Lições que aprendemos sobre o Pentecostes.
Deuteronômio 16:9-12; Levítico 23:21-22
Pentecostes é o nome dado à Festa da Colheita ou
Sega, também conhecida Festa das Semanas. Era uma celebração agrícola. O Antigo
Testamento deve ser lido à luz de Jesus e de sua missão. Sabemos que sem o
poder do Espírito Santo não podemos cumprir a missão. Mas, o Espírito Santo
desceu e encheu as nossas vidas, por isso podemos fazer discípulos. Ele nos dá
o poder para testemunhar. Ele veio no Dia de Pentecostes. O que podemos
aprender acerca do Dia de Pentecostes para a vida da igreja hoje?
1.O Pentecostes reforçava a memória da libertação da
escravidão (Deuteronômio 16:12)
A Festa da Sega, ou a Festa das Semanas ocorre
exatamente 50 dias após a Páscoa. Teve seu nome mudado, nos tempos em que os
judeus receberem influência da língua grega tornando mais usual do que os termos
Festa da Sega ou Festa das Semanas (que são 7 semanas) para usar o termo
Pentecostes. Pentecostes vem de Penta, uma referência aos 50 dias. Ela ocorre
50 dias depois que o povo é liberto da escravidão no Egito. Serviria para
celebrar sua primeira colheita após a escravidão no Egito, em que eles poderiam
plantar e comer de sua própria semeadura nesta nova condição.
Não existem coincidências no plano de Deus. Jesus é
a nossa Páscoa. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ah meus
irmãos! Estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, mas Deus, com grande
amor que nos amou, nos deu vida através de Jesus Cristo. Ele nos libertou do
império das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho de Amor. Agora,
pois, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Seu
Espírito habita em nós e não somos mais escravos. Não há mais culpa ou
condenação. Uma vez que o Espírito Santo passou a habitar em você, o seu
Pentecostes marca a sua libertação. O Espírito de Deus testifica com o seu próprio
Espírito que você é filho de Deus. Deus te ama não pelo que você faz, mas
porque Ele te fez. E Ele prova o Seu amor por nós, em que Cristo morreu por
nós, sendo nós ainda pecadores.
2.O Pentecostes começava com a foice na seara (Deuteronômio
16:9)
Os cinquenta dias passavam a contar um dia depois
da Páscoa quando passava-se a foice na seara. O que isso significa?
a)Reconhecimento
da provisão e do cuidado de Deus. Esse era um marco do
reconhecimento da provisão e do cuidado de Deus com o seu povo. Essa festa
visava reconhecer a ação de Deus que cria e sustenta a vida do mundo criado.
Eis um grande princípio de mordomia aplicado na Palavra de Deus. Como evidência
de que o sustento é ação do Deus em tudo o que existe, a primeira parte é para
o Senhor. Por isso separamos ao Senhor a primeira parte do fruto do nosso
trabalho.
b)Os campos
estão brancos. Em Mateus 9:35:-38 Jesus se compadece da
multidão. Ele vê que a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Ele
lança em forma de imperativo que seus discípulos clamem ao Senhor da seara por
trabalhadores. Em João 4:35, diante da necessidade de proclamar o Reino de Deus
ao ver que a mulher samaritana se alegra e leva a mensagem à sua cidade, Jesus
chama a atenção dos seus discípulos para que percebam ao seu redor a
necessidade das pessoas. Meus irmãos, os campos estão brancos, isto é, prontos
para a colheita. O mundo é esse campo. O papel da igreja é penetrar no mundo
para testemunhar e servir. O mundo dos
pensamentos (trazendo a luz do evangelho às mentes enganadas e
oprimidas); o mundo dos sentimentos
(tendo empatia com o sofrimento das pessoas); o
mundo em que vivem as pessoas (debaixo de humilhação social;
pobreza; desemprego; dramas da vida; auto-estima baixa; sem dignidade). A
descida do Espírito Santo se dá no dia de Pentecostes porque é Ele quem
capacita a você a fazer essa colheita. Ele convence o homem do pecado, da
justiça e do juízo. Ele leva o homem ao arrependimento. E fazemos essa obra no
poder do Espírito Santo. Assim como a Festa da Colheita reconhece a ação de
Deus no sustento, a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes nos leva a
reconhecer que dependemos da ação de Deus para o crescimento, para a colheita
no Seu Reino. O Espírito Santo leva a
igreja a pôr a foice na seara.
3.O Pentecostes era uma Santa Convocação (Levíticos
23:21)
Ninguém trabalha nesse período. Toda a nação
concentrava a sua energia em um grande ajuntamento para celebrar a colheita. A
Festa de Pentecostes revela alguns aspectos de uma igreja vibrante e cheia do
Espírito Santo. A igreja cheia do Espírito Santo tem por objetivo testemunhar
do amor de Deus e levar outros a adorá-lo. Uma igreja cheia do Espírito Santo,
cheia da vida de Deus é uma igreja que vive o Pentecostes.
a)O Dia de
Pentecostes era alegre e solene (Deuteronômio 16:11). O
ajuntamento da igreja tem por objetivo celebrar a vida de Deus e promover festa
no céu. Deve ser alegre e solene. Só há duas passagens na Bíblia onde falam de
festa no céu e ambas, não por coincidência estão diretamente relacionadas com a
colheita. Em Lucas 15:7 diz: “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo (festa) no céu por um
pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de
arrependimento.” Em Apocalipse 7:9
está registrado uma Santa Convocação alegre e solene: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém poderia,
enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e
diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos.”
b)O Dia de
Pentecostes era uma festa que reunia gente de todos os lugares e nações.
Ela era aberta para os produtores e seus familiares, os pobres, os levitas e os
estrangeiros. Todos se apresentavam diante de Deus. O que aprendemos com isso? I)
A descida do Espírito Santo é para todos indistintamente (Joel 2:28-29) “Derramarei
meu Espírito sobre toda a carne”. II) A descida do Espírito Santo
capacita a igreja para cumprir seu propósito missionário. (Atos 2:6-11) “Como
os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?”
c)O Dia de
Pentecostes era uma festa em que o ajuntamento servia para compartilhava dons. (Levíticos
23:22). O intuito deste ensinamento aos judeus visava instruí-los a repartir os
dons, isto é, o favor de Deus sobre eles. Eles deveriam fazer a colheita, mas
não colherem todos os grãos, até as bordas dos campos, nem ajuntar as espigas que
tivessem caídas ao chão. As sobras era para os pobres e estrangeiros. Aprendo
que com o derramamento do Espírito Santo: I) A igreja vive plenamente sua
identidade quando comunicamos os dons que recebemos. Todos precisamos uns dos
outros. (I Coríntios 12). II) Uma igreja cheia do Espírito Santo aprendeu que é
melhor dar do que receber.
Deus quer uma igreja cheia do Espírito Santo para
cumprir a sua missão. Estamos a caminho das Casas de Paz! Estamos em uma
campanha de 21 dias de jejum e oração. Creio numa grande colheita que Deus tem
preparado para nós. Vivamos o Pentecostes!
Rodrigo
Rodrigues Lima, Pr.
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