Pular para o conteúdo principal

VIDA DEVOCIONAL – VIDA SAUDÁVEL

VIDA DEVOCIONAL – VIDA SAUDÁVEL
Por Pr. Rodrigo Rodrigues Lima

"Começa! Designa uma parte de cada dia para exercícios privados...quer tenha prazer nisso ou não, estuda e ora diariamente. É para o benefício da tua vida. É para benefício da tua vida; não há alternativa: de outro modo tu permanecerás frívolo todos os teus dias." John Wesley

A vida devocional é uma necessidade para o filho de Deus. Ela é uma disciplina espiritual que leva o cristão a experimentar uma relação mais profunda com Deus.
A vida devocional se encaixa na disciplina da meditação e é diferente de estudo.
O processo que ocorre no estudo deve distinguir-se da meditação. Esta é devocional; o estudo é analítico. A meditação saboreará a palavra; o estudo a explicará.
Embora a meditação e o estudo muitas vezes se superponham e funcionem concorrentemente, constituem duas experiências distintas.

      1.      O que é a Vida Devocional?
A vida devocional é uma prática que você desenvolve com tempo, horário e local definidos para, por meio da Palavra de Deus, aprofundar sua relação com o Pai recebendo instrução por meio da meditação. A meditação na Palavra de Deus deve gerar uma atitude no coração que refletirá em um comportamento transformado. Na prática devocional através da meditação nas Escrituras, nos abrimos para ouvor a Deus e buscar mudança de vida de dentro do coração para fora nas atitudes.

      2.      Como deve ocorrer a Vida Devocional?

      a)      O conteúdo da vida devocional é a Palavra de Deus
Ler livros é muito importante. Entretanto, a vida devocional é pautada na Palavra de Deus. A meditação na Palavra de Deus é a base da vida devocional.
Muitos leem livros devocionais, mas não abrem a Bíblia para meditar. Se você não meditar na passagem bíblica, sua devocional ficará incompleta.

“Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há.” Deuteronômio 4:39

“Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmo 1:2

“Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.Lucas 2:19

       b)      Você precisa separar um local
A nossa maior referência para uma vida devocional é Jesus. Ele tinha o hábito de se retirar para orar e meditar. É preciso ter um local definido para fazer sua devocional. Esse local pode ser qualquer um desde que seja um ambiente que você separará para realizar sua vida devocional. Eu faço minha devocional no gabinete pastoral. Minha esposa faz em casa. Um amigo meu faz no trabalho em um período em que está mais tranquilo.

“Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos.” Gênesis 24:63

“Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.” Marcos 1:35

      c)       Você precisa definir um horário
Assim como temos horário para as nossas refeições diárias e temos uma rotina em nossa agenda, a prática devocional só se tornará um hábito se tornando prioridade em nossa agenda com horário definido. Faço minhas devocionais pela manhã. Conheço pessoas que preferem fazer a tarde e outras que fazem a noite. É necessário definir um horário.

“Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos.” Gênesis 24:63

De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.” Salmo 5:3

“no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigilia da noite.Salmo 63:6

      d)      Faça anotações – Você aprenderá a discernir os tempos da sua vida
É importante que você registre o que Deus está falando com você através da sua Palavra. Eu tenho o hábito de registrar tudo o que medito na Palavra desde novembro de 2011. Estou no quinto caderno diário de meditação. Você consegue perceber o que Deus vem falando com você ao logo dos anos. Registrar o que Deus fala conosco e procurar discernir o que Ele está falando faz com que a devocional se torne prática em nossas vidas.

Havia em Israel uma tribo especializada em estudar os eventos do dia a dia para saber como agir. Deus tem isso para você. Estudar é o que nos faz discernir. Estuda-se o inimigo na guerra para saber como agir. “Dos filhos de Issacar, conhecedores dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer...” I Crônicas 12:32
Perdemos muito por não estudar cada passo da nossa vida, interpretando-a através da Palavra de Deus.
Discernir o tempo significa estudar cada momento da nossa vida. Você já fez seriamente essa reflexão? Significa saber relatar, contar para alcançar coração sábio. “Ensina-nos a contar (relatar) os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. O sábio sabe o tempo e o modo porque ele estudou e discerniu. “Quem guarda o mandamento (medita) não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo” Eclesiastes 8:5-6
Encorajo que você comece a registrar o que Deus tem falado e feito em sua vida. Registre os eventos! Deus não fará nada através de você além daquilo que Ele está fazendo em você.
Aprenda a discernir os tempos (Eclesiastes 3:1-8) da sua vida através de uma vida devocional. Quem sabe discernir os tempos sabe entrar e sair. Sabe a hora de começar e parar sem frustrar-se. Não está esgotado com a vida e com o que faz. Ele vive o tempo oportuno sempre, o chamado Kairos de Deus. Ele sabe o tempo de plantar e o tempo de colher. Ele sabe o tempo e o modo porque aprendeu a ouvir e agir sob a direção de Deus.

      e)      Sugestão para uma leitura devocional mais prática
Procure identificar em sua vida, no momento atual que está vivendo, qual personagem bíblico ou qual livro da Bíblia se encaixa neste momento. Comece a fazer suas devocionais deste modo. Por exemplo, pessoas que estão em momentos de tomada de decisões podem fazer devocionais baseadas no livro de Neemias. Pessoas que estão enfrentando lutas no trabalho podem fazer devocionais baseadas na vida de José do Egito.

      3.      Cinco benefícios de ter um tempo diário com a Bíblia

       1)      Você encontrará a ajuda que precisa quando surgirem testes e provações;
       2)      Você caminhará tanto com os heróis quanto com os tolos da Bíblia;
       3)      Você começará a pensar como Deus pensa, de modo que possa responder como Ele responde;
       4)      Você evitará erros que têm custo muito alto, impedindo assim décadas de miséria;
       5)      Você crescerá em santidade continuamente e será vaso limpo e útil para toda boa obra.

      Clique aqui e veja como faço as minhas devocionais




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde Espiritual - Provérbios 4:20-27

Saúde Espiritual Provérbios 4:20-27
Para se tomar decisões saudáveis e sábias, o homem dos nossos tempos está cada vez mais desorientado, pois, desde os mais antigos sempre ouvimos: “quando se está com a cabeça quente, não se toma decisões”. Exatamente! O homem pós-moderno anda de cabeça quente com relacionamentos instáveis – apesar de tanta facilidade para busca de prazer a dois –, finanças descontroladas – apesar de ganhar muito e – saúde precária – apesar de haver medicamentos e energético para extrair além do que seu corpo já combalido oferece. Isto é, o organismo e a mente andam no limite da “felicidade” tão buscada e cara demais para ser mantida. Como saber escolher e viver uma vida saudável? Como ter saúde espiritual?
A Palavra de Deus, mais comumente no livro de Provérbios dá conselhos para quem deseja uma vida estável a partir da sabedoria, isto é, o saber viver. Ao nos atentarmos para os versos vinte a vinte e sete do capítulo quatro, ocorre um chamado a guardar a mente e a vi…

“Estou amasiado ou pretendo juntar os panos. Por que me casar no papel?”

Um fenômeno na sociedade pós-moderna ocorre sem precedentes. Os casais não se casam mais.
Bem, levando em conta que hoje tudo é tão relativo e descartável, é bastante apreciável juntar os panos sem um compromisso muito sério, afinal de contas, para que gastar dinheiro com algo que não sabemos se vai dar certo? Sem contar que, se realmente não der certo, a dor de cabeça de um divórcio é muito grande. Olhando por esse ângulo, é preferível mesmo “juntar os panos”.
Mas, e à luz da Bíblia? O que Deus tem a nos dizer sobre isto?
Biblicamente, o divórcio é incitar o ódio de Deus sobre essa prática. “Eu odeio o divórcio, diz o Senhor” (Malaquias 2:16). Assim sendo, unir-se (tornar-se uma só carne) com a idéia de um possível divórcio é um tremendo auto-engano e falta de compreensão da vontade de Deus.
Mas, preciso me casar no papel realmente?
Levando em consideração que a Bíblia diz: “Sejais submisso a toda autoridade constituída por Deus” (Romanos 13:1), e que no caso da autoridade estar submissa …

O Derramamento do Espírito - Isaías 44:3-5

Tema: O Derramamento do Espírito Santo Isaías 44:3-5
Amadas irmãs e amados irmãos, graça e paz em Cristo Jesus
Quero compartilhar com vocês neste domingo sobre um assunto que fervilha em meu coração – o derramamento do Espírito Santo. Este sermão nasceu de uma leitura do livro Derramamento do Espírito do Reverendo Hernandes Dias Lopes, de onde extraio grande parte das citações nesta mensagem. Uma das características de um pregador íntegro é citar as fontes daquilo que prega. Obviamente que dou minha identidade ao conteúdo.   A passagem que lemos diz que Deus derramará água sobre o sedento e torrentes sobre a terra seca. Derramamento do Espírito Santo é falar de avivamento espiritual e avivamento começa exatamente quando a igreja sente que está vazia, seca e árida. Então, como solo seco e sedento, ela clama pelas chuvas torrenciais do Espírito Santo. Deus não derrama seu Espírito sobre uma igreja auto-suficiente e arrogante e cheia de soberba. Precisamos admitir irmãs e irmãos que o maior …