Mas, e à luz da Bíblia? O que Deus tem a nos dizer sobre isto?
Biblicamente, o divórcio é incitar o ódio de Deus sobre essa prática. “Eu odeio o divórcio, diz o Senhor” (Malaquias 2:16). Assim sendo, unir-se (tornar-se uma só carne) com a idéia de um possível divórcio é um tremendo auto-engano e falta de compreensão da vontade de Deus.
Mas, preciso me casar no papel realmente?
Levando em consideração que a Bíblia diz: “Sejais submisso a toda autoridade constituída por Deus” (Romanos 13:1), e que no caso da autoridade estar submissa à vontade de Deus, se a Lei diz que é casado quem o faz perante o juiz, logo, preciso realmente casar-me no papel. Mas, o que a lei diz?
O Novo Código Civil/2002 diz o seguinte:
“Art. 1.514. O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados.”
Em outro trecho, a Palavra de Deus afirmará: “Sujeitai-vos a toda autoridade humana...” I Pd 2:13
E se eu não me submeto à Palavra de Deus e à Lei?
Quem vive maritalmente “juntado” está em fornicação segundo a Bíblia, portanto, em pecado.
No Velho Testamento
Se porventura, um homem fosse pego em relação pré-nupcial com uma virgem recebia o seguinte tratamento: DT 22:28-29 “ Se um homem achar moça virgem, que não está desposada (casada ou prometida), e a pegar, e se deitar com ela, e forem apanhados, então, o homem que se deitou com ela dará cinqüenta siclos de prata; e, uma vez que a humilhou, lhe será por mulher; não poderá mandá-la embora durante a sua vida”.
Para verificar sobre o casamento no Velho Testamento leia Deuteronômio 22:13-30
No Novo Testamento
Encontramos principais referências em Efésios 5:22-33 e I Coríntios 7.
Analisemos o texto que se segue:
15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? I Coríntios 6:15-19
Aqui o texto trata da questão de pessoas em Corinto ter relações ilícitas com prostitutas cultuais, entretanto, o princípio é o mesmo para quem vive sem estar casado, afinal de contas, não está regular perante Deus e os homens.
Versículo 15 = O meu corpo é membro de Cristo
Versículo 16 = O meu corpo num ato sexual ilícito tornar-se um com a pessoa que me relaciono
Versículo 16 = “...dois numa só carne...”, isto é, união física através da relação sexual.
Versículo 18 = O pecado sexual é contra o corpo de Cristo.
O pecado sexual é contra a Igreja, e por isso, é tratado perante a igreja, pois, quem peca sexualmente peca contra o próprio corpo, ou seja, o seu corpo que é corpo de Cristo que, por sua vez, é a igreja de Cristo e este é o meu entendimento quando se trata de corpo neste texto. Seja qual for o entendimento, o princípio é o mesmo: PECA CONTRA O CORPO DE CRISTO. Logo, receber um membro nessas condições não é bom para a igreja e nem para o candidato a membro.
Então pergunto, à luz da Palavra de Deus. O que é melhor?
Obedecer a Deus e viver a Sua Palavra ou desobedece-lo?
Somos livres para escolher. Escolha viver debaixo da benção!
No amor de Cristo,
Pr. Rodrigo