida ser sempre fiel a Ti.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário