Teologia que revitaliza - Tito em Creta - PARTE 1
Tito 1:1-3; 1:16; 2:11-14; 3:4-7
Sabemos que Paulo é mentor do pastor da revitalização em Creta
orientando-o. Sabemos que Tito é o pastor que lidera a revitalização. Mas, por
que revitalizar? No que consiste a teologia que revitaliza uma igreja?
Quando começa e quando termina a
revitalização?
A igreja é um organismo vivo, e como tal, ela precisa estar no pleno
vigor, cheia de vitalidade. Assim sendo, revitalização é um contínuo na vida da
igreja.
Revitalizar a estrutura ou a
mensagem?
O vinho precisa ser conservado, por isso, o odre precisa ser renovado.
Se não trocar o odre quando necessário, ele envelhece e se rompe.
Temos uma mensagem que não muda, porém, ela deve ser preservada e
contextualizada sem perder sua essência, geração após geração. A forma como a
igreja se estrutura para propagar a mensagem e cumprir a grande comissão é
importante e precisará ser avaliada quando a mensagem já não estiver chegando
aos ouvintes. O esforço quanto à mensagem é de mantê-la sempre simples e
compreensível para cada geração.
Algumas igrejas perdem pessoas e até fecham porque estão
supervalorizando o odre em detrimento ao vinho porque caiu na armadilha da relevância sem reflexão. Tanto o odre quanto o vinho são importantes, pois, formam um conjunto! Outras igrejas, na ânsia por relevância estão comunicando uma mensagem
híbrida, misturando o vinho com "outros fluídos" diluindo a pureza da
mensagem, oferecendo um produto que gera resultados imediatos em termos
numéricos e financeiros, entretanto, sem haver transformação de vidas.
Podemos mudar a cor da parede, o estilo musical, a forma de expor a
mensagem, o nome da escola dominical, o sistema de governo, a liderança, o
prédio e tudo o que for necessário em termos de estrutura, mas se tudo isso for
um fim em si mesmo, sem considerar a razão pela qual se promovem as mudanças, a
aparente revitalização a médio ou longo prazo se resumirá a resultados trágicos
que variam de platô e estagnação a desvirtuação doutrinária e até encerramento
das atividades.
A revitalização não é um momento, mas o contínuo de uma igreja que reconhece
a urgência de sua tarefa. A reconciliação do homem com Deus é a tarefa dos
embaixadores do Reino de Deus. O ponto de referência é a restauração da nossa
identidade de filhos de Deus, o "façamos o homem à nossa imagem, conforme
à nossa semelhança" e isso é salvação. Portanto, o princípio da
revtialização é o propósito eterno de Deus, de sermos conforme à imagem do Seu
Filho Jesus Cristo.
Aqui está o aspecto mais sensível da revitalização, o coração dessa
tarefa. Qual é o teor da mensagem que revitaliza?
Antes precisamos fazer algumas perguntas: Tudo o que fazemos na vida da
igreja, desde ajuntamentos dominicais, ações sociais, os departamentos ou
ministérios, células ou pequenos grupos, cursos, treinamentos, teologia das
canções, mensagens, boletins, teatro, enfim, tudo o que ocorre dentro de uma
igreja local e a nível denominacional, têm seus membros e líderes uma clara
compreensão do por que fazem o que fazem? Suas ações são norteados por esse
propósito eterno, isto é, a reconciliação do homem com Deus, a restauração à
imagem de Seu Filho sendo manifestado aqui em obras, em suma, a salvação?
Conseguem mensurar suas ações e dizer objetivamente e apresentar frutos
concretos como resultado delas norteados pelo propósito eterno?
Aplicando o propósito eterno e as perguntas acima na árdua tarefa de
Tito em Creta, essa carta nos oferece blocos que tratam do teor da mensagem que
revitaliza, e digo mais, aquilo para qual a estrutura está se montando naquela
cidade. Paulo não deixa de mencioná-la. Portanto veremos aqui o conteúdo da
mensagem que revitaliza, as doutrinas que Paulo descreve que se torna o meio e
o fim da organização dessa igreja em Creta.
Pr. Rodrigo Rodrigues Lima
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